Algumas ideias para renovar móveis

Sabe quando os móveis da sua casa estão bons, mas você deseja dar uma repaginada? Reuni neste post algumas ideias para renovar móveis de variadas maneiras e dar um up na decoração.

Certas sugestões são realmente super fáceis de reproduzir, outras exigem um pouquinho mais de tempo, mas no geral não é nada muito complicado.

Às vezes, pequenos detalhes já fazem uma diferença incrível no móvel, confira!

WASHI TAPE

Estas fitas de papel de arroz são bastante utilizadas para decorar uma infinidade de coisas! São fáceis de trabalhar e a variedade de cores e estampas é imensa. Por se tratar de um material mais delicado, é possível que a decoração se deteriore mais facilmente que uma pintura, por exemplo.

É uma boa opção para quem deseja uma renovação pá-pum ou para aqueles que curtem mudar a decor com frequência. Enjoou? É só trocar! 🙂

No projeto abaixo, foram utilizadas fitas coloridas e uma listrada em preto e branco. O móvel ficou bem alegre:

renovar moveis fita colorida washi tape renovacao rapida e facil

O “antes” e o “depois”. Imagens via 

Já no buffet a seguir, foi utilizada uma fita na cor bronze que combinou com os pés, trazendo um detalhe moderno à peça.

renovar moveis fita adesiva renovacao rapida e facil

 Imagem via

Nas inspirações abaixo, as fitas foram coladas nas bordas das estantes e da prateleira, uma forma interessante de mudar a aparência dos móveis.

decoraçao borda moveis washi tape personalizaçao customizaçao renovar moveis

Imagens via 1 • 2

renovacao facil moveis decor prateleira

Achei linda a estampa dessa fita! Será que encontramos no Brasil? Imagem via Pinterest.

Outro exemplo de transformação fácil e barata utilizando apenas fita washi tape:

guarda roupa armario detalhe decorativo decoracao fita adesiva 2

O “antes” do armário com as portas lisas.

guarda roupa armario detalhe decorativo decoracao fita adesiva 3E o “depois”! A autora do projeto utilizou fita na cor cinza para combinar com a parede. Imagens via Tiny-ass Apartment (CC BY-SA 3.0)

As fitas são ótimas aliadas para quem deseja só fazer uma graça ou dar apenas um toque de cor com uma pegada moderna e divertida.

Pode-se fazer detalhes nos pés de sofás, cômodas, estantes e outros móveis como mesas e cadeiras, inclusive no encosto, como pode ser visto na foto abaixo, à esquerda. Para as fitas não ficarem descascando, a autora do projeto finalizou o trabalho com um produto utilizado em decoupage, creio que seja algo parecido com termolina. Já na inspiração ao lado, os pés da banqueta foram totalmente revestidos com washi tape. Parece até pintura, né?

customizacao-personalizacao-moveis-cadeira-banco-washi-tape

Imagens via 1 • 2 (Fellow Fellow)

detalhes pes moveis fita washi tape

Imagens via

pes moveis coloridos fita adesiva washi tape decoracao

Imagem via

Até as portas podem ser renovadas com as washi tape. Eu já coloquei em prática essa ideia, clique aqui para ver. Esse amarelo utilizado na lateral ficou bem legal! Ah, e observem a decoração feita com fita isolante e contact.

decoracao porta fita adesiva washi tape fita isolante

 Imagem via.

Na imagem abaixo, nichos no formato de casinha ficaram mais alegres com as fitas coloridas e foram para o quarto das crianças:

nicho detalhes coloridos fita colorida washi tape

Imagem via.

separador-losango

PAPEL CONTACT | PAPEL DE PAREDE | ADESIVO VINÍLICO

Ao contrário das washi tapes, o contact é mais resistente e fácil de limpar. Por esse motivo, é bastante utilizado para revestir móveis inteiros, grandes ou pequenos (desde que suas superfícies sejam lisas). Ideal para quem não quer passar por todos os processos que envolvem uma pintura ou para aqueles que desejam uma rápida e fácil transformação. Há quem diga que após a renovação do primeiro móvel com contact, dá vontade de sair revestindo tudo pela casa… rs.

Existem muitos vídeos no youtube que ensinam como renovar móveis, como guarda-roupas inteiros aplicando papel contact. Assista alguns passo a passo aqui e aqui. Neste último vídeo há uma dica de aplicar espuma (de detergente mesmo) na superfície para que o contact possa ser manipulado mais facilmente e sem formar bolhas.

Da mesma forma que o contact, pode-se envelopar móveis ou fazer detalhes com papel de parede adesivo e vinil, aumentando ainda mais o leque de opções de cores e estampas.

É também uma forma de reutilizar retalhos que sobraram de uma decoração anterior.

renovar armario guarda roupa sem pintarLindo esse mix, né? Imagem via Pinterest

Gaveteiros sem graça podem ser revestido com lindas estampas, tornando-se peças únicas:

renovacao moveis contact papel parede vinil

Imagens via 1 • Pinterest

E essa ideia de revestir o móvel com o mesmo papel utilizado na parede? Adorei!papel parede moveis renovacao ideias decoracao

Imagem via

Revestir somente o fundo de estantes também é uma opção interessante, já que são móveis geralmente grandes.

renovacao fundo moveis contact papel parede vinil 2

Imagens via 1 • 2 (Pinterest) 

E olha que bacana o projeto abaixo. O aparador tinha uma única cor e suas portas ganharam destaque com uma ótima ideia. Ao invés de revesti-las totalmente, foram utilizados dois contacts que imitam madeira de tonalidades diferentes, cortados em tira. O efeito é bem legal, observe:

renovar moveis contact ideias renovacao facil

Uma renovação de móvel vapt-vupt. Nem precisa cortar retinho, pois aí é que está o charme. Imagem via.

Seguindo esta ideia, pode-se criar desenhos com contact. É só recortar no formato que desejar e colar. E reparem também no uso dos gaveteiros nos pés da cama ao invés de recamier/baú.

renovacao moveis contact decoracao

Imagem via Pinterest

Falando em cama, que tal renovar a cabeceira? O projeto abaixo foi feito com adesivo vinílico. Uma transformação rápida e fácil. A antiga cabeceira ganhou ares modernos com a estampa escolhida:

cabeceira renovada contact vinil papel parede 3

Imagem via 

cabeceira renovada contact vinil papel parede

A troca das almofadas também ajudou na transformação. Imagem via 

O contact marmorizado é uma opção bacana para renovar móveis, mudando completamente o visual da peça, dá só uma olhada:

renovar mesa contact renovacao moveis ideias

Imagens via

A mesinha de trabalho abaixo teve seu tampo de vidro revestido com contact que imita mármore, o resultado é super bacana e facilita o uso em outros ambientes:

renovar mesinha aparador tampo de vidro renovacao

Mesinha “antes” 

aparador de ferro contact marmore tampo vidro renovacao moveisMesinha “depois”, sendo utilizada como aparador. Imagem via.

Aliás, mudar o tampo dos móveis é uma maneira fácil de renovação. Eu também já utilizei esta técnica em minha penteadeira e adorei! Clique aqui para ver a transformação.

Além do tampo, a escrivaninha abaixo recebeu papel de parede dentro das gavetas também:

papel contact revestir tampo mesinha renovacao movel

Imagem via

Para conservar melhor o material, pode-se adicionar um vidro sobre o tampo. Olha que graça ficou a mesinha abaixo, a estampa escolhida combinou com seu design delicado:

renovacao moveis tampo contact mesinha

Imagem via 

mesa trabalho escrivaninha renovacao contact papel parede adesivo vinil

Imagem via

O tampo de vidro da mesa de jantar também pode receber contact. Vi uma transformação bem bacana em que foi utilizado contact branco (algumas lojas de tecido vendem em grandes tamanhos). O vidro ganhou aspecto leitoso, espie só:

contact mesa vidro renovar tampo mesa jantar

A autora do projeto ensinou o passo a passo, clique aqui para assistir. As imagens são de seu blog Dica Fina.

separador-losango

TECIDO

As inspirações utilizando tecido podem dar um pouco mais de trabalho, mas são boas opções para renovar móveis. Assista aqui um tutorial que ensina como aplicar tecido em um móvel de madeira com cola. Existem também os tecidos adesivos que facilitam o processo.

Se você deseja algo mais rápido, dependendo do móvel, existe a possibilidade de apenas grampear o tecido, como foi feito no projeto abaixo:

renovar moveis tecido forma facilrenovar moveis tecido grampeando forma facilA cômoda ganhou tecido nas gavetas e pintura nova nos pés e puxadores. Imagens via.

Para quem curte uma pegada mais rústica e criativa, que tal revestir as gavetas com saco de café? Achei o máximo essa ideia:

renovar moveis juta renovacao diy faca voce mesmo

Imagem via 

renovar moveis juta renovacao diy faca voce mesmo 2

As gavetas foram revestidas somente na parte da frente. Imagem via.

separador-losango

TROCAR OS PUXADORES

Outra maneira fácil de renovar móveis é trocando os puxadores. Há diversas opções no mercado, dentre cores e materiais. Os meus preferidos são os de cerâmica.

A cômoda abaixo ficou ainda mais delicada e clean com os novos puxadores:

renovacao moveis trocar puxador ideias renovar moveis

A cômoda tinha puxadores pretos e foram trocados por puxadores de cerâmica. Imagens via Pinterest 

trocar puxador moveis renovacao

Imagem via Pinterest

Para finalizar, segue abaixo uma renovação completa de móvel, envolvendo pintura, troca de puxadores e adição de detalhes, como cantoneiras decorativas. No mercado você encontra cantoneiras feitas de metal, gesso, resina, MDF, sob diversos desenhos, desde os mais simples, com traços retos, à arabescos. Veja aqui alguns exemplos de cantoneiras em MDF.

renovar moveis ideias decoracao

Uma transformação e tanto. Nem parece o mesmo, né? Imagem via

Estas são algumas sugestões que podem ser utilizadas para renovar móveis. Como comentei acima, já coloquei em prática algumas ideias e adorei. Tem gente que adora soluções temporárias para poder mudar a decoração sempre que desejar.

E vocês, já deram um up em algum móvel por aí?

2 pensou em “Algumas ideias para renovar móveis

  1. Olá amiga.
    Que lindos!!
    Sabe, olhando as fotos, me faz lembrar, da cômoda que sempre ensaio pra começar a mexer nela, mas nunca mexo.
    Nossa, como um pequeno detalhe, faz diferença!!
    Amo o buffet que tem a frente listrada sabe, já até procurei um contact desse jeito, mas não achei.
    Agora a cômoda, já pensei em tanta coisa, mas nenhuma que bate assim, lá no fundo, tipo “é essa” , oh My God, como é difícil rsrs
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    • É incrível como um pequeno detalhe pode mudar a cara de um móvel, né?
      Ahh espero que vc encontre uma ideia legal, sempre aprendo com suas dicas!
      Beijoss

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!