A saga da parede azul (esverdeada)

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Estamos em mais da metade de janeiro, mas nunca é tarde para desejar um Feliz 2016, não é?! 🙂 Que este ano que se inicia seja maravilhoso, recheado de coisas boas a todos nós!

Vocês devem estar se perguntando sobre o título do post, não é?! Bem, esta saga não é minha, a parede azul é de minha amiga Gi. Perguntei a ela se poderia compartilhar aqui no blog, quem sabe o post sirva para ajudar/inspirar alguém também, né?!

Quem aí já pintou uma parede e no final não gostou do resultado ou a cor não era exatamente igual a do catálogo ou ainda comprou a tinta errada? Gi levanta a mão… rs. Eu também levanto, pois por aqui também já aconteceu isso.

A cor principal que ela deseja em sua sala é essa:

tinta mare cheia suvinil

Maré Cheia (E067), da Suvinil. Um azul puxado pro verde.

Mas no momento está mais ou menos assim:

tinta lago sarmiento suvinil

Ou seja, ficou mais azul do que ela gostaria.

Aí ela não sabe se deixa como está mesmo, pinta com a cor que sempre quis desde o começo ou algum outro tom…

Fora essa questão da cor principal, ela também está em dúvida sobre que cor pintar as outras paredes da sala, se coloca painel, papel de parede ou alguma outra coisa na parede da TV e também sobre a decoração no geral.

Mas vamos por parte. Selecionei algumas imagens que tenham paredes com tom parecido do “Maré Cheia” e de outros tons de azul para termos ideias do que pode ser feito.

A outra parede mais clara, com qual cor pintar?

A Gi disse que pintou com um branco azulado e também não curtiu muito, parece que não combinou com a parede mais escura. Em muitas imagens encontrei a parede azul combinada com “branco branco” mesmo, bora dar uma espiada:

parede azul verde sala decoracao

Eu adoro esse contraste da parede mais escura com branco! E como ela deseja um ambiente mais descolado, dá para ousar adicionando outras cores com objetos decorativos.

Massss… a outra parede não precisa ser branca, vamos conferir com outras cores:

parede azul escura e clara sala

Parede com tom mais claro.

parede azul e cinza

Com cinza clarinho.

quarto-bebe-azul

Parede azul e “café com leite”. Via

parede azul sala

Parede azul combinada com papel de parede. Via

O que fazer na parede da TV?

Além do painel, ela pensou em colocar papel de parede que imita tijolinhos, mas ficou a dúvida se iria combinar com a parede azul. Encontrei uma imagem para termos uma ideia de como ficaria:

sala colorida tijolinhos parede azul decoracao

Eu curti a combinação! Aliás, também achei super bacana a porta pintada da mesma cor da parede! Via

Com tijolinhos mais claros:

sala tijolinho parede azul decoracao canos

Curti também a decoração com pegada industrial: estante e prateleiras feitas com encanamentos e o rack parece ser feito com aqueles lockers, né?! Via

Uma outra sugestão é colocar papel de tijolinhos brancos, acho que traria leveza ao ambiente:

parede tijolinho branco parede azul mare cheia

 

Decoração geral

Colocar alguns quadros, talvez um pendente colorido, mudar as capas das almofadas,  já confere cara nova ao ambiente. Quanto às cores, gostei bastante dos detalhes em laranja, amarelo e roxo das imagens acima. Mais algumas inspirações:

decoracao-azul-sala

 

Na parede mais escura, quadros com moldura branca para contrastar, molduras da mesma cor da parede ou composições. Vamos às ideias:

parede escura quadros moldura clara sala

Quadros com passepartout (essa “margem”) ficam bem bonitos.

parede azul sala quadros

Via

parede azul composicao quadros

Composições também ficam super bacanas!

composiçao quadros sala

 

Dicas de pintura de parede para um bom acabamento

A Gi me contou que protegeu com fita crepe os locais onde não queria pintar, mas o acabamento não ficou bom, ficou com aspecto “serrilhado” (a tinta passou por baixo da fita – e olha que era de boa marca…).

Dei uma pesquisada e vi as seguintes dicas:

  • Passar uma pequena quantidade de massa corrida na borda da fita, com uma espátula pequena ou dedo mesmo e esperar secar para iniciar a pintura. Vi neste site e tem um vídeo que mostra essa dica.
  • Ao invés de massa corrida, pode-se utilizar também cola branca escolar diluída em água e pincelar em cima da fita crepe. O pincel de pintor tem cerdas unidas, o que preenche bem os espaços. Passe em cima da fita e na junção da crepe com a parede e aguardar a secagem (cerca de 30 minutos). Vi aqui.
  • Existe uma fita crepe da 3M especial para pinturas que adere melhor à parede e confere bom acabamento. Alguém aí já usou?
  • Não esperar a tinta secar para retirar a fita adesiva.

 

Bom, estas foram algumas ideias e dicas que encontrei, espero ter ajudado, Gi! Já estou curiosa para saber como ficará tudo! Será que a saga da parede azul continuará? rs Alguém aí já passou por isso? Um ótimo início de semana a todos!

 

 

 

 

8 ideias sobre “A saga da parede azul (esverdeada)

  1. Angélica, adorei!!!! Muito obrigada pelas super dicas!!! Ai, tomara que a saga termine e eu me aquiete! Rsrsrs vou te falando como ficou… Ah, acho que vou numa loja de piso vinílico pra boicotar! 😉

  2. Oiii Angélica, é realmente frustrante quando isso acontece, compramos a tinta pintamos e depois de seco, não era o que imaginamos, e foi exatamente com o azul. Parece que o azul engana bastante ne? A fita da 3M é boa, mas ela ainda deixa ultrapassar um pouco a tinta e olha que nem dilui a tinta. Não testei essa ideia da massa, mais parece uma boa solução.
    Beijos
    http://www.ideiasemcasa.com.br

    • Oi Livia!!
      Poxa, mto frustrante mesmo, pior ainda qdo a tinta é caríssima, como foi o nosso caso (era aquela tinta metalizada, sabe?).
      Eita azul que dá trabalho, hein… rs.
      Ihhh então a fita não segura totalmente a tinta…bom saber!
      Beijooo

  3. Amiga, nossa um dilema mesmo! É chato quando pinta e não fica da cor que queríamos.
    Já passei por isso, mas quando dei a primeira demão e não gostei, fui e comprei outra tinta, ainda bem que foi no quarto dos meus filhos, que é pequeno e tb era só metade da parede, então era uma latinha pequena de tinta, aff, agora quando é a lata grande daí não dá né.
    À propósito, acredita que a cor que ficou, parece muito essa maré cheia! E como era tipo um gel, passei o rolinho efeito jeans, ficou muito legal. Isso já faz uns 4 anos, e tá ótimo até hoje.
    Nossa, com as inspirações que vc encontrou, tenho certeza que vai ajudar sua amiga Gi, e ela vai arrasar na composição.
    Gi, boa sorte e depois mostra pra gente!
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    • Oi amiga!! Pois é, esse lance de tinta é bem tenso… rs. Ainda bem que no seu caso era só meia parede, pois realmente, tinta não é nada barato.
      Nossa, que bacana que fez efeito, vc é uma arteira de mão cheia mesmo!!
      Ahh a Gi está me contando o que ela pretende fazer e olha… vai ficar show!! Tô ansiosa aqui! Imagina ela! rsrs
      Beijooo

  4. Nossa isso com cor na parede é bem complicado, porque o espaço é muito grande. Mas a dela ta bem diferente, o turquesa ta super lindo, na moda e combina com várias cores, o azul achei meio pesado já.

    Pra ela combinar, eu sugiro branco nas outras paredes e deixa um colorido a mais pros objetos de decoração, que assim ela vai trocando quando enjoar mais fácil do que ter que passar de novo por toda essa coisa com a tinta.

    Ouvi dizer que mesmo a fita 3M deixa vazar tinta pra baixo, o melhor é a massa ou cola mesmo.

    • Olá, Chaiane!
      Realmente, não é tão fácil acertar o tom desejado!
      Mto obrigada pelas sugestões! Acho que ela fará isso mesmo, o restante das paredes deixará branco (ela curtiu a ideia dos tijolinhos brancos) e está pensando nas cores dos detalhes! É verdade, qdo enjoar é mais fácil trocar os objetos do que pintar a parede novamente… rsrs.
      Pois é, parece que a fita azul da 3M tbm não barra totalmente a tinta.
      Obrigada pela visita!!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!