Quadro porta rolhas e o mini hall de entrada

Olá, pessoal! Todos bem? Espero que sim!

Como diz o título do post, a novidade no apê é um quadro para rolhas que há muito tempo estávamos pensando em comprar. Na verdade não queria comprar prontinho, pois os que vi achei meio caros, então pesquisei caixas com vidro em sites que vendem MDF. Muitos vendem a caixa para esse objetivo, já com o furo para colocar as rolhas. Os preços que vi eram super em conta, porém com o valor do frete não compensava.

Um dia resolvemos procurar em umas lojas de MDF no centro da cidade e encontramos uma caixa que adoramos. Era a última e não era própria para colocar rolhas e sim para expor objetos, não sei ao certo, mas serviria ao nosso propósito dada a profundidade da caixa.

Era só fazer o furo com serra copo, dar uma lixadinha na moldura, pintar, envernizar e beleza, estaria pronta!

Haha… assim gostaríamos que fosse! rs. Na realidade foi uma super novela para ficar pronto, mas vamos lá que vou contando os “causos”…

Depois que marido fez o furo com serra copo, lixei a caixa, passei um pano seco para retirar o pó e comecei a pintar.

tinta pva acrilex verniz acrilico brilhante pintura mdf

Usei tinta fosca preta PVA e após secar o verniz acrílico brilhante.

etapa pintura mdf tinta pva acrilex

Para pintar a maior parte usei o rolinho (foi super rápido) e os cantinhos usei um pincel macio. Dilui a tinta com um pouquinho de água (a olho mesmo).

moldura quadro rolhas pintura mdf

Dei duas demãos. Ah, pintei só a parte externa, pois dentro iria ainda uma outra moldura que escolhemos deixar no tom da madeira mesmo.

verniz acrilico brilhante acrilex mdf

Deixei secar bem e passei o verniz com o rolinho. Como podem ver (esse verniz é leitoso mesmo, depois de seco fica incolor), não ficou uniforme, ficou com “bolinhas”. Acho que foi devido ao rolinho, mas depois que secou não ficou aparente (só olhando bem de pertinho percebe-se que não ficou lisinho). Ufa!

Bem, depois destas etapas, seria só colocar na parede. Mas aí vem a parte tensa do processo. No dia que compramos, não notamos que a caixa não possuía presilhas de fechamento do tampo de trás. Geralmente, nós conferimos se tudo está certinho, mas nesse dia estávamos quase atrasados para um compromisso e esse “mero” detalhe passou totalmente despercebido.

Claro que depois que vimos em casa ficamos nos xingando por não ter reparado.

Mas resolvemos deixar isso pra lá e pensar em alguma gambiarra alternativa. Se não tivesse jeito mesmo voltaria à loja e trocaria por outra coisa. Ao menos exerceríamos a nossa criatividade (sabe aquela história de sempre ver o lado bom das coisas? Então… rs).

A nossa sorte foi que, como comentei mais acima, dentro da moldura externa ainda havia uma outra moldura (não sei o nome) que esconderia nossas gambiarras.

quadro porta rolhas mdf

Aí está a tal da “moldura interna”. O vidro não é colado na “moldura externa”, quem o segura é a moldura interna e por conseguinte o tampo.

quadro rolhas mdf

Um outro detalhe que teríamos que fazer: um “caminho” para as rolhas, caso contrário elas poderiam ficar perdidas nesse vão ao redor do quadro. Já tínhamos pensado em fazer com papel cartão, mas durante um jantar que estávamos preparando, acabou o papel alumínio e marido olhou pro rolo e disse “caramba, acho que esse diâmetro serve direitinho em nosso quadro!” rsrs. E não é que deu certinho? Foi só cortar, dar umas amassadinhas e voilà! 🙂

Para fazer o fechamento do tampo pensamos em criar uma estrutura com durepox para poder parafusar o mesmo.

quadro rolha mdf ideias

Suportes com durepox prontos.

dremel durepox

Depois furamos o durepox e o tampo com a Dremel para poder parafusar.

 Acho que só esses suportes de durepox já seriam suficientes para segurar o quadro, mas quisemos garantir e reforçamos tudo com cola super epoxi.

cola super epoxi mdf

Usamos essa. Tem que misturar rapidinho a quantidade que você deseja (vem um recipiente e espátula junto) e já aplicar no local. Segundo a embalagem, seca totalmente em 10 minutos (nós deixamos secar por mais um tempinho).

cola super epoxi mdf quadro

Passando a cola…

quadro rolha mdf etapas

Colamos o tampo e parafusamos. Esses furinhos aí foram erros durante o percurso. Sabe quando ocorre zica atrás de zica? Cometemos outros errinhos bizarros  por falta de atenção, mas deixa isso pra lá… rs. Já estávamos rindo de todos os acontecimentos.

Enfim, após uma verdadeira saga, o quadro porta rolhas estava pronto! Já tínhamos furado a parede e colocado os parafusos, aí foi só encaixar nos furos do tampo e vibrar por ter dado certo! o/

Ah! Poderíamos colocar um adesivo no vidro com alguma frase, mas preferimos deixar sem e escrever nós mesmos com caneta Posca. Dessa forma, podemos mudar a frase sempre que desejarmos.

Eis o resultado (aproveito para mostrar também o novo quadro e lousa que agora compõem o mini hall de entrada):

quadro porta rolhas mdf decoraçao quadros hall de entrada

Marido quem escreveu! Bonita a letra dele, né?!

when life gives you lemons make lemonade quadro decoracao

Incorporamos a cor amarela que estava faltando em nossa decoração!

lousa maizena tok stok decoracao parede

Muito fofa essa lousa Maizena, né?! É de uma linha da Tok&Stok, tem caneca, avental, jogo americano, pano de prato etc.

composiçao quadros parede hall de entrada quadro porta rolhas lousa decoracao

Nova composição do mini hall de entrada.

Sempre achei aquele quadro/tela que esconde a caixa de energia muito solitário na parede… rs. Colocaremos mais quadros se acharmos que combinem com a composição, então posso dizer que a parede não está finalizada.

Ah! As rolhas que nós marcamos com caneta preferimos deixar em nosso vaso, não lembro se já mostrei por aqui:

vaso porta rolhas

E assim foi nossa aventura da vez! Seria muito mais fácil ter comprado um quadro pronto, mas certamente não seria tão divertido… rs.

Gosta dos posts do “Viajando no Apê”? Inscreva-se ali em cima para receber as novidades por e-mail! 🙂

Uma ideia sobre “Quadro porta rolhas e o mini hall de entrada

  1. Já vi esses quadros, aqui em Curitiba tem uma vidraçaria que faz modelos lindos.
    Mas nada tão legal quanto fazer nossas próprias artes, apesar de que algumas vezes a gente tenha vontade de jogar tudo pela janela. Como sou adepta do DIY, tenho uma tonelada dessas histórias frustrantes para contar… Mas no final as coisas se ajeitam e a gente fica toda orgulhosa do que fez.
    O quadro ficou lindo!

    • Hahaha você disse tudo, Debora! Às vezes a zica é tanta que dá vontade de desistir mesmo. DIY é isso mesmo, tem que ter paciência e criatividade, pois nem tudo sai como planejamos.
      Muito obrigada pelo elogio, ficamos muito felizes com o resultado e orgulhosos também! 🙂
      Beijos

  2. Helô amiga, tava ansiosa esperando a postagem, demorou hein rsrs.
    Mas, valeu a pena a espera, porque adorei, sabe esse quadro se chama “quadro-vitrine” é o mesmo que usei pra pôr os carrinhos dos meus filhotes, lembra??
    Nossa, o seu ficou lindo e a saga pra deixá-lo assim foi demais rsrs, E pode crer, que se tivesse comprado pronto, não seria tão legal… é uma história muito boa pra contar rsrs, adoroooo.
    E quer saber adorei a composição dos quadros, que legal incluir o amarelo por aí tb!! e que coisa mais fofa o quadro Maisena, ameiii.
    Nossa fui sábado na Tok&Stok e nem reparei muito no setor de quadros, que pena, fica pra próxima!!
    Ah e achei lindo o outro vaso com as rolhas, amo vidro assim!!
    Parabéns amiga, ficou lindo!! e que venham os próximos!!
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    • Oi amiga!!!
      Obrigadaaa!! Hahaha demorou, né… por um momento achei que ia ficar pro ano que vem rs.
      Mas fora isso, tem mais uma coisa que ainda estou criando coragem pra fazer… rs.
      Ahh é isso mesmo, quadro vitrine, lembro sim do que vc fez, claro, ficou show!!
      Esse vaso tem um design bem legal, né?! Quando cheio de rolhas, fica lindo! Nós usávamos um outro menor, mas logo ficou cheio, então compramos esse.
      E vamos ver se essa composição cresce! rs

      Beijoooo

  3. Olá Helo, tudo bem? Primeiro parabéns pelo blog e por suas criações! Viajei pelo seu ap hoje e queria te perguntar uma coisa…. tenho um fogão igual ao seu que adquiri na semana passada (antes tinha um de piso), pedi pro marceneiro fazer a caixa pra embutir acompanhando a altura da pia pra que depois eu pudesse colocar o granito como continuação da pedra, enfim…. fogão instalado, e resultado: uma dificuldade enorme pra cozinhar! Sou baixinha (1,56) e o danado ficou muuuito alto (pra mim!). Pedi pro marido baixar um pouco a caixa, pra ficar numa altura “cozinhavel”, ele fez, mas agora a pia está mais alta do que o fogão. Queria saber a que altura do chão fica o seu, pra saber se é assim mesmo ou se a minha pia que tá mais alta do que deveria! Agradeço se puder responder. Obrigada!

    • Olá, Juliana, tudo bem? Aqui é a Angélica! 🙂
      Muito obrigada, fiquei feliz que gostou!
      Medi a altura e meu fogão fica a 98cm do chão (contando com as grades).
      Eu tbm não sou alta (1,62m), mas marido é (1,90m), então resolvemos fazer a pia um pouco mais alta mesmo.
      No início estranhei, achei alto, o fogão na casa dos meus pais é de piso (bem mais baixo), mas acabei acostumando. Se tivesse ficado desconfortável, teria que pedir para abaixar tbm.
      Resumindo… rs. Não leve em consideração a altura da minha pia, pois ela é mais alta mesmo.
      Quando estava planejando a cozinha pesquisei as medidas ergonômicas e encontrei as seguintes informações:
      http://casa.abril.com.br/materia/9-perguntas-sobre-cozinhas

      Espero ter ajudado de alguma forma!

  4. OI Angel Tudo Bem?

    Adorei a saga e o quadro ficou uma graça e a composição bem legal! O mais interessante são as descobertas de coisas do dia a dia que acabam sendo exatamente o que precisávamos para as artices… rsrs

    Beijos

  5. Eu sou adepta ao faça você mesmo.
    Além de ter uma peça personalizada, terá a satisfação de fazer algo e histórias para contar rsrs

    O quandro ficou lindo e a composição da parede está muito bacana.
    Parabéns para vocês.

    Beijos

    • Olá, Thaís! Super concordo com você!
      E olha que são muitas histórias e perrengues, né?! rs
      Muito obrigada! Depois de todos os fatos, estamos muito felizes por ele continuar inteirinho na parede… rs.
      Beijos

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!