Dicas para esconder/disfarçar itens indesejáveis da casa!

Fios, cabos, aparelhos eletrônicos, condicionador de ar, quadro de luz…

Acho que quase todo mundo já se deparou com algo em sua casa que gostaria de esconder ou pelo menos disfarçar, não é?! Algumas coisas simplesmente acabam com a decoração!

Aqui no apê, a maioria das coisas conseguimos esconder, mas existe uma que não teve jeito, disfarçamos da melhor forma possível e tem outra que ainda nem tentamos… rs. Já mostro para vocês (aliás, quem me acompanha já deve ter reparado em algum post! rs).

O primeiro item que vimos (na primeira vistoria do apê) foi a “janelinha” utilizada para fechar os shafts, que são vãos por onde passam tubulações hidráulicas, de esgoto e ventilação. Algumas construtoras utilizam esse recurso, foi o caso da nossa. Já postei foto sobre isso, mas para quem ainda não viu, vamos lá:

esconder shaft ape apartamento vidro

Retiramos a placa de plástico e parafusamos uma placa de vidro. Além de acharmos beeem mais bonito, ganhei um “quadro negro” de presente! 😀

O item que ainda não tentamos esconder é esse encanamento amarelo do gás. Ainda não decidimos se faremos divisória na cozinha/lavanderia, então tenho a impressão que ficará assim por um bom tempo… rs. Para ver mais detalhes sobre minha lavanderia, armários, organização e outras ideias para esse ambiente, clique AQUI e AQUI.

Nos banheiros também havia a tal placa, mas era beeem maior:

Dica para esconder shaft do banheiro!

Nesse caso, foi possível esconder o shaft e ainda criar os nichos que eu tanto queria! A ideia veio dos azulejistas que trabalharam aqui. Simplesmente amei! Para saber mais sobre os nichos e  detalhes dos banheiros clique AQUI e AQUI.

O item que nós tentamos disfarçar, pois não deu para esconder, é o fio do filtro de água:

disfarçando fiosNós o colamos no armário, mas é algo que ainda me incomoda um pouco. Estou pensando nas possibilidades…

Editado: veja AQUI como disfarcei o fio do filtro de água!

Na bancada do home office, pedimos para o marceneiro fazer uma espécie de canaleta logo abaixo do tampo para esconder o filtro de linha:

esconder fios cabos computador

O dragão ali em cima da bancada está escondendo o furo para passar os fios, mas ele fica ali naquele cantinho. Essa caixa de madeira fica ao lado da mesa e esconde a tomada e o plug do filtro de linha. Como não podíamos quebrar essa parede para mudar o ponto de energia, o marceneiro sugeriu essa ideia! Para ver mais fotos do closet/home office, clique AQUI.

Outras formas de esconder os indesejáveis fios:

Dicas para esconder os indesejáveis fios e cabos

Em nosso quarto marido teve a ideia de colar o filtro de linha (usamos para o abajur, celular, notebook etc) embaixo dos criados-mudos. Utilizou fita adesiva fixa forte e ficou assim:

Dica para esconder fios!

Como não havia tomada desse lado (e também não era possível quebrar a parede), passamos o fio para o outro lado por trás da cama. Marido também utilizou a mesma gambiarra técnica de colar o filtro de linha na penteadeira. 🙂

Na sala, utilizamos uma gaveta do rack para esconder um estabilizador e filtro de linha:

esconder fios cabos rack

Falando em sala, muita reclamação que eu vejo por aí é referente aos fios que descem da TV fixada na parede quando não há painel para escondê-los.

Uma opção fácil é utilizar canaleta (conhecidas como canaleta Sistema X). Se pintada da mesma cor da parede ficará ainda melhor:

esconder fios cabos TV

Para quem curte soluções diferentes, que tal transformar aqueles fios todos em uma nova decoração? Veja só:

transformando fios aparentes em decoração

fios aparentes tv decoraçao

E em quartos onde não há possibilidade de colocar móvel para apoiar o receptor de TV à cabo, aparelho de DVD etc? Vi uma opção muito bacana, dá uma olhada:

esconder fio tv quarto

Prateleiras e uma base atrás que esconde todos os fios, inclusive a tomada. Adorei a ideia!

Veja aqui muitas ideias para disfarçar, camuflar ou esconder a TV na decoração!

Se a questão não for esconder os fios, mas sim os aparelhos (já viu algum roteador com design bonitão? rs), aqui estão algumas ideias bem legais:

esconder roteadorSimples, rápida e bonita! Via

Uma outra forma é esconder com caixas charmosas:

esconder roteador caixa 1

esconder roteador caixaescondendo roteador com caixasFala sério, aqueles aparelhos iriam acabar com essa lindíssima decoração! Fiquei com dúvida sobre a transmissão do sinal dentro da caixa, marido disse que ele diminuirá um pouco… Via.

Uma outra opção é esconder os itens atrás do móvel! Já viram isso?

escondendo-fios-atras do movel

Quando não há móvel para apoiar os aparelhos também há solução! Esconda tudo dentro de um “quadro”:

dica para esconder roteador receptor tv a cabo

Essa ideia também pode ser aplicada com o painel do ventilador, alarme, entre outros:

esconder controle do ventilador alarme 2 Depois coloque outros quadros para fazer englobar o falso quadro na composição! Via

Aqui no apê não podemos colocar condicionador de ar (paredes estruturais), mas se fosse possível, pensaria em algo do tipo para esconder:

painel ripado esconder ar condicionadoCom painéis ripados, não é necessário abri-los para liberar a ventilação. Via

Para esconder as condensadoras na varanda, pode-se utilizar a mesma técnica:

escondendo condensadoras ar condicionado varandaVia

A próxima dica, creio que seja mais direcionada para quem mora em apartamento.

Logo na entrada do nosso apê fica o quadro de luz. Um horrendo quadro de luz daria as boas vindas aos nossos visitantes, mas encontramos uma ótima forma para escondê-lo:

dica para esconder quadro de luz quadro de energia caixa de luz

Utilizamos um quadro bem levinho (na verdade é uma tela) e que tivesse a profundidade necessária para esconder o quadro de luz. Para não precisar furar a parede e deixar a retirada da tela bem fácil, em casos de emergência, principalmente, nós optamos por utilizar os fechos Command 3M que parecem velcro. Deve-se observar o peso que cada par de fechos suporta. Marido colocou a mais, mas nem precisava. Ah, e já fizemos o teste em um “caso de emergência”, não houve problema. Depois conto o “causo” em outro post…

Agora mostro a solução que meus pais encontraram para o apê deles:

dica para esconder quadro de luz quadro de energia caixa de luz 2

Apresento-lhes a cozinha deles! 🙂 Quero dizer, uma das paredes, não é um corredor como a minha… rs. O quadro de luz fica atrás dessa portinha do lado esquerdo (próximo à tomada). Aproveitaram o desenho do armário para esconder.

dica para esconder quadro de luz quadro de energia caixa de luz 3

Meu pai é super, mega, ultra, blaster organizado! Fez um esqueminha para identificação dos disjuntores. ♥

Outras formas de esconder ou tentar disfarçar esse trem feio:

esconder disfarçar quadro de luzPode-se forrar o quadro com tecido ou papel (eu só forraria a parte externa da portinha) e trocar ou adicionar um puxador bonitinho. Outra ideia é pintar e transformá-lo num porta chaves colando pinos e incrementar a decoração com ímãs, se possível. Quer algo mais fácil? Dá-lhe adesivo! E outra forma que eu adorei é transformá-lo em lousa! Esse foi pintado com tinta lousa e depois foi adicionada uma moldura em laca.

Para finalizar, deixo algumas outras opções se você preferir deixar os fios à mostra e inovar na decoração! 😀

arte com fios a mostra (2)arte com fios a mostra (3)

arte com fios a mostra (4)

E vocês, têm algo que esconderam ou desejariam esconder em suas casas?

Compartilhe! 🙂

39 pensou em “Dicas para esconder/disfarçar itens indesejáveis da casa!

  1. Achei ótimo suas sugestões de para esconder coisas indesejáveis pela casa, adorei o quadro negro na lavanderia, ficou bem melhor! O nicho na banheiro ficou muito chique! Achei lindo!

    Beijos!
    Thamyrez

    • Fiquei mto feliz que curtiu, Thamyrez! Já tinha mostrado umas coisas aqui e ali que fizemos no apê, aí resolvi colocar tudo num post só e buscar outras soluções, pois é algo que quase todo mundo se depara, né?! rs
      Beijos!

  2. Amiga, quem não tem? Na sala eu tenho fios e mais fios pra esconder rsrs, nem queira ver atrás do rack, é um ninho de fios, eles dão até cria lá rsrs. Pra limpar é um auê!!
    Mas as ideias que você deu neste post é demais!!, tem pra todos os gostos, nossa adoreiii.
    Só fiquei preocupada com o modem ou roteador naquela capa de livro, pq tampa a área de ventilação dele, já que o trem esquenta pra dedéu. E na gaveta, com certeza atrapalha o sinal, pelos menos aki em casa, jamais poderia colocar o modem dentro de algum lugar, pq não daria certo, já que até penso em pôr um repetidor de sinal, amiga, minha casa tem 300m², térreo e mais dois andares de construção, então imagina pra ter sinal em tudo, pra o terreo eu tive que pôr um hub, pq o sinal WiFi não chegava de jeito nenhum, passei à cabo do modem para ele . Então já viu né, tem coisa que não dá pra esconder, hj em dia faz parte da decoração rsrs.
    Parabéns pelo post!! Completíssimo!! Bjo

    • Hahahaha no meu rack tb dão cria!! Como todos esses aparelhos de hoje, aff… rs
      É eu tb fiquei pensando, até perguntei pro marido, pois vi várias outras imagens de pessoas que fizeram isso.
      Realmente, além da sua casa ser ampla tem várias paredes (e tetos rs) que bloqueiam ainda mais o sinal, né…
      Hhahaaha exato, tem coisa que já faz parte da decoração msm. Tipo aquele cano de gás, qdo o vi pela primeira vez queria esconder “pra ontem”, mas está lá todo a mostra até hoje… rs
      Obrigada, amiga, deu um trabalhinho caçar todas as ideias, mas fico MUITO feliz qdo posso ajudar alguém!
      Beijooo

  3. adorei as dicas Angélica.
    Aqui em casa é um briga constante com os fios dos aparelhos, principalmente da antena da TV. Apesar de não gostar muito, eu usei uma canaleta revestida com papel de parede pra esconder os da TV da sala, pelo menos melhorou um pouco.
    A ideia de esconder o roteador dentro uma caixa é ótima, mas também acho que vai influenciar no sinal.
    beijos

    • Tb gosto mto dela, esconde a tubulação e ainda posso rabiscar… 🙂
      Como diz a Mag, parece que esses fios brotam, né?! rs
      Aqui temos alguns tb, estão dentro do armário, mas compramos canaletas para esconder… só falta instalar! 😀
      Beijos

  4. Pingback: Disfarçando um fio na cozinha! | Viajando no Apê

  5. Cai no seu blog por acaso, procurando formas de fazer meu porta tempero, e me apaixonei! 😀 parabens pela forma que escreve, pois nos prende até o final do post e nos dá ótimas dicas de como fazer tudo 😀 adorei! 🙂

  6. Sou Sebastina gostei muito das idéias postas… Obrigada é muito bom ter pessoas inteligentes e criativas que gostam deus ajudar parabéns!

    • Olá, Regina! Boa noite!
      Nós mudamos o ponto do interfone que ficava na cozinha para a lavanderia! E se você colocasse alguns quadrinhos próximo ao aparelho, poderia dar uma disfarçada…

  7. E eu que aluguei um apto com bidê. Odeio esta peça que toma lugar indevido . Vocês têm alguma dica para me salvar por 30 meses ???
    Obrigada desde já

    • Olá, Jane! Um bidê não é algo tão simples de esconder (rs), mas você pode colocar uma espécie de caixa de madeira com “gavetas falsas” (só o desenho da frente das gavetas com puxadores) para simular um gaveteiro.
      Acho que eu faria isso ou algo semelhante, mas já vi gente que usa o bidê como cachepô de plantas também… rs.

  8. Caramba, que ideias fantásticas, muito bacana! Aqui em casa tenho dificuldades para esconder a mangueira do filtro de água (ela sai da torneira, debaixo da pia e passa por cima do mármore até o filtro. É uma mangueira branca. Já tentei colar, deixá-la rente a pia, mas sempre solta. Minha esposa vive reclamando que aquilo é feio (e é mesmo) mas não sei o que fazer. Mas vi algumas ideias aqui que podem me ajudar a resolver.

    • Olá, Julio!
      Fico feliz que tenha curtido as ideias! Ah, essas mangueiras de filtro são bem chatinhas, esconder é difícil mesmo, só nos resta inventar maneiras para disfarçar. A minha tbm me incomodava, mas depois que fiz folhinhas com fita isolante (não sei se você viu o post), até fiquei feliz por ela existir… rs.
      Que legal que encontrou ideias que possam ajudar! 🙂

    • Olá, Isadora!
      A última ideia é sensacional, né… rs. Ô povo criativo!
      Hum… vou procurar algumas alternativas e se encontrar te aviso, ok?

  9. Estou no dilema pra retirar o shaft do banheiro. Me tire uma dúvida, o quadro é do tamanho do que eu tenho aqui. Ele é fácil de ser retirado? E quando ao buraco que fica o nicho não foi do tamanho do quadro, como fez com os demais espaços debaixo da torneira?

    Aguardo ansiosa. Bjooos!!

    • Olá, Ana Carolina!
      Lembro que o quadro foi fácil de ser retirado sim. O buraco era exatamente do tamanho do nicho que fiz na minha suíte (pastilhas cinzas). Infelizmente não tirei foto disso na época da reforma, mas você pode ter uma ideia de como era o buraco aqui (o do meu banheiro era um pouco menor): http://omniapcp.com.br/site/dicas/pex/
      A parte abaixo do buraco, que tem os registros, estava fechada e azulejada. Nós só trocamos pelo revestimento que escolhemos, assim como trocamos os acabamentos dos registros.
      Era essa mesmo a sua dúvida?
      Beijos!

  10. Isso daí é doença, querer esconder até o roteador, vocês são retardados e loucos, aqui em casa tudo aparece e acho bonito, o roteador e meu modem fibra óptica é fixado na parede da sala aparecendo bem claro que os fios vao por cima do forro, mas o das tomadas aparece, um roteador não fica nada feio aparecendo, pelo contrário é um infeite para o ambiente. Os fios também não se leva nada mal, o que eu passo eu coloco para cima do forro. Mas ainda sempre um pouquinho aparece! Eita gente enjoada você e seu marido heim. Eu odeio gente assim!

    • Ok, Ariel. Vc os deixa aparecendo e tudo ótimo! Se vc gosta, é isso que importa! Não o acho retardado, nem louco e muito menos o odeio por isso (!!!).
      O nosso roteador tbm fica aparecendo, ué… no post apenas dei dicas para os que não gostam. Existem pessoas que não o acham um enfeite, que mal há nisso?
      Nem todos pensam como vc…

  11. Só uma pessoa ignorante para achar que o roteador é uma coisa indesejável. Eu acho bem bonito e enfeita muito bem o ambiente, ainda mais se der para fixa-lo na parede

    • Olá, Ariel. Tudo bem?
      Também não concordo que seja algo indesejável, pelo contrário! Porém, muitas pessoas não o curtem na decoração e isso não as torna ignorante. Você acha bonito, outras pessoas não… 😉

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!