Porta retrato que virou quadrinho!

Tudo começou quando vi uma maleta da minha irmã repleta de coisas para fazer bijuterias. Era um hobby dela e minha mãe, mas como não fazem mais, os materiais estavam lá parados.

Entre as miçangas, vi uns pingentinhos no formato de folhas e logo me veio na memória um quadrinho que vi em um site gringo. Só me lembrava de um material que eu não tinha e não conhecia: a cola Mod Podge.

Fui pesquisar e vi que ela é muito utilizada em artesanatos, especialmente para fazer découpage (ou decoupagem como é também usado em português), já que a secagem é rápida. Então, para colar guardanapos decorados em superfícies diversas deve ser ótima mesmo!

Enfim, no meio da pesquisa encontrei uma receita caseira (que fiquei me perguntando se era “só isso mesmo”, vocês verão a seguir…) e resolvi tentar.

porta retrato quadro folhasEu comprei esse porta retrato (super baratinho) para uma outra ideia, mas ele se encaixou direitinho aqui, pois era necessário um que ficasse em pé sem apoio. Falando nesse apoio de madeira, também já o utilizei! rs

porta retrato quadro folhas 2Para o vidro não cair (afinal, ficaria sem o apoio para segurá-lo), aproveitei o isopor que veio junto encaixando-o nas laterais. Ficou bem firme.

pingente de folha quadroEsses foram os pingentes utilizados

cola mod podge caseiraE a receita da cola Mod Podge caseira que vi é: 50% de cola branca líquida e 50% de água. Só isso. Não sei se fica igual à original, mas… era o que tinha em casa. Ah, coloquei também um pouco de verniz para não ficar opaca. Agitei bem e mandei ver! Usei um frasco vazio de solução para lentes de contato (é gente, sou mega cegueta) para colocar a Mod Podge caseira.

quadro diy mod podgeLimpei bem o vidro e posicionei as folhas do jeito que queria. Aí fui colando com auxílio de uma haste flexível com ponta de algodão (porque “cotonete” é a marca… rs).

cola mod podge caseira artesanato quadroFui despejando a cola com cuidado para não formar bolhas e não cair nas folhas. E é claro que caiu, mas beleza… rs

cola mod podge quadro vidroQuadro preenchido e eu pensando “afff… coloquei muita cola, vai fazer ‘lambança’!”

quadro colaTcharam! Vazou, claro, já que o vidro não estava vedado, só encaixado. Demorou acho que mais de um dia para secar completamente…

quadro mod podge vidro diyE o resultado! Achei bem legal o efeito, ficou parecendo vidro jateado… rs Gostei tanto que fiz um book do quadrinho, saca só:

quadro sem apoioquadro vidro customizadoquadro folhas diy

Ele já foi parar em todo lugar, mas ainda não decidi onde ficará! Na verdade acho que não terá lugar fixo, como ele é pequeno, dá para decorar qualquer cantinho. Ah, depois mostro o que fiz com o suporte do porta retrato… rs

E vocês, já conheciam essa cola Mod Podge? O que acharam do quadrinho? rs

11 ideias sobre “Porta retrato que virou quadrinho!

  1. AI QUE LINDO, LINDO, LINDO, LINDO, LINDO….. Eu também vou querer fazer, que ideia fantástica….. 🙂
    Cá em Portugal eu conheço essa cola pelo nome de termolina (a minha mão faz decoupagem, e eu tenho andado a pensar nisso, e qualquer dia também vou fazer também), mas ela diz que não é bem igual à receita caseira, porque a termolina quando seca fica mesmo transparente, e deixa de se ver.
    Eu também já fiz bijouteria, e tenho montes de pedras e peças ali guardadas, tenho de ir ver se alguma coisa se adaptava essa técnica…..
    E eu não quero desvalorizar todas as tuas outras invenções, mas esta foi a que eu mais gostei, eu já tinha pensado que gostava de fazer uns quadros transparentes, mas não sabia como havia de colar lá as coisas, agora já sei, obrigado…..
    Beijos.
    Ana Silva.

    • Oi Ana!! Fiquei mto feliz por vc ter gostado e, principalmente, por ter te dado ideias!!!
      Eu tb penso em fazer, fica um trabalho tão bonito, não é?!
      Humm… vou ver se encontro a cola original para fazer!
      Que legal que fazia bijouteria tb!! Ah, com certeza encontrará algo que servirá ou terá alguma outra ótima ideia!!
      Fiquei mto feliz msm por ter ajudado!! 🙂 E já estou curiosa para ver o que fará!!
      Beijos!!

  2. Amiga, que lindo!! Ah tb vou tentar fazer!! E Tb acho que em qq lugar que colocá-lo vai ficar perfeito!! Demais. Minha irmã tb fazia biju, vou curiar com ela se tem alguma coisa interessante rsrsrs. Bjo

  3. Oi Angélica! Que ideia maravilhosa! Ficou lindo e diferente!
    Parece que as folhas estão sob a água de um lago! 🙂
    Também tenho essas folhinhas pois teve uma época que tb fazia bijus rsrsrs

    Bjsss

    Lisa

  4. Pingback: Porta retrato sem retrato | Viajando no Apê

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!