Terrários

Desde que vi a primeira imagem de um terrário, fiquei encantada! Acho lindo e delicado quando usado na decoração! Tenho várias fotos salvas como inspiração, principalmente de terrários fechados* em que se pode criar verdadeiros “mini mundos” dentro de um recipiente, acho o máximo!

Os terrários podem ser montados com variados tipos de plantas, como suculentas, cactáceas, plantas tropicais etc., mas o ideal é utilizar plantas de mesma espécie, já que as necessidades de cada uma são diferentes. Por exemplo, uma planta tropical necessita de mais água que uma suculenta. Mas, se você quiser misturá-las, vi esta dica: pode-se colocar a que necessita de menos água em um vaso menor, dentro do recipiente do terrário. Desta forma, você poderá regar o local com menor volume de água e a planta não morrerá. E quando utilizar plantas que necessitam de mais água é aconselhável adicionar carvão triturado junto à terra, a fim de absorver o excesso de umidade, bem como os odores provenientes.

Aqui, você pode ver um passo a passo rápido de como montar um terrário aberto de suculentas. Aqui também tem uma matéria legal sobre o tema, indicando as espécies adequadas para terrários abertos e fechados, cuidados principais, tempo de vida etc. E aqui tem um vídeo bem bacana ensinando a fazer um terrário fechado, com muitas dicas.

Para inspiração ou somente apreciação, selecionei algumas fotos de terrários abertos e fechados:

terrario 6Este terrário (60 cm de altura) custa 1,9 mil reais!!! Casa.com.br

terrarios orquideasEsses com orquídeas são lindos, né?! Fonte. Aqui, você pode encontrar algumas dicas de como cuidar desta linda flor num terrário.

terrario suculentasTerrários com suculentas. Fonte: 1, 2

terrarios potes de vidroEm potes de maionese, azeitona… Fonte: 1, 2, 3.

terrarios em xicaras bules e lampadasBule, xícara, lâmpada. A criatividade não tem limites! 🙂 Fonte: 1, 2

paisagens terrariosPode-se criar cenários e paisagens! Fonte: Aqui, aqui

terrarios em bombonieresCasa.com.br

terrario conchaAqui

terrario paredeSaiba como fazer este de parede aqui

terrario pendente 8Achei lindo este! Aqui

terrarios pingentesQue fofos esses pingentes! Adorei! Fonte: 1, 2, 3

terrario na bola de natalE para finalizar, como estamos no clima, poderia ser uma bola de Natal? =) Fonte

E claro, depois de anos coletando inspirações, nós finalmente fizemos o nosso!  Amanhã mostro aqui! 🙂

* Um recipiente lacrado torna-se autossuficiente. Após o plantio, rega-se uma vez, normalmente ou faz-se regas bem espaçadas, e então um perfeito ecossistema passa a funcionar, seguindo um ciclo: a água da primeira rega é absorvida pelas raízes das plantas. Quando a temperatura no recipiente se eleva, a água presente na terra e proveniente da transpiração das plantas evapora e condensa-se nas nas paredes do vidro, retornando então ao solo.

A única fonte externa necessária para a sobrevivência das plantas é a energia solar, vital para a produção de glicose. Assim, a água vai sendo reciclada, enquanto as bactérias presentes na terra decompõem a matéria orgânica e restituem o carbono à terra.

Procurando imagens de terrários, me deparei com uma matéria sobre uma planta que sobrevive há 40 anos em um recipiente lacrado. O jardineiro David Latimer, 80 anos, plantou três espécies e somente uma sobreviveu. Ele se orgulha de sua “obra” e a mantém embaixo de sua escada. Para ver imagens da planta, clique aqui.

22 ideias sobre “Terrários

  1. Os terrários são lindos, eu também quero fazer um, mas como não tenho jeito para tratar de flores naturais :-(, provavelmente terá de ser com as artificiais.
    Adorei o terrário no bule, e a última foto é maravilhosa, parece um mundo de fadas em miniatura dentro de um recipiente. 🙂
    Beijos.
    Ana Silva.

    • Os artificiais são bonitos tb, dá para fazer arranjos super legais!! Hoje em dia as plantas artificiais são super realistas! Mas vc poderia tentar tb com um natural, essas plantas são resistentes e fáceis de cuidar!
      Também achei muito linda a última foto, parece mesmo um mundo de fadas, muito bem dito! Dá vontade de morar lá dentro! =)
      Beijos!

  2. Que lindo post! Outro dia vi um vidro grande que tenho guardado e estava pensando o que poderia fazer com ele. Agora já decidi!
    Ele se parece com esses das orquídeas que vc postou, mas tem a boca mais estreita, como o da primeira foto. Tenho que planejar como vou plantar, porque minha mão não entra no recipiente… mas se der certo vai ficar lindo!

    • Nossa, Debora! Eu achei esses com orquídeas maravilhosos! Se der certo ficará lindíssimo, ainda mais em um vidro grande! Em algumas fotos, vi pessoas manipulando com hashis, poderia adaptar um do tamanho do seu vidro!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!