Organização dos armários da cozinha e detalhes – parte 1

Nesse post vou mostrar um pouquinho de como organizo alguns armários da cozinha e também alguns detalhes dela. Na verdade, nem sei se posso chamar de “organização”, pois é tudo meio gambiarra, usando potes de sorvete, caixa plástica, de margarina… nada combina com nada. Enfim, “é o que tem pra hoje!” rs

armario cozinha planejadoUm lado da cozinha. Aquela parede onde tem o nicho para o micro-ondas não existia. Ainda bem que pedi para fazer, pois este armário até o teto quebra um galho enorme!

Vou começar pelo armário com porta basculante, aquele acima do micro-ondas, que era o que mais me dava trabalho:

organização armario cozinha despensaAntigamente, este era o armário das “tranqueiras”. Tinha salgadinho, bolachas, chocolate etc etc etc, mas resolvemos tentar parar de comer ou pelo menos diminuir na quantidade. Algumas coisas ainda persistem (vejam aí! rs), mas o importante é dar o primeiro passo, né?! Enfim, como nesse armário guardamos vários saquinhos, imaginem a bagunça que ficava. Tinha que ficar arrumando sempre e, após colocar tudo em potes, minha vida melhorou muito! rs Para limpar também é uma maravilha! Ainda queremos colocar uma prateleirinha aí, vamos ver se rola!

Armário abaixo do micro-ondas:

armario cozinha despensa organizaçao Na parte de cima, guardamos os grãos, e alguns temperos. Até algum tempo atrás, nós deixávamos os sacos de arroz, feijão, entre outros, fechados com prendedor de roupa, isso mesmo, tudo com muito glamour! rs Tinha mais prendedor de roupa dentro do armário que no varal. Ainda uso alguns, mas bem menos que antes. rs

Um belo dia, voltamos de uma viagem e fomos preparar um macarrão. Gente, estava cheio de caruncho!!! Na hora tiramos tudo do armário loucamente e os danados estavam fazendo a festa, comeram arroz, feijão, farinha, lentilha e até tempero!!! Que naipe de bicho é esse que come tempero, meu povo?! Tivemos que dar aquela geralzona, limpamos tudo e não deu para salvar quase nada. Marido traumatizado, decretou: “temos que colocar tudo em potes herméticos”. E lá fomos nós em busca dos tais potes.

Foi praticamente uma saga, pois custam uma fortuna! Vimos um pote (menos de 2L) que custava quase cem reais! Acabamos encontrando os melhores preços na Preçolândia. Ainda assim não são baratos, pois tínhamos que comprar não somente um, mas decidimos não mais fazer estoque de alimentos, o que diminuiria a quantidade de potes. Muitos ficavam um tempão guardados, dando brecha pros danadinhos que parece que comem até plástico… hunf!

Não apareceu na foto, pois estava lavando, mas tenho um pote desses também para guardar bolacha água e sal que adoro, que murcha rapidamente e que fechava com fita crepe rs.

armario cozinha despensa organizaçao (2)Na parte de baixo ficam coisas que não usamos muito. O gergelim que demora para acabar coloquei num pote com a data de vencimento. Ensaquei o amido de milho e coloquei a farinha de trigo dentro de um pote de sorvete mesmo (mas com o saco original mesmo, pois acho mais fácil de usar).

Estou achando os potes de sorvete ótimos para organizar, então marido e eu estamos fazendo o sacrifício necessário para tomar logo os sorvetes e liberar mais potes.

Agora vamos aos paneleiros horizontais que ficam ao lado do armário que acabamos de ver:

DSC_5979 DSC_5982Esses dois gavetões pedi para o marceneiro fazer especialmente para as panelas e eu adoro, pois cabem todas (empilhadas, mas tudo bem rs).

Uma dica que a Mag deu para evitar manchas nas panelas de inox é tirar o resíduo do alimento, colocar vinagre de álcool e deixar por uns minutinhos. Depois é só lavar normalmente.

Aquela panela de pressão de cor clara deve ser mais velha que eu, literalmente… hehe. Minha mãe não estava usando e me deu. Eu raramente frito bife, mas quando faço, uso panela de pressão, pois faz menos sujeira no fogão.

E gente, eu não sou #alokadasfrigideiras, viu?! É que como nós acampamos, acabamos comprando algumas mais baratinhas para este fim e enquanto isso vamos usando em casa também. Falando nisso, logo que nos mudamos compramos uma coloridinha, toda bonitinha que logo ficou toda feia e manchada… 🙁

Gavetas que ficam ao lado dos paneleiros:

gaveta talheres divisoriaNa primeira gaveta ficam os talheres. Essa divisória, compramos numa loja localizada em Santo André – SP. Ela era um pouco maior que a gaveta, mas marido serrou e ficou ótima! Para quem se interessar, a loja chama-se Mafecom.

gaveta talheres espatulas cozinha organizacaoEsta é a gaveta que tem de tudo um pouco, uma bagunça até que organizada e adoro o colorido dela. O porta talheres compramos no C&C e achamos ótimo pois é emborrachado embaixo (nas extremidades) e não fica deslizando na gaveta. Para guardar as conchas, espátulas e cia, o melhor jeito que achamos foi esta caixa plástica que coube certinho.

Depois que compramos uma espátula de silicone, fomos trocando as outras de plástico conforme foram estragando. Nós adoramos, pois podemos mexer sem medo as panelas que têm antiaderente. O único que não gostamos muito foi o pegador de macarrão, achamos os dentinhos meio molengas.

A latinha em destaque é um porta palitos de dente. É só empurrar pra baixo que o palito sai facilmente. Eu adorei, pois a Gina gosta de tirar uma com a minha cara, fico balançando a caixinha e, ou demora um século para sair um ou caem vários ao mesmo tempo.

Esse raladorzinho nós usamos muito, é bem prático pra ralar queijo!

gaveta cozinha pano de pratoGaveta de panos de prato e saquinhos que uso para congelar.

gaveta cozinhaGaveta dos jogos americanos, luvas, cápsulas de café e tudo o mais que não tem onde guardar, vai pra lá… acho que todo mundo tem uma gaveta dessa, né?! Ou não? rs

armario cozinha cantoEssa parte do armário fiz assim para abrir a entrada da cozinha, caso contrário o espaço seria mínimo. Achei que não caberia muita coisa, mas até que cabe! Esses frasquinhos marrons são de hipoclorito de sódio que usamos para higienizar a salada. O açúcar, usamos o demerara da União. Além de acharmos mais gostoso, este tipo preserva alguns minerais, como cálcio e ferro, no processamento. Aos poucos vamos introduzindo coisas mais saudáveis e reduzindo outras, como os enlatados (nesse armarinho tinha muitos!).

Sabe o que eu guardo aí também? Um floral para melhorar a memória que eu esqueço de tomar. Já viu isso? rs

Naquele potinho de margarina guardo:

identificador de copos monstrinhosIdentificadores de copos! Usamos quando recebemos os amigos, cada um escolhe seu monstrinho e marca seu copo. Da última vez em que fizemos um churrasco e, geralmente, usamos copos descartáveis, levei uma caneta daquelas de marcar CD para identificá-los.

Depois mostro o outro lado, senão este post (como sempre rs) ficará ainda maior.

Para finalizar, mostro as novas integrantes da cozinha:

tabua de corte de vidro cozinhaEu não sou #alokadasfrigideiras, mas sou #alokadastabuasdecorte. Resolvi aderir a este material depois que vi um post da Ana, em que ela mostrou as delas e explicou as vantagens. Eu tinha duas que estavam horríveis, manchadas e cheias de fissuras (super propícias ao crescimento de micro-organismos), então lembrei que minha mãe tinha uma guardada (ela ganhou, mas prefere a que ela tem) e peguei para testar. E adorei, tanto que já comprei outra (a menor) na Preçolândia (não achei no site, mas vi aqui também).

tabua de corte carne de vidroElas têm estes pezinhos (haha iguais aos que coloquei na minha bandeja de MDF), então não deslizam e são fáceis de retirar da bancada.

No início, estranhei um pouco, devido ao barulho que a faca faz no vidro, dá uma sensação que vai quebrar, mas depois acostumei (é resistente, de vidro temperado). E para lavar é bem rápido e fácil. Ah, alguns alimentos de casca lisa e esféricos, como tomate, escorregam um pouquinho, mas já me acostumei a segurá-lo de outra forma. Também já li que algumas pessoas não gostam, pois estragam o fio/corte da faca, mas ainda não percebi isso.

Ainda temos mais duas antigas de plástico (nós usamos uma para queijos, outra para verdura, outra para carne… não disse que éramos oslokos? rs) que ainda estão novas, então por enquanto usaremos.

E nós as higienizamos com água sanitária, uma vez por semana, aproximadamente. Depende do tamanho da tábua, mas a medida é 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água. Deixamos a tábua submersa em um recipiente (para isso, coloque algum peso em cima) por 20 minutos, esfregamos em seguida, depois é só enxaguar e secar. É importante mantê-las secas.

E ainda servem de decoração:

cozinha americanaE vocês, têm alguma dica de organização, também dizem “ai que droga, vou ter que tomar esse sorvete para ser uma pessoa mais organizada”? Ou só eu uso este recurso requintado? rs

 “Se você consegue organizar sua cozinha, consegue organizar sua vida”

Louis Parrish

Viiiiixi… rs

18 ideias sobre “Organização dos armários da cozinha e detalhes – parte 1

    • Hahaha sério que vc tem um igual?? rs Esse eu ganhei da minha mãe!
      Esses potes são mto bons, pena que são carinhos…
      Não é? São tão bons, tenho mta dó de jogar, uso para várias coisas… rs
      Beijão Sô!

  1. Menina mas tu é organizada pra lá da conta, adorei o paliteiro, e o identificador de copos q legal, nem sabia q existia, ô pessoa desinformada rsrs. Muito bom ser organizada né, é muito feio abrir um armario e parecer q vai sair um trem de dentro e nos atacar rsrs. Agora eu, onde vc usa potes de sorvete eu uso potes da tuperware, sabe pq, tenho eles há 21 anos, é faz td isso q casei, tô capengando já rsrs, daí por causa do tempo as tampas ressecarm e quebraram, mas os potes estavam firmes e fortes, então não ia jogar fora né, tb uso cestinha igual à que vc tem laranja no armario basculante de “guloseimas”, mas não tenho nada contra ao uso do pote de sorvete, o importante é td organizado. Eu tb uso eles pra lavar banheiro, janela, tenho eles espalhados pela casa toda, tb uso no artesanato, enfim reutilizar sempre. Mas continue fazendo o sacrifício com esses sorvetes!!! Fazer o q né.
    Lindas as tábuas hein, tenho…uma!! Rsrs acho q preciso de mais né. E vi um video de especialista q dz q tábua de vidro tira o corte da faca sim, mas prefiro amolar e continuar com ela de vidro, aquela de madeira nem pensar!!! Ecaaaa . Ah lembrei tenho mais uma na churrasqueira rsrs só que de plástico.
    Sou meio louca por organização, marido fica apreensivo, pq ele seca a louça e guarda, mas vou e alinho todos os talheres na gaveta. Rsrs viu sou…. deixa pra lá.
    Vc viu o video no meu blog em setembro com a minha organização da cozinha?
    Parabéns amiga td lindo!!! Amei continue assim, pra eu nao ficar sozinha nessa loucura, que é organização rsrs

    Bjks

    Renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    Ps. Tb tenho um remedinho natural pra memória q tb esqueço de tomar, pq será né.

    • kkkkk sair um trem de dentro é ótimo rsrs
      Ai Mag, eu tb uso esse tuperware!! rs É que não apareceu na foto, acabou ficando escondido do pote de sorvete preto. Minha mãe era a Rainha do Tuperware rs e me deu alguns. Esse que eu uso a tampa tb ressecou, tá até sem cor, coitado… rs
      Essa cestinha acho linda tb!
      Hahaha eu tb sou meio assim qto aos alinhamentos, só que às vezes até eu me irrito comigo mesma… rsrs
      Menina, não vi!! Verei sim, com certeza, adoro ver essas coisas sobre organização!!
      Quanto ao remedinho, já era, somos caso sem solução… rsrs

      Beijooo

      PS.: Ai, continuaremos tomando os sorvetes, né… fazer o quê… rsrs

  2. Oia eu de novo, já escrevi uma carta ao invés de comentário e esqueci de falar dos bichinhos nmo macarrão, menina comigo tb aconteceu issdo mas a embalagem estava fechada, passou tb pra td que estava na dispensa. Joguei fora tb, daí fui no walmart comprar e adivinha? Tava uma epidemia, pq lá tava cheio tb. Q horror né. Agora fuiii. Bjo

    • Nossa, com certeza!! rs Servem para muita coisa! Não só para organização, mas eu trago muitos doces que a minha sogra faz dentro deles tb… rsrs
      Obrigada pela visita, já vou te visitar tb!! =)
      Beijos

  3. “Até algum tempo atrás, nós deixávamos os sacos de arroz, feijão, entre outros, fechados com prendedor de roupa”

    ahuahauahuahuahuahuau… erm cof cof…. eu faço isso até hoje. Vergonha de mostrar o estado dos meus armários. Mas eu tenho uma desculpa: não dá vontade de deixar organizado e bonitinho um lugar feio e pequeno… moro numa kitinet e odeio tudo nela. Espero que com uma casa novinha e lindinha o espírito da organização encarne em mim rs… Pra vc ter uma ideia, minha atual cortina do banheiro é uma toalha grudada com fita adesiva hahahha

    Mas vc é muito organizada! Tem nada de gambiarra não, dá pra ver seu capricho em tudo.
    Essa tábua de vidro é boa mesmo, uso há anos. Até comprei uma pra sogra, porque depois que parei de usar a de plástico e madeira fiquei fresca… Ia na sogra fazer comida e ficava com nojinho daquelas tábuas mal lavadas cheias de cracas, rs. Te falar que eles ainda usam aquelas tábuas craquentas e nunca higienizaram.

    Invejei aqui seus cacarecos. Tenho vontade de jogar fora tudo que eu tenho e comprar tudo de novo pra casa nova… é só velharia, aquelas panelas de 50 anos das tias/mãe, e só pote de margarina raxado, que tristeza. Isso que na minha última mudança doei metade das louças e tralhas, mas tenho uma mania de ficar guardando tralha e pote velho que Deus o livre.

    Ps: panela em gavetão deve ser uma beleza mesmo. To acostumada a colocar tudo em armários minúsculos e é um saco. Vou querer fazer vários gavetões na minha cozinha também.

    Beijoss
    http://meucafofopitoresco.blogspot.com/

    • kkkkkkk normal, Thaís, já vi mta gente falando isso e ó, acho que vc vai querer sim deixar tudo bonitinho na sua casa, dá gosto cuidar do que é seu!! Eu não era organizada assim não, me forcei, pois vi que é mto mais fácil manter tudo em ordem, facilita mto! Não que na casa dos meus pais eu não ligasse, na verdade eu quase não parava em casa, mas minha mãe acabava organizando tudo, né… a gente vai aprendendo, na marra ou não! rs Só preciso focar no guarda roupa agora… rsrs
      Putz, essas tábuas de plástico ficam num estado crítico mesmo!!!
      kkkkkk eu tenho cacareco velho e novo… com o tempo a gente vai atualizando as coisas por aqui. A nossa mais nova aquisição que estávamos pra comprar faz tempo foram assadeiras de cerâmica. Logo quando nos mudamos compramos umas baratinhas no Carrefour, mas com teflon e são uma porcaria! Aqui não tenho mto onde guardar as coisas, então o jeito é doar ou por na reciclagem, né… pensa nisso qdo pensar em guardar as tralhas, “não tenho onde guardar”… eu já vim com esse pensamento pro apê, mas acho que poderia ter bem menos coisas tb… rs
      Ah, eu adorei esses gavetões!!! =)
      Beijão, Pitoresca!!!

  4. Você é bem organizada! Eu tento mas ta dificil kkkk. Mas falando serio estou tentando dar um jeito na minha dispensa onde guardo os alimentos e o meu armário de panelas. na dispensa estou pensando em comprar cestinhos e também aquele suporte que cria mais um andar para dentro do armário (você sabe qual estou falando?).
    Na correria do dia a dia eu vou guardando tudo meio de qualquer jeito, não vou negar, mas tento sempre deixar o menos desorganizado rsrsrs
    Essa tábua ja tinha visto mas nem dei importância, mas agora, com certeza vou querer uma pois ela é bem mais higiênica, além de ser mais alegre! 🙂

    Bjsssss

    • Hahaha eu não era mto não, Lisa… mas estou tentando melhorar a cada dia!! rs
      Agrupar tudo em cestos, potes achei que facilitou mto, além de abrir espaço! Ah, eu sei sim que suporte é! Eu uso em alguns armários daqui de casa, são ótimos, uma ideia fantástica de quem criou!
      E qto às tábuas eu estou adorando. Dá um alívio poder lavar bem… rs E tb acho lindas! =)
      Beijoo

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!