Ícone do site Viajando no Apê

Artes decorativas para fazer com crianças!

artes decorativas para fazer com criancas

Para comemorar o Mês das Crianças, trarei algumas ideias relacionadas ao assunto ao longo de outubro. Ou seja, teremos várias coisas interessantes e divertidas!

Hoje trouxe alguns projetinhos de artes decorativas para fazer com a criançada, estimular a criatividade, se divertir e ainda enfeitar o quarto deles ou qualquer outro ambiente da casa.

Tem arteirice para crianças de diferentes idades, eu mesma adorei várias ideias! :). Mesmo que você não tenha filhos, sobrinhos, priminhos, ainda não tenha netinhos ou não tenha contato com crianças, vale a pena dar uma olhada no post. Alguns projetos podem ser adaptados para a “versão adulta” e nem vale dizer que não tem jeito para trabalhos manuais, pois são itens fáceis de fazer, viu? 😉

Chega de blá blá blá, vamos ver o que encontrei!

— PRATO DE PAPEL —


Taí um material bacana para se trabalhar com os baixinhos. O prato de papel é barato e permite a criação de várias coisas divertidas. Muitas ideias também podem ser utilizadas para decorar festinhas de aniversário. Dá só uma olhada nas sugestões:

Animais! É possível fazer todo tipo de bichinho, um mais fofo e criativo que o outro. Bastam alguns recortes fáceis e simples detalhes para a arte ficar ainda mais legal. Os olhinhos móveis, por exemplo, vendidos em saquinhos com várias unidades, são utilizados em várias artes.

Imagem via Pinterest

Imagens via 1 | 2

Imagem via

Imagens via 1 | 2

Imagens via 1 | 2 (Pinterest)

Imagens via 1 | 2

Imagens via 1 | 2

Imagens via 1 | 2

Os dinossauros abaixo também são bem legais de fazer. Repare nas pernas dos dinos da esquerda feitas com rolos de papel. Se você gostou dos bichanos da direita, mas acha os desenhos muito complicados, não se preocupe! A mãe, que elaborou essa atividade para seus filhos, disponibilizou os templates em seu blog (estão no final do post), é só imprimir.

Imagens via 1 | 2

São tantas e tantas inspirações! Acho que dá para entreter a criançada por um bom período, né? Difícil é escolher quais arteirices fazer… rs.

Imagens via 1 | 2

Imagem via 1 | 2

Imagens via 1 | 2

Adorei o arco-íris feito com linhas, super criativo!

Imagens via 1 | 2

Outra ideia mais simples para entrelaçar linhas é fazer furinhos em uma parte ou contorno de um desenho. Uma atividade interessante para trabalhar a coordenação e concentração.

Imagens via 1 | 2

Imagens via

Frutas e outras comidinhas! Ah, quantas coisas legais para se fazer! Já imaginei as as artes emolduradas na cozinha. Que tal? O abacaxi é tendência na decoração, não poderia faltar! :). Adorei as maçãs mordidas e as melancias no vidro da janela. O toque translúcido do papel de seda ficou demais!

Obs.: Sempre que vejo maçãs e abacaxis me vem na cabeça o “Pen-pineapple-apple-pen” rs.

 Imagens via 1 | 2 | 3

Uma ideia para expor na parede é escolher um fundo bem vivo, olha que linda ficou essa combinação:

Imagem via

Mais algumas ideias. Alguns recortes no prato também podem originar morangos, bananas, limão…

Imagens via 1 | 2

Alguém aí gosta de pizza? Olha só que capricho essa, tem vários complementos. Algo me diz que essa atividade faz sucesso, hein… rs.

Imagem via

A partir dessa ideia é possível fazer quadrinhos bem divertidos! Veja outras sugestões de frases logo abaixo dessas imagens.

Imagens via 1 | 2

E é claro, depois do jantar não pode faltar a sobremesa! Olhem esses donuts que fofura! Adorei a o detalhe da mordida.

Imagem via

Para os confeitos, você também pode utilizar miçangas coloridas, lantejoulas, glitter ou o que a imaginação permitir. É diversão na certa!

Imagens via

Nessas atividades com pratos de papel, além da pintura, vimos trabalhos com colagens. Também tem muita ideia bacana nesse segmento, confira abaixo!

— RECORTES E/OU COLAGENS —


O autorretrato com colagens é um projeto bem legal de fazer com as crianças.  Disponibilize folhas de revistas com fotos de pessoas para que as crianças recortem as partes do rosto. Estimule-os a utilizar recortes de rostos diferentes, o resultado é bem divertido. Se forem crianças pequenas, pode-se deixar tudo cortadinho para que elas apenas colem as imagens no local. Outros detalhes podem ser acrescentados como linhas grossas para fazer o cabelo ou mesmo pintura, fitas para o laço, retalho de tecido para a roupa etc. Para finalizar, quadradinhos ao redor da folha para fazer a moldura e recorte de letras para o nome. Adorei! Essa atividade rende um quadro bem original, não acha?

Imagens via

Para crianças mais novas pode-se elaborar figuras simples para que elas montem no papel como um quebra-cabeça. Dão ótimas artes decorativas para paredes!

Imagens via 1 (Pinterest) | 2

Já vi vários joguinhos online para vestir boneca(o)s e princesas e pelo que vi é algo que faz sucesso entre as crianças. Essa atividade abaixo traz a brincadeira para as artes manuais. Se você gostou dos desenhos, imprima os templates das bonecas disponibilizado pela autora. Ah, lá tem também um desenho de ratinho esperando para ser vestido!

Imagem via

Outros materiais também podem ser utilizados para fazer as roupinhas no lugar de tecido, como papel, guardanapo e até mesmo pétalas de flores e folhas de árvores!

Imagens via 1 (Pinterest) | 2

Imagens via

E esse pote de pipoca feito com bolas de algodão? Detalhe para a manteiga derretida feita com corante alimentício diluído em água. Adorei, super criativo! Para espalhar o líquido foi utilizada pipeta Pasteur descartável, ótima para artes infantis. Esta é uma boa atividade para trabalhar a coordenação motora fina, já que é preciso controlar os pequenos músculos para liberar a “manteiga” em pouca quantidade. O template deste baldinho de pipoca você encontra aqui.

Imagem via

Recortes em papel dobrado são muito divertidos de fazer também, pois existe o elemento surpresa da figura que surgirá. Eu adorava fazer isso! Com os recortes pode-se criar lindos quadrinhos.

Imagem via

Imagens via 1 | 2

Imagem via

Olha que legal essa composição com recortes de papel:

Imagem via

Os botões também podem decorar vários desenhos. Um pincel pode auxiliar a passar a cola nos botões. É um passatempo bacana para adultos também, que tal acompanhar as crianças na arte do dia? 🙂

Imagens via 1 | 2

Imagens via

Imagens via 1 | 2

— FORMINHAS DE DOCES —


Diversos materiais que temos em casa podem ser utilizados nas atividades artísticas, como forminhas de doces, por exemplo. Na foto à esquerda foram utilizados arames coloridos e felpudos para fazer o caule das flores. Eles são bastante usados no exterior para artesanato, mas na verdade são limpadores de cachimbo. Já vi para vender no Mercado Livre e Elo 7, mas sempre dá para adaptar com outras coisas, como canudinho, por exemplo.

Reparem que na arteirice da direita, o vaso para as coloridas flores foi feito com um prato de papel cortado na metade.

Imagens via 1 | 2

Olha que graça essas bailarinas elaboradas com palito de sorvete e forminhas de cupcake! Os bracinhos foram feitos com o arame que falei acima, mas mesmo sem eles as bonequinhas ficam uma fofura. E esse dragão? Que ideia criativa!

Imagens via 1 | 2

— CRIAÇÕES COM PALITO DE SORVETE E PRENDEDOR  —


Palito de picolé e prendedor de roupa! Mais materiais baratinhos que dão asas à imaginação. Confira as inspirações:

Aviõezinhos podem decorar paredes ou se transformar em ímãs de geladeira para prender recados ou contas a pagar, por exemplo. Infelizmente, elas não voarão para longe… rs.

Imagens via

Imagens via 1 | 2

E olha esses gnomos de jardim… rs. Foram feitos com espátulas de madeira. Para a barba pode ser utilizada tinta puff.

 Imagem via

Porta retratos super fofos podem ser criados com palitos de sorvete. As crianças podem decorá-los com tinta, giz de cera, canetinhas, washi tape etc.

Imagens via 1 | 2

Imagens via 1 | 2

— CARIMBOS —


Outra ideia divertida que normalmente as crianças adoram! Nem precisa comprar, dá para criar com vários objetos que temos em casa ou mesmo usar os dedinhos para carimbar. Com essa técnica podem ser criadas muitas artes decorativas.

Abaixo, dois exemplos de carimbos com os dedos, um com impressões digitais e outro somente com a ponta. Para deixar a brincadeira mais divertida, misture levemente as cores num pratinho e veja que bonito o resultado! Cada impressão terá tonalidades diferentes. A arte pode ser livre ou se preferir, pode-se preencher um desenho pronto. Se você gostou da ideia do dente-de-leão, tem o template para imprimir aqui.

Imagens via 1 | 2

A rolha é um material que pode ser utilizada como carimbo. Olha só algumas ideias de desenho. A ovelha ficou uma fofura com o lacinho!

Imagens via 1 | 2

Dê uma olhada na geladeira. De repente, talos de vegetais ou alguma fruta passada podem ser utilizados nessa arte. Nos exemplos abaixo, os carimbos foram feitos com a metade de uma maçã e talos de aipo. Um pedaço de batata também é uma opção interessante, já que é possível criar desenhos facilmente fazendo alguns cortes (estrelas, formas geométricas, por exemplo).

Adorei a ideia da cestinha feita com papel entrelaçado e as escamas coloridas do peixinho! Tem template do peixe aqui.

Imagens via 1 | 2

O fundo de uma garrafa PET pode dar origem a lindas cerejeiras e a parte de baixo de uma bexiga dar vida a um incrível sistema solar. Neste último projeto, as estrelas foram feitas espirrando tinta branca com uma escova de dente velha e o detalhe especial ficou por conta do efeito de mistura de cores que ocorre quando a bexiga encosta no papel.

Imagens via 1 | 2

Outros materiais simples que produzem carimbos bacanas: rolo de papel higiênico e garfo. É só afundar uma parte do rolo para fazer o formato de coração. Tinta aquarela é uma boa sugestão para fazer um fundo bem delicado. Com o garfo é possível criar vários desenhos além do panda, como pintinhos, porco espinho…

Imagens via 1 | 2

— TELAS DE PINTURA —


A pintura com fita adesiva (ex. fita crepe) é bem legal de fazer, pois o resultado surpreende! Para deixar tudo mais divertido, você pode colar a fita na tela do jeito que desejar (pressione bem na superfície), podendo fazendo listras, ziguezague, formas geométricas etc., a qual, sem cores parecerá bem sem graça. Entregue para a criança pintar, para facilitar pode-se utilizar rolinho de espuma. Após a pintura, a tela talvez fique parecendo uma “massaroca”, mas espere secar, retire as fitas com cuidado e então a “mágica” aparecerá. Olha só que bacana o resultado:

Imagem via

Achei super criativo o farol marítimo abaixo com os feixes de luz feitos com a técnica da fita adesiva. A silhueta do farol foi feita com papel preto. Posicione o recorte sobre a tela para saber onde colar as fitas, depois retire-o. Entregue a tela para a criança pintar, espere secar, remova as fitas e para finalizar, cole a silhueta no lugar. A autora desta atividade disponibilizou o template do farol, clique aqui para imprimir e aqui para ver mais detalhes.

Imagens via 1 | 2

Iniciais e nomes também são ideias legais para se fazer:

Imagens via 1 | 2

Colagens também podem ser feitas em telas resultado em quadros 3D bem bacanas. Na inspiração da esquerda foi utilizado cortador de papel no formato de borboleta que, dependendo da quantidade, pode facilitar bastante. O papel pintado com aquarela resultou em borboletas lindas e delicadas! O quadro da direita também é bem simples de fazer e fica super bonito. O detalhe especial fica por conta das flores feitas com caixas de ovos. Para os caules foram utilizados aqueles arames limpadores de cachimbos que comentei mais acima, mas podem ser substituídos por arames encapados com fitas ou canudos, por exemplo.

Imagens via 1 | 2

— PEDRAS —


Outra arte criativa para fazer com crianças é utilizando pedras, tem bastante ideia que estimula a imaginação. Essa abaixo eu também já fiz há um tempinho, meus cactos de pedra até hoje decoram o rack! 🙂 Minha tia viu outro dia e pensou que fossem de verdade rs.

Essa versão de cactos com olhinhos ficou uma fofura! Uma forma fácil de fazer os espinhos é utilizar canetinha (ex. Sharpie, Posca).

Imagem via

Dependendo do tamanho das pedras pode-se utilizá-las como peso de papel, de porta, aparador de livros…

Imagens via 1 | 2

Que tal fazer toda a família e depois montar um quadrinho? Adorei essa ideia! 😀

Imagem via

Imagens via 1 (Pinterest) | 2

Adorei o “Concerto de rock” rs. E esse porta velas? Super criativo.

Imagens via 1 | 2

Imagens via

Uma outra forma de utilizar as pedras pintadas pelas crianças é criando um porta-recados/fotos. Basta fazer um suporte com arame, o qual também pode ser decorado com miçangas.

Imagens via 1 | 2

Uma ideia super bacana e divertida para colorir as pedras é utilizar um secador de saladas. Sim, você leu certo! rs. Peça para as crianças colocarem poucas pedras (e não muito grandes) por vez no utensílio. Deixe à disposição tintas com cores vibrantes para que elas pinguem uma pequena quantidade sobre cada uma das pedras. Aí é hora de colocar a tampa e girar, girar e girar! Abram o secador e vejam o resultado fantástico!

Imagens via

Pedras tão lindas merecem ser expostas, não é? E foi isso que a orgulhosa mãe, autora do projeto acima, fez. Agora as pedras super fashion decoram uma parede!

                                                                                                                     Imagem via

Uma outra maneira de obter esse efeito marmorizado é colocando a pedra + tintas dentro de um potinho com tampa e chacoalhar. O resultado pode ser visto na imagem à esquerda. Aliás, olha mais uma sugestão de uso para as lindas pedras! A base dos caracóis foi feita com papelão. Ao lado, fofas joaninhas decoram o jardim. 

Imagens via 1 | 2

E essas centopeias? São divertidas de fazer e também podem decorar áreas externas, varanda, vasos de plantas…

Imagens via

Mais ideias engraçadinhas! 🙂

Imagens via

— VASOS DE PLANTAS —


Falando em vasos de plantas, também tem muitas ideias legais e criativas para decorá-los! Essa é uma atividade interessante, pois além de criar e enfeitar o vasinho, a criança pode receber ensinamentos sobre o ciclo de vida das plantas, inclusive fazendo o plantio de sementes para ir observando seu crescimento.

Garrafas plásticas podem se transformar em vasinhos bem engraçados! Aproveite a tampa para fazer o nariz/boca.

Imagens via 1 | 2

A garrafa PET parece que foi desenhada para ser reaproveitada como vaso. Sua base não parece patinhas?

Imagens via 1 | 2 | 3 | 4

Olha que legal a ideia abaixo também. A partir desse esquema pode-se adicionar alguns materiais para fazer um vaso autoirrigável antidengue/antizika/ antichikungunyaClique aqui para ver um tutorial.

Imagens via Pinterest

O alpiste é uma ótima opção para crianças plantarem, já que tem crescimento rápido. Uma ideia engraada é colar a foto da criança em um recipiente transparente e fazer do alpiste seu cabelo:

Imagens via

Também tem ideias para decorar vasos prontos. Veja só que legais as sugestões abaixo! Para o vaso de abacaxi ficar bacana, pode-se plantar uma suculenta pontudinha como a Aloe aristata, por exemplo, ou a própria coroa do abacaxi, a qual produzirá um pequeno fruto. Embora seu aparecimento demore cerca de um ano ou até mais, é interessante observar seu crescimento. Ah, vale observar que após a colheita, ela não produzirá outro fruto. Normalmente, quando ele está amadurecendo, novas mudas surgem da base da coroa então, antes de colhê-lo, retire-as para desejar realizar um novo plantio se desejar. Clique aqui para ver mais detalhes sobre o plantio.

Imagens via 1 | 2

E dá só uma olhada nessa maneira de decorar vasos, deve ser sucesso entre a criançada. O resultado é muito legal:

Imagens via

Espero que tenham gostado das ideias! 🙂

“Sempre é tempo de reencontrar sua criança interior e colorir sua vida”

Sair da versão mobile