Ícone do site Viajando no Apê

13 ideias criativas para reutilizar molduras

ideias para reutilizar molduras reaproveitar reciclar 2

Já postei aqui no blog ideias de como customizar molduras de quadros e porta-retratos, hoje trouxe algumas formas diferentes de reaproveitá-las, transformando-as em várias outras coisas. Vem ver o que pode ser feito!

1. LANTERNAS DECORATIVAS

A lanterna abaixo é super fácil de fazer. Quatro porta-retratos foram pintados de branco, incluindo a parte de trás da moldura e as travinhas que seguram o vidro, depois foram fixados um ao outro com cola quente. Esta lanterna não possui fundo, mas se desejar, você pode adicionar uma base de madeira.

*Imagem via

Nas lanternas abaixo foram adicionados mais detalhes como “tampa” e pezinhos. Clique nas referências para ver como foram feitas.

*Imagens via 1 • 2

Agora olhem essas, não parecem lanternas “originais” mesmo? Nem parece que foram feitas com porta-retratos. A parte superior foi feita com as arestas de uma outra moldura, a qual foi desmontada e colada. No total foram utilizados 5 porta-retratos. Clique na referência para ver mais detalhes desse projeto.

*Imagens via

2. LUMINÁRIA PORTA-RETRATO 

Essa ideia é muito bacana também! Cole os porta-retratos no formato que desejar, imprima fotos em preto e branco em papel semi-translúcido (vellum) e coloque uma vela de LED no centro. A autora do projeto abaixo utilizou uma vela verdadeira pequena, mas por precaução posicionou as fotos na frente do vidro para não ficarem em contato com o fogo. Uma dica é colocar a luminária sobre um espelho para refletir melhor a luz e deixar as imagens mais evidentes.

* Imagem via

* Imagem via

3. TERRÁRIO | ESTUFA (DE MENTIRINHA)

Mais uma ideia para reutilizar molduras. Este terrário não é feito com suculentas verdadeiras, mas fica bem bonitinho. E olha o charme da luzinha (vela de LED)!

* Imagem via 

A casinha abaixo também é uma graça, lembra uma estufa/terrário fechado. Foi feita com dois tamanhos diferentes de porta-retratos. Já postei o tutorial no blog, clique aqui para conferir.

4. QUADRO DE MENSAGEM DECORATIVO | QUADRO DE FOTOS

Olha que legal essa forma de expor mensagens! A autora do projeto utilizou papel recortado no formato de etiquetas e letras adesivas. Adorei a ideia, dá para se divertir criando frases.

* Imagem via

E se você enjoar das mensagens, ainda pode reaproveitar a moldura para expor fotos de uma forma diferente e divertida!

* Imagens via 1 (Little Inspiration) • 2

5. ORGANIZADOR DE BIJUTERIAS E ACESSÓRIOS

Olha que original essa ideia de utilizar os quadros como gavetas!

*Imagem via Pinterest

As inspirações abaixo são bem legais também, organizam e decoram! Para pendurar os brincos você pode fixar tela de galinheiro ou arame atrás da moldura com grampeador de tapeceiro ou mesmo com tachinhas.

* Imagem via

*Imagem via

As tiras de renda combinaram com a moldura delicada da foto à esquerda, né? Para pendurar os colares, instale ganchinhos. Adorei a composição na parede!

*Imagens via Pinterest

6. QUADRO DE RECADOS | CALENDÁRIO | LOUSA

Para fazer o quadro de recados abaixo, você só precisa de um porta-retrato, uma caneta que escreve no vidro (apagável) e algo para usar como fundo, como papel ou tecido, por exemplo.

* Imagem via

A ideia do calendário de anotações é muito legal, a autora do projeto utilizou cartelas de cores daqueles catálogos de tinta como fundo. Ficou lindo esse degradê, né?

* Imagem via Pinterest

Um quadro-negro também pode ser feito a partir de uma moldura com vidro, basta pintar a superfície com tinta lousa ou então revesti-la com contact lousa.

* Imagem via

7. BANDEJAS

Precisando de uma bandeja aí na sua casa? Pegue aquela moldura encostada, faça uma boa pintura se precisar, adicione puxadores (de móveis mesmo) e pezinhos, se desejar, escolha um fundo bacana e pronto!

* Imagem via

* Imagem via

No projeto abaixo, um espelho foi adicionado como fundo, mas você pode reutilizar um espelho já emoldurado também.

* Imagem via

8. PORTA-CHAVES

Outro projetinho pá-pum! Personalize a moldura como desejar e instale ganchinhos. Se desejar, adicione etiquetas de identificação.

*Imagem via

* Imagem via

9. CABECEIRA ORIGINAL

As camas box têm sido bastante utilizadas, principalmente as com baú. Elas não têm cabeceira, mas encontram-se algumas opções no mercado. Para você que curte ideias alternativas, olha só essas inspirações com molduras de quadros!

*Imagem via Pinterest

Que tal essa cabeceira desenhada? 🙂 Essas molduras não têm vidro, o desenho foi feito no tecido (linho) fixado nas mesmas.

* Imagem via

Já a moldura abaixo, recebeu acabamento botonê. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas vale a pena, o resultado é uma cabeceira linda e super original!

* Imagem via

10. NICHOS EMOLDURADOS

O efeito é bem bacana, né? Pode ser difícil encontrar um nicho que tenha as mesmas medidas da sua moldura, então a solução é colocar a mão na massa (no youtube há muitos vídeos que ensinam a fazer nichos e como fixá-los na parede). Depois é só colar as molduras com uma cola de boa fixação, como esta por exemplo.

* Imagem via Pinterest

* Imagens via 1 • 2

* Imagem via

* Imagens via 1 • 2 

11. PORTA TOALHA CRIATIVO

Para um banheiro super descolado, o porta toalhas não poderia ser comum, né? 🙂 Adorei essa forma de reutilizar moldura!

* Imagens via

12. MESINHA DE CENTRO, DE CABECEIRA OU PARA A LATERAL DO SOFÁ

E que tal essa outra forma de reutilizar molduras? Garimpe um pé ou base bacana e fixe a moldura no topo. Essa mesinha abaixo ficou um escândalo! Super estilosa.

* Imagem via

* Imagens via Pinterest

13. EMOLDURE MOMENTOS ESPECIAIS! 🙂

* Imagem via Pinterest

* Imagens via Pinterest

 * Imagem via

Gostaram da proposta de reutilizar molduras de diferentes maneiras? Tem alguma parada por aí? Bora usar a criatividade! 🙂

Sair da versão mobile