Ícone do site Viajando no Apê

Ideias para personalizar molduras

Eu adoro uma parede decorada com molduras. Tenho fotos e imagens emolduradas por toda a casa. Quem mais aí curte?

Acho bacana, pois se a gente enjoar ou quiser mudar um pouco o ambiente, é só trocar o conteúdo das molduras ou ainda dar um up nas mesmas.

Quer ver algumas ideias do que fazer? Simbora!

Uma forma super fácil de personalizar molduras é utilizar washi tape/fitas adesivas decoradas ou simplesmente pintar. É aquele esquema que a gente adora: rápido, fácil e barato!

Você pode decorar a moldura toda ou fazer apenas detalhes, pintar somente algumas partes. Fica bem bacana, dá só uma olhada:

* Imagem via 

Essa ideia também é show! Adorei a pintura feita na composição de quadrinhos, bem original.

* Imagens via 

Pequenos e simples detalhes podem mudar o visual facilmente. As tintas em spray são ótimas para dar um up, especialmente as que têm acabamento metálico.

As molduras abaixo receberam tinta dourada somente nos cantinhos, combinando com as figuras, as quais foram recortadas de uma sacola de papel. Legal, né?

* Imagens via

Outra ideia bacana, semelhante a esta acima, é fazer detalhes com tinta spray que simulem aquelas cantoneiras de metal, sabem? O pulo do gato no projeto abaixo foi ter utilizado pedaços de fita crepe pintados de dourado ao invés de pintar a moldura. Se você enjoar é só remover as fitas! O resultado ficou super realista, vejam:

* Imagem via

Vejo muitos projetos da gringa utilizando folhas de ouro (imitação). Estas também podem destacar uma moldura, conferindo um aspecto muito bonito. Nunca procurei por aqui, será que são caras?

* Imagens via

Mais uma forma de personalizar molduras fazendo alguns detalhes:

* Imagem via Pinterest

Molduras pintadas por inteiro também ficam lindas e delicadas, dá a impressão que são de metal mesmo:

* Imagem via

* Imagem via

Saindo das cores metálicas, mas continuando com as pinturas, encontrei formas bem diferentes e criativas para dar outra cara às molduras. Na composição abaixo, somente algumas foram pintadas, assim como seus passe-partout (“margens” de papel ao redor da imagem), que receberam um tom mais claro. Achei o efeito visual super bacana com as fotos em preto e branco, vejam só:

* Imagens via 

Pintar somente algumas molduras da composição já dá outros ares à decoração, veja mais inspirações:

* Imagem via

Nesta imagem foram utilizadas três cores, mas a mais escura aparece em menor quantidade e em molduras pequenas. E percebam que as amarelas também têm a cor presente nas figuras, achei bem legal.

* Imagem via

Outro exemplo de molduras que combinam com as imagens:

* Imagem via Pinterest

Um efeito que eu acho bem legal também é a moldura de mesma cor da parede. Aliás, outra dica é fazer uma composição com molduras vazias. Acho interessante, pois dá impressão de alto relevo. Ouse, saia do comum! 🙂

* Imagem via Pinterest

* Imagem via 

* Imagem via

* Imagem via

* Imagens via 1 • Pinterest

E essa ideia de adicionar prateleiras às molduras? Quadros 3D, adorei! 🙂

* Imagem via

O foco das duas inspirações abaixo não está nas molduras, mas como estamos falando de paredes, resolvi compartilhar. Paredes coloridas são ótimas para brincar com as imagens, você pode utilizá-las como fundo dos quadros, olha que legal: 

* Imagem via

Na inspiração abaixo, a cor da parede serve como borda para as figuras, as quais parecem flutuar. Para conseguir esse efeito, retire o fundo das molduras, limpe bem o vidro e fixe as figuras com pequenos pedaços de durex. Eu já fiz um quadro desse tipo, mas inventei uma gambiarra para prender a imagem, clique aqui para conferir.

* Imagem via

E quem aí curte degradê? Essa é uma outra forma de personalizar molduras. O degradê pode ser obtido com várias molduras numa composição. As molduras de uma das extremidades são pintadas com uma cor mais escura e nas seguintes a cor vai clareando:

* Imagem via 

Essa técnica também pode ser aplicada diretamente na moldura, fica bem delicado:

* Imagem via

Se você curte o degradê, também conhecido como ombre, clique aqui para ver mais inspirações.

Agora, uma ideia um tanto quanto polêmica, que dividiu opiniões. O artista australiano Oliver Jeffers é autor de uma série denominada Dipped Paintings, a qual apresenta quadros que foram parcialmente imergidos em um recipiente cheio de tinta. O resultado é esse:

A primeira vez que vi seus quadros, tomei um susto. Não sei explicar o que senti, eu adoro coisas e ideias diferentes, mas esse tipo de arte me incomodou um pouco. Acho que foi um sentimento de “Achei interessante… mas e a pintura? Que dó”, fora a curiosidade em saber como era o restante da imagem. Ainda estou processando meus sentimentos… rs.

E você, o que achou? Cool, moderno, uma blasfêmia, horrível? Só sei que muita gente curtiu e mandou ver nos baldes de tinta… ou no spray, como no caso abaixo:

* Imagem via

* Imagens via 1 • 2

O quadro abaixo se encontra à venda na gringa.

* Imagem via

Se você curtiu esse lance, mas não deseja cobrir nenhum quadro com tinta, uma opção é fazer com imagens impressas. Retire o vidro, passe fita adesiva para delimitar a área e divirta-se na pintura:

* Imagens via

Ainda é possível personalizar molduras de várias outras formas, revestindo-as com tecido ou decorando-as com outros materiais. Já fiz um post sobre isso há algum tempo, clique aqui para ver mais ideias criativas e diferentes!

O que acharam das inspirações de hoje? Vocês têm molduras em suas casas? Já pensaram em dar um tcham (essa é velha, hein) nas mesmas?

Sair da versão mobile