Ícone do site Viajando no Apê

Banheiros decorados – 112 imagens inspiradoras!

Eu simplesmente adoro ver imagens de banheiros decorados! Na época da reforma de nosso apê salvava freneticamente várias fotos e, como o nome do blog bem diz, ficava viajando nas mil e uma possibilidades… rs.

Uma amiga minha está em busca de inspirações para o banheiro de seu apê e super em dúvida quanto aos revestimentos e quais cores utilizar. A entendendo perfeitamente, afinal, a oferta de materiais e novidades no mercado crescem a cada dia.

Ela me pediu ajuda e resolvi fazer um post sobre o assunto, para quem sabe, ajudar outras pessoas também.

Um banheiro com uma parede de revestimento/cor diferente das outras é o que ela deseja. Ah, e não quer que ele fique escuro, então será interessante o uso de tons clarinhos, mas trouxe diferentes tipos de banheiros decorados para nos inspirar.

Ah, aproveitem para observar também as bancadas, espelhos, armários/gabinetes, nichos, boxe, torneiras e outros metais, iluminação, itens decorativos… ufa, há muitas coisas a se pensar para um ambiente geralmente tão pequeno, não é?!

Vamos lá! Encontrei muuuitas decorações bacanas!

– Banheiros decorados com pastilhas –

As pastilhas são uma ótima opção para quem deseja adicionar cor nas paredes ou somente fazer algum detalhe no banheiro. Há uma infinidade de cores, materiais, tamanhos, estampas de pastilhas. As de vidro são as mais utilizadas e que têm maior durabilidade.

Para obter um bom acabamento, é necessário um profissional com experiência para instalá-las. Já vi casos em que não souberam aplicá-las corretamente e o resultado foi pastilhas tortas na parede. Veja aqui algumas questões relacionadas ao uso deste material.

Também deve-se levar em consideração que, por serem peças pequenas, a quantidade de rejunte utilizada será maior. Quando colocadas nas paredes do boxe, o contato com a água é constante e, consequentemente, a limpeza talvez não seja tão prática como um “revestimento normal”, ainda mais se o rejunte for branquinho e o ambiente mal ventilado. Isso é algo muito pessoal, tem gente que adora o efeito estético e não liga de dar uma esfregadinha a mais quando necessário, já outras pessoas não colocariam novamente. Uma opção é aplicá-las fora da área molhada.

Mas vamos conferir as ideias:

1. No banheiro abaixo, foram utilizadas pastilhas mescladas em toda a parede da bancada e no nicho. Observem a bancada que se prolonga acima do vaso, ótimo para colocar enfeites ou mesmo organizar alguns itens. Adorei a iluminação atrás do espelho e a cuba se destacando do ambiente branco. Imagem via Pinterest.

2. Aqui, as pastilhas aparecem em duas paredes. Detalhe para o armário espelhado acima do vaso, uma ideia de aproveitamento total do espaço. Imagem via.

3. Pastilhas de vidro bem discretas revestem a parede da pia. No restante do ambiente foi utilizado porcelanato, inclusive dentro do boxe para facilitar a limpeza. Prateleiras de 10 cm de profundidade e alinhadas ao espelho, apoiam itens de beleza. A bancada é de Corian (material de superfície sólida, não poroso) e tem 50 cm de profundidade. A cuba de semi encaixe é da Deca. Este modelo é uma opção bastante utilizada em bancadas estreitas. Imagem via.

4. Banheiro com tons neutros e pastilhas delicadas. Se você não curte muito a ideia das pastilhas na área do chuveiro, mas acha bacana, há os revestimentos que imitam pastilhas. Imagem via Pinterest.

5. Achei lindíssimo esse porcelanato que imita pastilha, mas eu o aplicaria fora da área molhada. Imagem via.

6. Pastilhas claras na área do boxe. Detalhe para a cuba de apoio, modelo Meia Lua da Deca, e armário em tom natural de madeira. Eu queria colocar exatamente essa cuba e torneira no banheiro social, mas acabei mudando de ideia (a torneira era caríssima). Imagem via Pinterest.

7. Banheiro decorado com tons neutros. Faixas foram feitas com as mesmas pastilhas da parede do boxe. Imagem via Pinterest.

8. Pastilhas com toque rústico e piso que imita madeira “aquecem” o ambiente. No reflexo do espelho é possível ver nichos iluminados por spots. O boxe possui roldanas aparentes, outra coisa que queria colocar, mas não rolou ($$$). Imagem via Pinterest.

9. Pastilhas com tons amarronzados combinam com a bancada bege/creme. Imagem via.

10. Combinação de cores que traz aconchego. Reparem que a maioria dos gabinetes não possui puxadores, principalmente os de banheiros pequenos, para não ocupar espaço. Quero dizer, eles existem, mas são escavados. O móvel fica com um visual bem clean. Eu pedi ao marceneiro para fazer em nosso rack e adorei! Imagem via.

11. Pastilhas em outro formato. Detalhe para o armário espelhado que confere sensação de amplitude ao ambiente. Imagem via

12. Pastilhas mescladas no tom cinza. A combinação com o branco não deixa o ambiente pesado e dá um toque moderno à decoração. Imagem via Pinterest.

Veja aqui fotos de um banheiro inspirado na foto acima. O casal aplicou pastilhas sobre o azulejo original utilizando uma cola spray especial. Também fizeram as prateleiras, o resultado ficou incrível!

13. Pastilhas na parede do boxe e bancada branca contrastando com gabinete amadeirado. Imagem via

14. Aqui, as pastilhas aparecem nas paredes do boxe e no piso. Gostei das prateleiras de canto para os itens de banho. Imagem via.

15. Abaixo, um exemplo de pastilhas escuras em uma pequena parede que, quando combinadas com revestimentos mais claros, não escurecem o ambiente. Vale destacar que uma boa iluminação favorece muito. Imagem via.

16. Mix de pastilhas pretas, cinzas e brancas no boxe de canto. Imagem via Pinterest.

17. Outro mix de pastilhas e boxe com roldanas aparentes. Imagem via Pinterest.

18. Uma inspiração com pastilhas pretas e armário e nichos em madeira mais escura. Imagem via Pinterest.

Encontro bastante inspirações de banheiros decorados com pastilhas em tons verdes e azuis, sempre que as vejo, me passam uma sensação de frescor e tranquilidade.

19. Pastilhas em tom de azul bem clarinho cobrem as paredes do boxe. Imagem via.

20. Pastilhas de vidro revestem a parede e o fundo dos nichos, os quais tiveram acabamento de marmoglass branco. A bancada estreita (30 cm de profundidade) favorece a circulação. Imagem Pinterest.

21. Mix de pastilhas azuis e brancas. Imagem via Pinterest.

22. O banheiro abaixo passou por uma bela reforma e ganhou pastilhas de vidro verde e bancada de granito branco-itaúna. Além disso, o painel plástico que dá acesso à tubulação do chuveiro (shaft) foi removido e no local foi instalada uma janelinha de acrílico. Veja mais detalhes dessa reforma aqui.

23. Lindas pastilhas esverdeadas combinando com o branco do ambiente. Imagem via

24. Miscelânea de pastilhas com tons mais fortes na área do boxe e acabamento dos nichos e bancada em mármore branco piguês. Imagem via

25. Pastilhas veres e nichos brancos. Andei reparando que o acabamento/vedação dessas cubas semi encaixe na bancada deve ser muito bem feito. Imagem via.

26. Detalhe para o porcelanato que imita madeira no piso e nichos unidos por um tampo substituindo o gabinete sob a pia. Imagem via Pinterest.

Pastilhas aplicadas somente em algumas partes do banheiro também deixam o ambiente lindo, são detalhes que fazem a diferença.

27. Lindas as pastilhas utilizadas no banheiro abaixo. Imagem via Pinterest.

28. Pastilhas mescladas acima do vaso sanitário. Pastilhas pequeninas deixam a decoração mais delicada.  Imagem via

29. Pastilhas bem clarinhas, quase transparentes, para uma decoração neutra. Imagem via.

30. Faixa de pastilhas acima da bancada e no nicho.  Imagem via

31. Pequenos detalhes com pastilhas de vidro. Adorei a combinação de cores deste banheiro. Projeto de Mariane e Marilda Baptista.

32. Detalhes pastilhados em algumas partes do banheiro. Imagem via Pinterest.

33. Toques de azul colorem o banheiro abaixo. Imagem via Pinterest.

34. Pastilhas saem do nicho do boxe e continuam pela parede. O nicho fica praticamente “disfarçado”. Imagem via.

35. A mesma ideia da faixa de pastilhas foi aplicada neste banheiro. Imagem via.

36. Pastilhas em formato diferente aplicadas numa faixa na parede que continua no piso. Imagem via.

37. Acabamento com pastilhas em meia parede. Imagem via Pinterest.

38. Pastilhas discretas (mármore e aço escovado) nas paredes fora do boxe. A cuba dá o destaque ao ambiente. Imagem via.

39. Banheiro com tons neutros. Imagem via.

40. Neste banheiro a faixa de pastilhas é super discreta, rente ao teto, sendo apenas um detalhe mesmo. Observe o rodapé alto dentro do boxe e a prateleira feita do mesmo material da bancada. Imagem via.

Há também pastilhas com tons rosados para quem deseja uma decoração bem feminina e delicada, muito utilizadas em banheiros de meninas:

41. Um detalhe interessante é revestir o fundo dos nichos com as pastilhas usadas na parede. Imagem via Pinterest.

42. Espelhos redondos complementam a decoração lilás. Imagem via.

43. Uma faixa colorida para alegrar o banheiro branco. Imagem via Pinterest.

44. Pastilhas na área do box e acima do vaso sanitário. Detalhe para a cuba esculpida na bancada. Imagem via.

Uma outra opção diferente que pode dar um destaque no banheiro são as pastilhas em degradê. Olha o efeito que bacana!

45. Degradê com tons claros. Imagem via

46. Um luxo esse, né?! Adorei as cores. Imagem via.

47. Pastilhas de vidro em degradê no boxe. Imagem via.

As pastilhas de madrepérola também são opções muito bonitas, delicadas e dão um brilho sutil ao ambiente. Nós colocamos na paredinha do hall de entrada de nosso apê e também na mureta da cozinha, adoramos!

48. Olha que brilho bonito. A coloração muda dependendo do ângulo que você as vê ou da incidência de luz. Imagem via.

49. Pastilhas de madrepérola bem discretas. Imagem via.

50.  Detalhe feito na parede do vaso. Imagem via Pinterest.

51. Pequenos e delicados detalhes na área molhada. Imagem via.

Como puderam notar há uma infinidade de inspirações de banheiros decorados com pastilhas, mas existem também outros revestimentos bacanas no mercado.


– Porcelanatos que imitam madeira –

Vejo muitos banheiros decorados com porcelanatos que imitam madeira, principalmente na área do boxe. É um revestimento que traz aconchego ao ambiente e que está cada dia mais realista, com diferentes tons, tamanhos e detalhes.

Normalmente, associa-se a madeira à ambientes rústicos, mas se você não se identificar com esse estilo, pode combinar o revestimento a outros materiais e elementos, dando uma outra cara ao espaço.

52. Porcelanato que imita madeira na área molhada. Imagem via Pinterest.

53. Aqui dois tons foram combinados: “madeira” mais escura na área do boxe e uma cor mais clara no piso. Imagem via.

54. O banheiro abaixo passou por duas reformas. Na primeira foram aplicadas pastilhas dentro e fora do boxe, porém, a pessoa que fez o trabalho não tinha experiência para tal e o resultado foi desastroso (novamente ressaltando a importância de um profissional qualificado). Então foi necessário passar por uma segunda reforma, na qual optou-se por substituir as pastilhas pelo porcelanato que imita madeira. Veja mais detalhes dos materiais utilizados aqui.

55. Para quem deseja um toque rústico na decoração, existem modelos que imitam madeira de demolição, como no exemplo abaixo. Para o ambiente não ficar muito pesado, foi feito um detalhe somente na parede do vaso, já que a bancada também oferece um toque de rusticidade.  As arandelas dão charme à decoração. Imagem via Pinterest.

56. Porcelanato que imita madeira reveste algumas paredes do pequeno banheiro. Imagem via.

57. Aqui apenas uma paredinha foi revestida com o porcelanato, mas reparem que ele segue para o chão também. Imagem via Pinterest.

58. Outra “estampa” de madeira, um pouco mais clara e com veios mais destacados. Imagem via Pinterest.

59. O modelo do porcelanato abaixo é levemente patinado. Imagem via

Imagem via

60. “Madeira” bem clarinha deixa o ambiente mais delicado com um leve toque rústico. Imagem via.

61. Neste banheiro, o revestimento vai da parede até o piso. Imagem via Pinterest.

62. Um tom de madeira claro sem muitos detalhes deixa o ambiente mais discreto. Imagem via.


– Revestimentos que imitam pedras – 

Outra opção de revestimento são os porcelanatos que imitam pedras, como o mármore carrara ou mármore branco piguês, por exemplo. Tenho uma amiga que tem no piso de seu apê e no banheiro (mas o dela é mármore mesmo) e achei muito lindo quando o vi revestindo as paredes também. Além do mármore carrara, há outras estampas de pedras no mercado.

As estampas dos porcelanatos estão cada vez mais fiéis aos materiais naturais, tornando-se ótimas opções para quem deseja incluir a beleza destes elementos na decoração.

63. Abaixo, piso e paredes revestidos com porcelanato Alabastro Bianco, da Biancogres. Projeto de Max Mello.

64. Para quem prefere banheiros decorados com cores claras, mas não totalmente brancos, este revestimento pode ser uma boa opção. Imagem via.

65. Banheiro revestido com porcelanato Bianco Paonazzetto, da Portobello. Projeto de Giuliana Fenocchi Arquitetura 

66. O mármore também combina com metais dourados, olha a elegância deste banheiro! Acho que aqui utilizaram a pedra mesmo. Imagem via.

67. Porcelanato que imita mármore nas paredes do boxe e revestimento preto na parede do vaso. Imagem via.


– Subway tiles ou azulejo de metrô – 

Um revestimento que também tem sido bastante utilizado, tanto em projetos de banheiros como em cozinhas e áreas de serviço, é o subway tiles ou azulejo de metrô, inspirado nos antigos azulejos das estações de metrôs americanas e europeias. Esse revestimento lembra o tijolinho à vista, mas tem acabamento brilhante.

68. Banheiro moderno com um toque retrô. Imagem via Pinterest.

69. O subway tiles fica bem bacana na área do boxe, mas a limpeza não deve ser tão prática (mesmo “problema” das pastilhas).  Imagem via.

70. O banheiro abaixo foi revestido com diferentes materiais e texturas. Ganhou um ar retrô  com os subway tiles e ladrilhos hidráulicos e também um toque rústico com os tijolinhos à vista. Detalhe para o aparador transformado em bancada de apoio à cuba e arandela daquelas utilizadas em ambientes externos. Um ambiente de personalidade. Imagem via Pinterest.

71. Também há outras cores no mercado e você pode aplicá-los de forma alinhada. Imagem via.

72. O banheiro abaixo tem tijolinhos de cerâmica Liverpool, Portobello, cor azul índigo, além de cimento queimado no piso e paredes da área do chuveiro. A cuba e torneira são da Deca. Imagem via.


– Cimento queimado –

O cimento queimado é outra tendência que chegou forte nas decorações de diversos ambientes. É feito a partir de argamassa elaborada com a mistura de cimento, areia e água.

É uma opção que traz certa rusticidade, sendo muito utilizado em ambientes com decoração estilo industrial, mas que também inspira elegância quando utilizado com certos elementos. Super versátil, combina com diversos materiais, acabamentos e cores, além de ter grande durabilidade. Mas para tal, é necessário mão de obra especializada, uma vez que pode trincar se não aplicado corretamente. Saiba mais detalhes sobre o cimento queimado aqui.

Se você curte o visual do cimento queimado, saiba que existem porcelanatos que imitam esse material.

73. Uma inspiração deste elemento nas paredes do banheiro. Imagem via Pinterest.

74. No banheiro abaixo, foi utilizado porcelanato que imita cimento queimado (60 x 60 cm, da Portobello) e pastilhas de vidro vermelhas (Colormix). Uma bonita combinação. Imagem via.

75. Tons de cinza e branco se complementam muito bem. Detalhe para a prateleira acima da bancada. Imagem via.

76. Na decoração deste banheiro, foi utilizado, na parede e piso, o porcelanato acetinado Urban Concreto (90 x 90 cm, da Portinari). O destaque do ambiente neutro ficou por conta do gabinete azul com acabamento de laca brilhante. Imagem via.


– Revestimentos geométricos –

Outra tendência que chegou há alguns anos e ficou. Os revestimentos geométricos podem ser bem marcantes com cores intensas para um ambiente moderno ou mesmo delicados e neutros com toque sofisticado.

77.  Neste banheiro, uma parede do boxe foi revestida por pastilhas modelo Argento, da linha Cubica, da Portobello. Na bancada da pia foi utilizado mármore branco piguês. Imagem via.

78. Banheiro com paleta neutra de tons, incluindo branco, bege e preto. Imagem via.

79. Das formas geométricas, o hexágono é uma das que mais encontro na decoração. Imagem via.

80. Geometria na parede e nos detalhes decorativos. Imagem via.

81. Revestimento azul marinho com detalhes delicados. Imagem via Pinterest.

82. Banheiro com revestimento Cubit Gris, da Roca. Imagem via Pinterest.

83. O revestimento utilizado na parede do boxe é o destaque do ambiente, deu um ar super moderno e descontraído ao banheiro. A bancada escura e a banqueta complementam a decoração do espaço. Imagem via.

84. A parede abaixo foi revestida com o Bauhaus, 45 x 90 cm, da Eliane. Na bancada da pia foi utilizado porcelanato fosco cinza e o gabinete com acabamento em laca amarela dá o toque de cor. Imagem via Pinterest.

85. Para quem curte ambientes alegres e coloridos. Adorei a moldura  e o quadrinho! Imagem via Pinterest.

Quando aplicadas no piso, as formas geométricas dão originalidade ao banheiro. Nós sempre pensamos em estampas nas paredes, não é?!

86. As paredes são branquinhas e o destaque do ambiente é o chão, o qual recebeu ladrilhos hidráulicos. Imagem via.

87. Combinação de cores moderna para o banheiro. Imagem via


– Ladrilhos hidráulicos –

Também foi uma tendência que figurou em diversos ambientes e ainda é utilizado, principalmente em cozinhas. Assim como as pastilhas, há uma grande variedade de cores, estampas e modelos. Já vimos algumas inspirações acima, mas colocarei mais inspirações.

88. Banheiro com um ar retrô. Gostei da utilização somente no piso do boxe. Imagem via.

89. Revestimento que vai da parede e passa pelo teto. Um projeto bem ousado. Imagem via.

90. Ladrilho hidráulico bem colorido no piso do banheiro e revestimento de tijolinhos brancos. Imagem via.

91. Apenas um detalhe na área do chuveiro. O piso de cimento queimado é tecnocimento na cor Cinza Sampa. Imagem via.

92. Este banheiro ganhou patchwork de azulejos com cores e estampas bem delicadas. Imagem via.


– Revestimentos 3D –

Este tipo de revestimento traz elegância e modernidade a vários ambientes da casa e podem ser utilizados até mesmo nos banheiros. É uma boa opção para quem gosta de ambientes clean, mas com certo destaque.

93. Revestimento de base monoporosa. Imagem via.

94. Revestimento 3D combinado com porcelanato que imita madeira. Imagem via.

95. Banheiro todo branco. Imagem via.

96. Detalhe para o aparador transformado em bancada e o suporte do espelho feito com cinto dando um ar despojado e criativo à decoração. Imagem via.

97. Banheiro com cara de lavabo. A iluminação iluminação embutida atrás do espelho evidencia o belo revestimento. Imagem via.


E para quem curte revestimentos sem muitos detalhes, banheiros decorados com tons neutros e decoração clean, aí vão algumas inspirações:

98. Banheiro branquíssimo. Detalhe para a prateleira rasa dentro do boxe para apoiar os itens de banho. Imagem via Pinterest.

99. Itens decorativos trazem cor ao ambiente. O revestimento do box é da Portobello. Imagem via.

100. Outra inspiração de banheiro clarinho. E novamente os nichos auxiliando na organização e decoração. Imagem via Pinterest.

101.  A planta na prateleira dá o toque de cor ao ambiente. Adorei a marcenaria. E olhem a iluminação embutida novamente dando o charme no banheiro.

102. Achei bacana o armário com um nicho abaixo. Imagem via.

103. Aqui, o mesmo material da bancada foi utilizado para dar acabamento às prateleiras de vidro. Imagem via.

104. Outra prateleira de vidro, mas agora acima da bancada. Imagem via.

105. O ambiente ganhou sofisticação com a cuba dourada. Imagem via.

106. Espelho redondo no banheiro, quase não vejo por aí. Imagem via Pinterest.

107. O tom da madeira quebra as cores claras e traz a sensação de aconchego. Aliás, adorei a ideia da moldura do espelho que serve também como prateleira. Imagem via.

108. Outra ideia de nichos para organizar e/ou decorar e detalhe para o design diferente da cuba esculpida na bancada e posição da torneira. Imagem via Pinterest.

109. Às vezes é necessário fazer um recorte na bancada para manter a profundidade desejada e facilitar a passagem. Imagem via.

110. Gostei do nicho que se estende por toda a parede. Ótimo para deixar itens do dia a dia sempre à mão e ganhar espaço na bancada. Se as paredes de nossos banheiros pudessem ser quebradas, teria feito algo semelhante. Imagem via.

111. Acho que essa foi uma das primeiras fotos de banheiros decorados que salvei quando buscava inspirações (já faz alguns anos). Fiquei apaixonada pela pedra da bancada que passa acima do vaso sanitário e pelo revestimento. Como vocês puderam notar nas fotos anteriores, é um detalhe bastante utilizado, fica bem bacana.

Minha intenção era fazer no banheiro da suíte, porém, eu gostaria que esse prolongamento da bancada fosse sem emenda. O orçamento ficou um absurdo de caro, então acabei desistindo da ideia. Imagem via Pinterest.

112. Neste banheiro foi utilizado mármore branco para a bancada, louças Deca, metais Docol, porcelanato cinza da Portinari para o piso, revestimento branco retangular da Portobelo e esse belíssimo cinza da Venis, Porcelanosa, com um brilho discreto. Imagem via Pinterest.

Em algumas imagens acima também é possível notar a ausência de revestimento nas paredes. Essa é uma outra ideia que pode ser adotada. Pode-se utilizar tinta epóxi ou acrílica lavável, mas isso é normalmente indicado para paredes fora da área molhada. Clique aqui para saber mais sobre o assunto.

Ufa! Agora vocês já podem me chamar de “a loka dos banheiros”… rs. Essas foram as imagens de banheiros decorados que achei bacana compartilhar. Espero ajudar minha amiga em sua decisão e a todos que buscam inspirações para seus banheiros! 🙂

Você gostou de algum? Eu sou bem eclética, adorei várias decorações, não sei nem dizer qual é meu ambiente preferido… rs.

Em nossos pequenos banheiros fomos “contra as regras” e utilizamos porcelanato escuro no piso (mas os revestimentos são claros). Era algo que sempre desejei e com certeza colocaria novamente. Ambos imitam mármore (marrom imperador e nero marquina) e têm alto brilho. Este é o único detalhe que talvez eu mudaria. O marrom parece ser bem mais brilhoso que o preto, praticamente um espelho. É lindo, mas quando a luz reflete no piso, qualquer pingo d’água, mesmo seco, ou risquinho aparece. No piso preto não vejo esse “problema”. Já no restante da casa colocamos porcelanatos sem brilho e estamos muito satisfeitos. O da cozinha poderia ser até mais escuro… rs. Acho os pisos brancos lindíssimos, mas na prática não funcionaria para nós.

Ah, nós colocamos pastilhas somente nos nichos e no banheiro da suíte também fizemos uma faixa fora da área molhada. Adoramos e usaríamos novamente.

E você, utiliza alguns desses revestimentos em seu banheiro? Gostou? Não colocaria de novo? Compartilhe suas experiências!

Sair da versão mobile