Ícone do site Viajando no Apê

Cesto de roupa suja: onde colocar?

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Hoje trouxe um assunto que já me perguntaram algumas vezes: onde colocar o cesto de roupa suja no apê?

Nós também tínhamos essa dúvida antes de nos mudar. No apartamento dos meus pais o banheiro é maior, o cesto fica entre o box e a porta, algo que não seria possível nos banheiros de nosso apê, já que o espaço é bem reduzido.

Na área de serviço/lavanderia também não caberia, então a solução foi deixar um espaço no armário/gabinete do banheiro para o cesto de roupa suja. A ideia inicial era fazer um cesto basculante, de madeira mesmo ou aramado ou um cesto/gavetão com corrediça telescópica:

Cesto aramado basculante (via Pinterest) | Cesto aramado com corrediça telescópica (via 2)

Suporte para cesto plástico (via 1) | Gavetão de madeira (via Pinterest)

Porém, para cortar gastos, decidimos apenas utilizar um cesto comum mesmo, sem corrediça ou suporte. Tínhamos uma caixa plástica dobrável/desmontável e decidimos colocá-la no espaço do armário. Não é que coube direitinho? Desde então, temos utilizado e adoramos, pois podemos levá-la diretamente à área de serviço na hora de lavar, além de tornar a limpeza do armário bem fácil.

Uma caixa plástica virou nosso cesto de roupa suja.

Para quem não deseja fazer armário embutido, uma opção fácil e simples é colocar o cesto embaixo da bancada. Como ficarão visíveis, escolha algum que combine com a decoração do banheiro:

Cestos de roupas sujas embaixo da bancada do banheiro. Imagens via 1 | 2

Abaixo, na imagem à esquerda, há dois cestos: um para roupas do dia a dia e outro menor para roupas de academia, que normalmente têm mais suor. O cesto menor foi feito com um balde plástico, desses de tinta, e a autora do projeto o revestiu com crochê.

Ao lado direito, vemos outro exemplo de cesto embaixo da bancada, mas em um formato que não nos remete a um cesto de roupa suja.

Imagens via 1 | 2

Se você não tiver espaço no banheiro, uma ideia é fazer um pequeno armário abaixo do tanque na área de serviço, dá uma olhada na inspiração abaixo:

Um gavetão com rodinhas se encaixa no tanque e pode ser utilizado para armazenar as roupas que serão lavadas. Imagem via.

Se você tiver espaço para um armário na lavanderia, pode-se reservar um local para guardar o cesto. Na foto da direita, um pequeno armário foi transformado para armazenar os cestos como se fossem gavetas:

Imagens via 1 | 2

Se você não gosta de deixar o cesto de roupas sujas à vista, dá uma olhada nessa ideia:

Uma falsa cômoda foi construída (do zero!) para esconder os cestos plásticos. Clique aqui para ver o passo a passo. E se você deseja esconder/disfarçar mais alguma coisa em sua casa, não deixe de ver este post, pode ser que encontre alguma solução para o seu caso!

Uma outra sugestão são os cestos suspensos:

Imagens via 1 | 2

 

Além dos cestos de tecido, adorei a organização dos itens de limpeza no painel perfurado/pegboard. Esta é uma alternativa bem bacana para pequenos espaços. É possível organizar objetos do dia a dia e quando necessário, mudar facilmente sua disposição.  Este painel foi um projeto de Faça Você Mesmo/DIY, veja aqui como foi feito e aqui mais detalhes da área de serviço da autora do projeto.

E se em nenhum cômodo houver um lugar para deixar o cesto, existem outras alternativas como os sacos para roupas sujas, os quais podem ser pendurados atrás da porta, por exemplo, ou mesmo na parede do banheiro, pois não ocupam muito espaço:

Um aro de bordado grande foi colocado na boca do saco para mantê-lo sempre aberto e facilitar o manuseio. Imagem via.

Imagens via 1 | 2

E você, onde deixa o cesto de roupa suja? Se tiver alguma outra dica, compartilhe conosco! 🙂

Sair da versão mobile