Ícone do site Viajando no Apê

Decoração sentimental

Eu acredito que uma das coisas que torna um lar especial, além é claro das pessoas com quem moramos, é a presença de itens com valor sentimental. Ter algo que nos conecte à pessoas queridas ou algum momento inesquecível fazendo parte da decoração sempre nos traz aconchego e boas lembranças.

Existem muitas formas de incorporar nossas valiosas memórias à decoração. Vamos conferir algumas inspirações?

Casamento. Nada como ter em casa recordações de um dia tão especial, não é?! Uma forma bacana de trazer momentos desta data para a decoração, é emoldurar alguns itens como o convite de casamento, o buquê desidratado e/ou a rolha do primeiro brinde e fazer uma composição com outros quadros.

Imagem via Pinterest

Imagens via 1 • 2 (Mike Carreiro Photography)

Uma ideia que achei super legal também é fazer um quadro com a música tocada no casamento ou mesmo alguma música que faça parte de sua história. Pode ser um verso, um trecho ou mesmo a partitura.

O trecho da música na placa de madeira abaixo foi feito com tinta e estêncil, mas você pode “estampar” suas frases utilizando uma outra técnica, assista aqui.

Imagem via

Para o aspecto envelhecido do papel das partituras, você pode utilizar a técnica do chá preto ou imprimir a partitura em um fundo que imite o papel amarelado, neste site há algumas opções free para baixar. E veja aqui alguns sites para baixar partituras gratuitamente.

Imagens via 1 • 2

Adorei as letras pintadas com a cor da parede. Elas são de madeira, mas você pode fazer com isopor, folha de cortiça, papel paraná etc. A inspiração ao lado também achei bem legal.

Imagens via 1 • This Humble Home

E depois do casamento, o que todos perguntam? “Quando vem o bebê?” rs. Olha uma ideia linda de quadrinho que pode fazer parte da decoração:

“There is no foot too small that it cannot leave an imprint on this world”. Imagem via Etsy

E depois que os filhotes nascem a vontade é de deixar registrado cada momento, não é?! O primeiro sapatinho, primeira roupinha, primeiras sapatilhas de balé, primeiro ursinho inseparável, o tamanho das mãozinhas…

Imagens via 1 • 2

Imagens via 1 (The Atkinson Adventures) • 2

Imagens via Pinterest 

Imagens via 1 • 2

E aí eles crescem e novas ideias surgem. Que tal expôr as obras de arte dos filhotes nas paredes? Eu simplesmente adoro essa ideia!

Você pode emoldurar as pinturas ou fixar molduras vazias na parede para ir trocando os desenhos, afinal a produção artística é quase diária, não é?! 🙂

Imagens via Centsational Girl • The Sawdust Diaries

Imagem via

Imagens via 

Uma ideia baratinha e fácil  é pendurar os desenhos em varais. Na imagem ao lado, as molduras foram feitas com contact:

Imagens via 1 • 2 (Ther House) 

E quem aí tem peças especiais, heranças de família? Deixá-las à vista é uma forma de ter sempre em mente as boas lembranças. Se você não tem muito espaço e claro, dependendo do item em questão, uma opção é expor na parede.

Imagens via 1 • 2

Se as peças foram delicadas, você pode emoldurá-las.

Imagens via 1 (Pinterest) • 2

Imagem via

Alguém aí tem toalhinhas de crochê feitas pelas avós? Adorei essa ideia de transformá-las em quadros!

Imagens via 12 

E aquelas receitas que são passadas de geração para geração? Olha essa ideia de escrever a receita em porcelana! Muito bacana para deixá-la sempre exposta, uma singela homenagem às alegres refeições feitas em família. Veja aqui dicas para escrever/pintar e queimar a porcelana em casa.

A amiga Mag, do blog Renovando a Casa Sempre, teve a ideia de enquadrar duas receitas escritas pela mãe dela, uma linda inspiração também! Clique aqui para ver.

Imagens via Etsy 

Por vezes, moramos em mais de uma casa ao longo da vida e em cada uma delas ficam somente as lembranças dos momentos ali vividos. Que tal emoldurar as chaves de cada lugar que fez parte de sua história? Notem que abaixo de cada chave há o endereço dos antigos lares.

Imagem via

Há uma frase que diz que “fotografia é um instante de vida capturado para a eternidade” e eu, particularmente, adoro ter esses instantes espalhados pela casa. Não importa quantas vezes eu olhe para as fotos, em todas me vêm muitas lembranças.

Além dos tradicionais porta retratos e molduras, você pode expôr suas fotos de maneiras super criativas, como em frascos de vidro. Utilize potes ou copos de diferentes tamanhos para tornar a composição mais interessante.

Imagem via

E que tal reunir as fotos preferidas das viagens em um divertido mapa? Esse logo abaixo é feito de aço, mas você pode elaborá-lo também com pregos/tachinhas e linhas. Se não quiser fazer diretamente na parede, pode utilizar uma chapa de madeira ou folha de cortiça.

Imagem via

Essas foram apenas algumas ideias para incorporar as boas lembranças à decoração de nossos lares.

E vocês, têm algum objeto de valor sentimental em algum ambiente da casa?

Sair da versão mobile