Ícone do site Viajando no Apê

Arandelas

Gosto muito de arandelas, as luminárias de parede. Além de conferir um charme a mais à decoração, podem complementar a iluminação em diversos ambientes da casa.

Vamos conferir as inspirações?

Começando pela parte externa. Acho um detalhe muito bonito, principalmente quando combinadas com muros de pedras, tijolinhos. Vale lembrar que existem arandelas específicas para ambientes externos, uma vez que ficarão expostas ao tempo.

Via Pinterest

Aqui, a arandela destaca o número da casa criando um efeito bem bonito. Via

Nos muros da parte interna da casa as arandelas são uma ótima forma de conferir iluminação aliada à beleza. Valorizam o ambiente e criam cenários. Dependendo do modelo e das lâmpadas utilizadas, os feixes de luz podem ser mais sutis ou de maior impacto visual, como na segunda foto. Por isso, deve-se estar atento a esse detalhe na hora da compra.

Via

Via Pinterest

Via

Via Pinterest

Na fachada das casas também acho lindo, mas dependendo da altura em que são instaladas, fico pensando “e se a lâmpada queimar”… rs.

Via

Já dentro de casa, vejo bastante arandelas compondo o hall de entrada. Geralmente são usadas ao lado de espelhos ou quadros.

As três arandelas criam um desenho de luz que, junto ao papel de parede, valorizam o pequeno ambiente. Via

1 / 2 / 3 / 4

1 / 2 / 3 / 4

Arandelas instaladas no painel. Uma opção para quem não pode ou não quer quebrar a parede para passar a fiação. Via

Em salas de estar e jantar podem ser utilizadas para criar um ar aconchegante, acolhedor. Para isso, as lâmpadas com luz amarelada são as mais indicadas.

1 (Pinterest) / 2 / 3 / 4 (Pinterest) / 5

1 / 2 / 3 / 4 / 5

Também são muito utilizadas em banheiros e lavabos, frequentemente ao lado de espelhos ou instaladas nele mesmo.

1 / 2 / 3 / 4

1 / 2

Nos quartos, podem ser instaladas na cabeceira da cama. É uma ótima opção para auxiliar na leitura e também para quem não tem espaço para colocar um abajur ao lado da cama.

1 / 2 / 3 / 4

Em corredores internos e escadas, as arandelas criam efeitos muito bonitos na parede.

1 (Pinterest) / 2

1 (Pinterest) / 2

1 / 2 (Pinterest)

Durante a reforma do apê, nós pretendíamos instalar arandelas também, mas não foi possível, já que as paredes escolhidas são estruturais, ou seja, não é permitido rasgar ou quebrá-las.

Depois de um tempo, encontrei um artigo sobre as eletrofitas, as quais podem ser utilizadas para criar novos pontos de tomada, de luz, TVs, ar condicionado, telefone, ventilador, entre outros, sem necessidade de quebra-quebra.

As eletrofitas são “condutores elétricos de alta tecnologia, que em forma de fita auto-adesiva, podem ser aplicadas a paredes, divisórias, drywall, lajes, tetos e pisos de maneira rápida e prática, sem deixar relevos nas superfícies”. Se o acabamento for bom as eletrofitas ficarão invisíveis.

Imagem via

Para detalhes de como instalar, materiais necessários e perguntas frequentes, clique aqui. Há também um vídeo que mostra a instalação:

Para cada tipo de uso (tomadas de 2 ou 3 pinos, para iluminação, ventiladores de teto etc), existem eletrofitas específicas. Para saber mais, clique aqui.

Quem sabe ainda a utilizamos para colocar uma arandela em nosso corredor… 🙂

E vocês, gostam de ambientes com arandelas? Já conheciam a eletrofita?

Sair da versão mobile