Ícone do site Viajando no Apê

Porta cápsulas de café – DIY

Oi oi gente, tudo bem?

Já faz um tempo estávamos pensando em comprar/fazer um novo porta cápsulas de café. Nós temos um de madeira que ganhamos quando compramos as primeiras cápsulas de café. É lindo, mas agora sempre ficam algumas de fora…

O porta cápsulas de madeira.

Eu queria um bem prático e que não ocupasse muito espaço, já que essa caixa toma um belo espacinho na gaveta e não é lá muito prática para pôr e tirar, já que inevitavelmente acabamos colocando outras coisas em cima. Na verdade, não é para ficar guardada na gaveta, mas não temos outro lugar para deixar.

Enfim, quando pesquisava alguma opção, vi uma ideia que muito me agradou! Não ocupava muito espaço, ou melhor, nenhum espaço útil, era super legal e o melhor: baratinho!

No final, não ficou igual a imagem que eu vi, acabamos fazendo de um outro jeito, mas adoramos o resultado:

Na verdade, adoramos MUITO o resultado! 🙂

Querem conferir o passo a passo? Bora!

Materiais utilizados:

O local escolhido para o porta cápsulas foi uma porta de um armário da cozinha:

Nós usamos a canaleta abaixo, que já vem com adesivo, pois não encontramos outra, mas se for sem adesivo é melhor, logo mais explico o porquê:

 

Medimos o tamanho que queríamos o porta cápsulas, fizemos as marcações na canaleta e começamos a cortar. Já comentei aqui sobre uma ferramenta que compramos há um tempinho, a Dremel 4000. A utilizamos para fazer os cortes e lixar, mas uma serrinha e lixa comuns dão conta do recado.

Cortando a canaleta.

Lixando as extremidades para dar acabamento.

Cortamos 4 pedaços no total. Dois deles, colamos assim:

Aproveitamos a fita adesiva que vem na canaleta para unir os dois pedaços. Se fosse uma canaleta sem essa fita, colaríamos com fita dupla face.

Depois, fizemos pequenos sulcos numa das extremidades dessas canaletas unidas para poder amarrar bem firme o fio de nylon. Como deixamos o porta cápsulas inclinado, esse fio foi a maneira discreta e rápida que encontramos para segurar as cápsulas, mas pode ser uma linha branca também. Ficou assim:

Depois, tivemos que remover aquele adesivo azul dos outros dois pedaços restantes, caso contrário, a fita ficaria à mostra. Por esse motivo disse que seria melhor uma canaleta sem adesivo. A remoção da fita foi o que mais deu trabalho no processo todo… rs. Utilizamos o famoso “Tira Grude”, mas mesmo assim foi difícil, a cola era porreta!

Enfim, depois de quase produzir fogo de tanto atrito que fizemos na canaleta (sério, esfregamos muuuito para tirar a cola, a ponto de ficar super quente!), colamos fita adesiva dupla face nas laterais:

Usamos a fita Fixa Forte da 3M para ficar bem preso.

Fizemos o mesmo procedimento nos outros dois pedaços, mas aí tivemos que cortar a fita adesiva ao meio, para deixá-la estreita.

Então, colamos tudo na porta do armário:

Usamos duas cápsulas (em cada uma das extremidades) para saber o espaço que deveríamos deixar entre as canaletas. Colamos inclinado para que, ao abrir a porta, as cápsulas não “saíssem rolando”.

Não lembro ao certo o valor, mas gastamos menos de R$10,00 na canaleta. O restante já tínhamos em casa.

No novo porta cápsulas, coloquei as que estavam “sem lar”, mas vou arrumar novamente e colocar as que mais gostamos. Nesse friozinho que está fazendo por aqui, a vontade de tomar um cafezinho é maior e com as cápsulas sempre à mão ficou uma beleza!

Não  gostariam de entrar e tomar uma xícara de café? rs

Curte os posts do “Viajando no Apê”? Inscreva-se ali em cima para receber as novidades por e-mail! 🙂

Sair da versão mobile