Ícone do site Viajando no Apê

Dicas para esconder/disfarçar itens indesejáveis da casa!

Fios, cabos, aparelhos eletrônicos, condicionador de ar, quadro de luz…

Acho que quase todo mundo já se deparou com algo em sua casa que gostaria de esconder ou pelo menos disfarçar, não é?! Algumas coisas simplesmente acabam com a decoração!

Aqui no apê, a maioria das coisas conseguimos esconder, mas existe uma que não teve jeito, disfarçamos da melhor forma possível e tem outra que ainda nem tentamos… rs. Já mostro para vocês (aliás, quem me acompanha já deve ter reparado em algum post! rs).

O primeiro item que vimos (na primeira vistoria do apê) foi a “janelinha” utilizada para fechar os shafts, que são vãos por onde passam tubulações hidráulicas, de esgoto e ventilação. Algumas construtoras utilizam esse recurso, foi o caso da nossa. Já postei foto sobre isso, mas para quem ainda não viu, vamos lá:

Retiramos a placa de plástico e parafusamos uma placa de vidro. Além de acharmos beeem mais bonito, ganhei um “quadro negro” de presente! 😀

O item que ainda não tentamos esconder é esse encanamento amarelo do gás. Ainda não decidimos se faremos divisória na cozinha/lavanderia, então tenho a impressão que ficará assim por um bom tempo… rs. Para ver mais detalhes sobre minha lavanderia, armários, organização e outras ideias para esse ambiente, clique AQUI e AQUI.

Nos banheiros também havia a tal placa, mas era beeem maior:

Nesse caso, foi possível esconder o shaft e ainda criar os nichos que eu tanto queria! A ideia veio dos azulejistas que trabalharam aqui. Simplesmente amei! Para saber mais sobre os nichos e  detalhes dos banheiros clique AQUI e AQUI.

O item que nós tentamos disfarçar, pois não deu para esconder, é o fio do filtro de água:

Nós o colamos no armário, mas é algo que ainda me incomoda um pouco. Estou pensando nas possibilidades…

Editado: veja AQUI como disfarcei o fio do filtro de água!

Na bancada do home office, pedimos para o marceneiro fazer uma espécie de canaleta logo abaixo do tampo para esconder o filtro de linha:

O dragão ali em cima da bancada está escondendo o furo para passar os fios, mas ele fica ali naquele cantinho. Essa caixa de madeira fica ao lado da mesa e esconde a tomada e o plug do filtro de linha. Como não podíamos quebrar essa parede para mudar o ponto de energia, o marceneiro sugeriu essa ideia! Para ver mais fotos do closet/home office, clique AQUI.

Outras formas de esconder os indesejáveis fios:

Em nosso quarto marido teve a ideia de colar o filtro de linha (usamos para o abajur, celular, notebook etc) embaixo dos criados-mudos. Utilizou fita adesiva fixa forte e ficou assim:

Como não havia tomada desse lado (e também não era possível quebrar a parede), passamos o fio para o outro lado por trás da cama. Marido também utilizou a mesma gambiarra técnica de colar o filtro de linha na penteadeira. 🙂

Na sala, utilizamos uma gaveta do rack para esconder um estabilizador e filtro de linha:

Falando em sala, muita reclamação que eu vejo por aí é referente aos fios que descem da TV fixada na parede quando não há painel para escondê-los.

Uma opção fácil é utilizar canaleta (conhecidas como canaleta Sistema X). Se pintada da mesma cor da parede ficará ainda melhor:

Para quem curte soluções diferentes, que tal transformar aqueles fios todos em uma nova decoração? Veja só:

E em quartos onde não há possibilidade de colocar móvel para apoiar o receptor de TV à cabo, aparelho de DVD etc? Vi uma opção muito bacana, dá uma olhada:

Prateleiras e uma base atrás que esconde todos os fios, inclusive a tomada. Adorei a ideia!

Veja aqui muitas ideias para disfarçar, camuflar ou esconder a TV na decoração!

Se a questão não for esconder os fios, mas sim os aparelhos (já viu algum roteador com design bonitão? rs), aqui estão algumas ideias bem legais:

Simples, rápida e bonita! Via

Uma outra forma é esconder com caixas charmosas:

Fala sério, aqueles aparelhos iriam acabar com essa lindíssima decoração! Fiquei com dúvida sobre a transmissão do sinal dentro da caixa, marido disse que ele diminuirá um pouco… Via.

Uma outra opção é esconder os itens atrás do móvel! Já viram isso?

Quando não há móvel para apoiar os aparelhos também há solução! Esconda tudo dentro de um “quadro”:

Essa ideia também pode ser aplicada com o painel do ventilador, alarme, entre outros:

 Depois coloque outros quadros para fazer englobar o falso quadro na composição! Via

Aqui no apê não podemos colocar condicionador de ar (paredes estruturais), mas se fosse possível, pensaria em algo do tipo para esconder:

Com painéis ripados, não é necessário abri-los para liberar a ventilação. Via

Para esconder as condensadoras na varanda, pode-se utilizar a mesma técnica:

Via

A próxima dica, creio que seja mais direcionada para quem mora em apartamento.

Logo na entrada do nosso apê fica o quadro de luz. Um horrendo quadro de luz daria as boas vindas aos nossos visitantes, mas encontramos uma ótima forma para escondê-lo:

Utilizamos um quadro bem levinho (na verdade é uma tela) e que tivesse a profundidade necessária para esconder o quadro de luz. Para não precisar furar a parede e deixar a retirada da tela bem fácil, em casos de emergência, principalmente, nós optamos por utilizar os fechos Command 3M que parecem velcro. Deve-se observar o peso que cada par de fechos suporta. Marido colocou a mais, mas nem precisava. Ah, e já fizemos o teste em um “caso de emergência”, não houve problema. Depois conto o “causo” em outro post…

Agora mostro a solução que meus pais encontraram para o apê deles:

Apresento-lhes a cozinha deles! 🙂 Quero dizer, uma das paredes, não é um corredor como a minha… rs. O quadro de luz fica atrás dessa portinha do lado esquerdo (próximo à tomada). Aproveitaram o desenho do armário para esconder.

Meu pai é super, mega, ultra, blaster organizado! Fez um esqueminha para identificação dos disjuntores. ♥

Outras formas de esconder ou tentar disfarçar esse trem feio:

Pode-se forrar o quadro com tecido ou papel (eu só forraria a parte externa da portinha) e trocar ou adicionar um puxador bonitinho. Outra ideia é pintar e transformá-lo num porta chaves colando pinos e incrementar a decoração com ímãs, se possível. Quer algo mais fácil? Dá-lhe adesivo! E outra forma que eu adorei é transformá-lo em lousa! Esse foi pintado com tinta lousa e depois foi adicionada uma moldura em laca.

Para finalizar, deixo algumas outras opções se você preferir deixar os fios à mostra e inovar na decoração! 😀

E vocês, têm algo que esconderam ou desejariam esconder em suas casas?

Compartilhe! 🙂

Sair da versão mobile