Ícone do site Viajando no Apê

Carimbos para decorar – Faça você mesmo!

Esses dias estava procurando ideias de carimbo para decorar uma parede do apê. Na verdade, seria apenas uma parte da parede (aquela em que eu pretendo fazer o mini ateliê), então nem cogitei a ideia de papel de parede, contact, pois não valeria à pena. E também, quem me acompanha sabe que adoro essas coisas diferentes… rs. Enfim, ainda estou pensando nas possibilidades, mas adorei as ideias que encontrei!

Fiquei de queixo caído com tanta coisa legal e criativa, claro que teria que compartilhar com vocês!

Além das paredes, pode-se carimbar tecidos (camisetas, bolsas, almofadas etc), papel para fazer cartões ou embrulhos de presente, criar quadros, decorar vasos, entreter a criançada. Existem muitos materiais que podem ser utilizados como carimbo e a maioria temos em casa! DIY!

Vamos conferir?

1. Esse é super legal! Já tenho salvo há um tempão e é de um site que eu adoro, “A Beautiful Mess”! Lá a criatividade não tem limite! Olha só que parede linda:

Até parece papel de parede, né?!

As tangerinas e as folhinhas foram desenhadas em espuma, recortadas e coladas em um pedaço de papelão para facilitar o manuseio. Adorei os tons utilizados e a composição. Quando a parede está somente com as bolinhas laranjas parece que não vai dar certo, né?! Mas após carimbar algumas folhinhas, tudo faz sentido! rs Para saber mais detalhes e dicas do processo, clique aqui.

Outro que vi com espuma é muito legal. Utilizando rolo de macarrão como base, veja só:

Demais, né?! Esse com listras foi utilizado elástico (aquele largo). Como foi feito, aqui.

2. Esse também estava salvo na pasta aguardando o momento! rs Outro site super bacana “Casa de Colorir”!Esse carimbo foi feito com EVA. Após imprimir o desenho, recorte, utilize como molde no EVA, recorte e cole em uma base plana e dura. Passe uma camada de tinta, retire o excesso, teste num papel e é só carimbar! Ficou lindo também, né?! Para mais informações sobre o processo, clique aqui.

Encontrei outro carimbo feito com EVA, só que mais detalhado:

Para mais informações, via Pinterest.

3. Pode-se utilizar esponja também! O efeito “falhado” fica bem legal, parecendo carimbo mesmo! Aqui foi feito um quadro.

Veja aqui como foi feito!

4. Outro bem fácil de fazer é com barbante, linha ou cordão:

Este último DIY vi aqui.

5. Rolhas!

Que fofo esse coraçãozinho! Se a rolha tiver rachaduras, melhor ainda! Via Pinterest!

6. Achei muito legal esse utilizando folha como carimbo e a arte realizada!

Adorei a ideia da amarração! No caso, foi reutilizado caixa de cereal, pois costumam ser bem firmes!

7. Carimbos com borrachas:

Que lindo! Vi Aqui.

Outra ideia, um pouco mais trabalhosa, exige ferramentas (e paciência rs), mas fica bonito, não?! Aqui

8. Os rolos de papel higiênico também podem ser aproveitados!

  Lindo e muito fácil, né?! Aqui

Essa cúpula também foi estampada com carimbo de rolo de papel! Simples assim! 🙂 De um site que eu adoro também, aqui!

9. Outras coisas que podem servir de carimbo são frutas e verduras!

Olha que bonito! Eu já tentei uma vez, mas não ficou legal, não sei se foi devido à tinta que utilizei (nesse caso foi utilizada tinta de carimbo, mas já vi com outros tipos) ou se porque não era o limão siciliano… rs (ou porque estava “passado” hehe). Vi aqui.

Quando for utilizar aipo para o jantar, não esqueça de cortar o talo bem rente à base para garantir esse carimbo! Que demais!!! Vi no mesmo site do limão, também tem um feito com repolho, laranja…

E essa estampa com maçã? Veja como foi feita e mais detalhes, aqui!

Já vi bastante em programas infantis carimbos feitos com batatas, da mesma forma que as borrachas, “esculpindo”! Mas essa forma e como foi utilizada é bem original! Chevron com batata! Adorei a ideia! Veja aqui como foi feita!

10. E por último, carimbo feito com feltro!

Muito legal, né?! A tinta metalizada deu o toque especial. Adorei! Para mais detalhes, aqui!

Mais uma inspiração com feltro, mas agora com o círculo todo preenchido:

Adorei! Veja como foi feito aqui.

Com essas ideias é possível renovar a decoração de forma original, divertida e o melhor, sem gastar muito! Vocês gostaram de alguma ideia?

*Curiosidade:

No Japão, a população utiliza pequenos carimbos no lugar da assinatura com caneta. O carimbo é chamado Inkan (popularmente chamado de hanko). Cada pessoa tem os caracteres de seu sobrenome entalhados no carimbo e seu uso é equivalente à assinatura com firma reconhecida. Então, os japoneses o carregam sempre, já que é necessário desde a abertura de contas bancárias, por exemplo, até na inscrição na academia. Para saber mais, clique aqui.

Geralmente são guardados em estojinhos desse estilo.

O carimbo-assinatura

Beijos!!!

Sair da versão mobile