Ícone do site Viajando no Apê

Porta retrato que virou quadrinho!

Tudo começou quando vi uma maleta da minha irmã repleta de coisas para fazer bijuterias. Era um hobby dela e minha mãe, mas como não fazem mais, os materiais estavam lá parados.

Entre as miçangas, vi uns pingentinhos no formato de folhas e logo me veio na memória um quadrinho que vi em um site gringo. Só me lembrava de um material que eu não tinha e não conhecia: a cola Mod Podge.

Fui pesquisar e vi que ela é muito utilizada em artesanatos, especialmente para fazer découpage (ou decoupagem como é também usado em português), já que a secagem é rápida. Então, para colar guardanapos decorados em superfícies diversas deve ser ótima mesmo!

Enfim, no meio da pesquisa encontrei uma receita caseira (que fiquei me perguntando se era “só isso mesmo”, vocês verão a seguir…) e resolvi tentar.

Eu comprei esse porta retrato (super baratinho) para uma outra ideia, mas ele se encaixou direitinho aqui, pois era necessário um que ficasse em pé sem apoio. Falando nesse apoio de madeira, também já o utilizei! rs

Para o vidro não cair (afinal, ficaria sem o apoio para segurá-lo), aproveitei o isopor que veio junto encaixando-o nas laterais. Ficou bem firme.

Esses foram os pingentes utilizados

E a receita da cola Mod Podge caseira que vi é: 50% de cola branca líquida e 50% de água. Só isso. Não sei se fica igual à original, mas… era o que tinha em casa. Ah, coloquei também um pouco de verniz para não ficar opaca. Agitei bem e mandei ver! Usei um frasco vazio de solução para lentes de contato (é gente, sou mega cegueta) para colocar a Mod Podge caseira.

Limpei bem o vidro e posicionei as folhas do jeito que queria. Aí fui colando com auxílio de uma haste flexível com ponta de algodão (porque “cotonete” é a marca… rs).

Fui despejando a cola com cuidado para não formar bolhas e não cair nas folhas. E é claro que caiu, mas beleza… rs

Quadro preenchido e eu pensando “afff… coloquei muita cola, vai fazer ‘lambança’!”

Tcharam! Vazou, claro, já que o vidro não estava vedado, só encaixado. Demorou acho que mais de um dia para secar completamente…

E o resultado! Achei bem legal o efeito, ficou parecendo vidro jateado… rs Gostei tanto que fiz um book do quadrinho, saca só:

Ele já foi parar em todo lugar, mas ainda não decidi onde ficará! Na verdade acho que não terá lugar fixo, como ele é pequeno, dá para decorar qualquer cantinho. Ah, depois mostro o que fiz com o suporte do porta retrato… rs

E vocês, já conheciam essa cola Mod Podge? O que acharam do quadrinho? rs

Sair da versão mobile