Ícone do site Viajando no Apê

Fernando de Noronha

Da série “Viajando por aí…”, trago fotos dessa viagem espetacular! Sabe aquele lugar que você vai embora já pensando em voltar?

Fomos em nossas férias de 2012. Como eu só pude tirar férias em julho (marido sempre teve mais flexibilidade quanto a isso) e desejávamos muito sol, calor, mar e lindas paisagens, fomos para o nordeste!

Nem preciso dizer que tiramos milhares de fotos, né?! Foi muuuito difícil escolher somente algumas para colocar aqui, mas vamos lá!

Na época, estavam construindo este caminho suspenso. É o caminho que leva ao paraíso… rs

Essa imagem vem logo após aquele caminho e foi a primeira que nós vimos. Ficamos boquiabertos, nem tínhamos palavras, só ficamos admirando e suspirando. Esta é a famosa Baía do Sancho.

Mais um pouco da Baía do Sancho. Ah, esse azul do mar…

Estávamos lá no alto da falésia, admirando a paisagem e loucos para mergulhar naquela água. Para isso, “bastava” descer dois lances de escada entre as rochas, super estreitos iguais a foto de cima, e depois de sair da fenda, descer mais 34378294 degraus de pedra. É minha gente, existe um preço a se pagar para desfrutar tamanha beleza… rs Pode-se chegar à praia por barco também, mas aí não tem graça, né?! =D

Nós acordamos beeem cedinho e fomos direto pra lá, então não havia NINGUÉM na praia, dá para acreditar? Uma Baía do Sancho só nossa, parecia sonho! E ficamos só nós dois por longas horas, o pessoal começou a chegar lá pelas 11 horas somente, com o passeio chamado Ilhatur que percorre a ilha toda em um dia. Quando vimos aquele grupo chegando, resolvemos subir (imagine o “congestionamento” que ficou para descer todo mundo por aquela fenda!).

Um dos primeiros peixes que vimos mergulhando por lá…

Este é outro famoso de Noronha, o Morro Dois Irmãos, um dos cartões postais de lá.

E esta é a vista para a Baía dos Porcos, nossa preferida! =)

Nesta praia existem muitas rochas vulcânicas e adoramos fazer snorkeling, vimos muitos peixes entre as rochas e quase viramos um, após tanto tempo na água. rs Saíamos enrugados e famintos!

Fomos numa época boa, final de julho, agosto e setembro li que são meses ótimos para snorkeling, pois deste lado da ilha (onde ficam as Baías do Sancho e dos Porcos) o mar fica beeeem calmo, quase uma piscina. Então, não tem muita areia levantada, tornando possível uma ótima visualização dos peixinhos.

Peixinhos ou peixões… rs

Saindo da Baía dos Porcos, temos a vista para a praia Cacimba do Padre, famosa pelos campeonatos de surf que ocorrem em fevereiro/março. Muito swell nesta época! rs Ao fundo está o Morro do Pico, outro cartão postal de Noronha.

Esta é uma trilha que vai em direção à Praia do Boldró. Fomos para lá para assistir ao famoso pôr do sol.

É como se fosse uma tradição. Todos param um tempinho para assistir ao espetáculo!

Depois subimos ao mirante para contemplar mais um pouco…

Nós fizemos amizade com um taxista e no último dia ele nos levou para mergulhar no Porto de Santo Antônio. Vimos muitos, muitos peixes! E olha aquela moreia verde ali! Tomei o maior susto quando ela surgiu! rs

Ele nos guiou até um navio grego naufragado, foi muito legal!

Peixe frade

E quando as tartarugas apareceram foi muito emocionante! Nadavam tão tranquilas que pareciam voar! Foi para fechar com chave de ouro! =)

Noronha é realmente um lugar incrível, de natureza exuberante e muito tranquilo, bem sossegado mesmo (pelo menos na época em que nós fomos, pois ouvimos dizer que no ano novo, o “cenário” muda um pouco). Marido que não curte lugares muito cheios, amou de paixão! A gente largava a mochila na areia sem preocupação e caía na água!

A entrada na ilha é controlada e existem regras para tentar o máximo de preservação (aliás, paga-se taxa de preservação ambiental, que é cobrada de acordo com os dias de permanência na ilha). Enfim, não é uma viagem nada barata, mas para nós, valeu cada centavo. Foi um super presente que nos demos! rs

Certamente, voltaremos um dia para aquele lugar mágico.

Nós gostamos tanto de lá que o quadro grande que decora a nossa sala é uma foto nossa ampliada da Baía do Sancho:

🙂

Quem quiser ver mais imagens de lá, tem um vídeo que me fez dar a cartada final para esta escolha. É do Fabio Pastorello, ele faz registros incríveis de suas viagens e este de Noronha é lindíssimo. Clique aqui para assistir.

Sair da versão mobile