Ícone do site Viajando no Apê

Velas na casca de laranja e omelete de forno

Ontem à noite a janta foi omelete de forno, que fiquei com vontade de fazer depois que vi a receita em um site.

Eu não tinha o brócolis, então fiz com o que tinha em casa: alho poró, abobrinha italiana, tomate, presunto e queijo. Ah, coloquei também um pouco de salsinha. Piquei todos os ingredientes, bati os ovos, temperei e depois misturei tudo. É só colocar numa assadeira e levar ao forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 25 minutos. Como o meu tinha bastante coisa, deixei um pouquinho mais. Para finalizar, coloquei queijo parmesão ralado por cima e gratinei. Simples assim! =)

Indo ao forno!

Enquanto estava assando, marido fez o suco de laranja e aproveitei para fazer algo que estava doida pra testar: as velas na casca de laranja que vi no blog Casinha da Nane, da Rosane.

Materiais

Casca de laranja cortada ao meio, sem a polpa (marido usou uma colher para retirar)
Parafina ou velas usadas
Pavio
Giz de cera
Palito de madeira
Panela para o banho-maria

Modo de fazer

Como não tinha a parafina, usei velas que tinha em casa:

Parti a vela ao meio com uma faca e fui cortando em pedacinhos, com cuidado para não romper o pavio, pois iria utilizar esse mesmo para fazer a vela. (Estou aproveitando uma tábua velha para fazer as artes que aparecem! rs A faca também é para estes trabalhos). Fiz isso com três velas.

Coloquei os pedaços em banho-maria:

Esse prendedor era para pegar a alça do potinho mais facilmente. A receita pede para derreter também giz de cera laranja para dar cor à vela, mas como não tinha, coloquei um pouco da cenoura que tinha ralado para a janta. rs

Enquanto derretia, amarrei os pavios num palito de churrasco:

Tentei deixar o pavio o mais reto possível, já que não tinha ilhós.

Depois que a vela derreteu, despejei nas cascas, com cuidado. Eu coloquei também as raspas de cenoura. Deixei esfriar um pouco para colocar algumas gotas de citronela, que adoramos:

Pode colocar a essência que desejar, mas deixe esfriar numa temperatura entre 80°C e 65°C, aproximadamente, para ela não evaporar.

Obs.: Três velas não foram suficientes para preencher as duas cascas até o topo, então na que faltou um pouco, cortei o pedaço da casca com tesoura.

Deixei esfriar e depois só retirei o palito com cuidado:Aproveitei a casca de um limão que também usamos no suco para fazer uma graça! =)

Elas ficam lindas acesas! A casca fica toda iluminada!

E nosso jantar de ontem foi assim, à luz de velas e cascas de laranja! =)

Ah, já ia me esquecendo da omelete de forno!

Ficou uma delícia! Adoramos e repetiremos!

Sair da versão mobile