Móveis multifuncionais – Ideias para pequenos espaços

Com os apartamentos cada vez menores é comum a procura de móveis que se ajustem à nossa realidade e necessidades. Assim, para o post de hoje trouxe algumas ideias de móveis multifuncionais, uma forma de aproveitar os ambientes da melhor forma possível.

Felizmente, muitas empresas já estão acompanhando essa nova “tendência” dos pequenos espaços, podendo-se encontrar móveis bem interessantes no mercado. A marcenaria planejada também é uma grande aliada nesse quesito com a elaboração de peças criativas e sob medida.

MESAS E BANCOS COM COMPARTIMENTOS


A sala de jantar pode ser bem muito bem aproveitada com móveis multifuncionais. Uma das ideias é adicionar compartimentos escondidos à mesa e assentos. Tanto a base como o tampo da mesa podem servir como um armário extra.

Imagens via 1 (Pinterest)| 2

Imagem via Pinterest

Imagens via Pinterest

Adorei o compartimento para vinhos. Nossa mesa de jantar tem uma base parecida, estou pensando em adaptar essa ideia.

Imagem via Pinterest

Falando em vinhos, veja o tampo da próxima mesa, feito a partir de uma antiga moldura de espelho! Este foi substituído por um tampo de vidro que agora exibe uma criativa adega. Adorei!

Imagem via Pinterest

A ideia abaixo também é interessante. A mesa de jantar se prolonga até a cozinha e uma de suas bases abriga um móvel com nichos para garrafas. O balcão branco localizado acima possui rodinhas e pode ser removido quando há mais pessoas utilizando a mesa.

Imagens via (Projeto de Cria Arquitetura Sustentável)

E olha que bacana o tampo das mesas abaixo que abriga uma grande gaveta. Esse modelo de mesa era comum antigamente, só foi modernizado.

Imagens via

Imagens via Pinterest

Além de talheres/faqueiro, essas gavetas também podem guardar jogo americano, porta guardanapo, descanso de panelas etc.

Imagens via Pinterest

Outra forma de ganhar mais um local de armazenamento é apostar em bancos ao invés de cadeiras. Estes podem ter diferentes tipos de compartimentos, tipo baú, gavetas, portas de correr etc.

Imagens via 1 | 2

— Veja aqui mais ideias para salas de jantar pequenas —

Não somente a sala de jantar pode ser beneficiada com mesas multifuncionais. Veja esses modelos que levantam o tampo e possuem compartimentos para armazenar objetos, boa solução para manter a mesa de trabalho/estudo sempre organizada.

Imagem via

A mesma ideia pode ser utilizada para mesinhas infantis:

Imagens via

A mesa da esquerda com seus diversos compartimentos abaixo do tampo é interessante para deixar itens de uso constante sempre à mão, liberando espaço na bancada. Na inspiração ao lado, uma penteadeira foi embutida na mesa de estudos aproveitando o móvel da melhor maneira possível, economizando espaço no quarto.

Imagens via 1 (Pinterest) | 2

APARADORES, BUFFETS E ARMÁRIOS QUE VIRAM MESAS


Aparadores que podem ser utilizados como mesas são boas opções para quem precisa de uma mesa extra para receber visitas em casa. Essa é uma ideia interessante, pois pode-se optar por uma mesa pequena para o dia a dia.

Imagem via Pinterest

A mesa-aparador acima ainda guarda as cadeiras. É de uma empresa gringa, mas você encontra modelos semelhantes aquiaquiaqui, entre outras lojas.

Se preferir, o espaço interno da mesa pode ser aproveitado para organizar outros itens, como no móvel abaixo. Aqui tem um vídeo ensinando a fazer, mas com gavetas ao invés de prateleiras.

Imagens via Pinterest

Esse modelo também pode ser interessante para quem costura, pois além de guardar a máquina, se transforma numa boa bancada de apoio.

Imagens via

Uma sugestão para aqueles que dispõem de um espaço bem reduzido e utilizam pouco a mesa de jantar é optar por dois aparadores. Um deles pode funcionar como mesa para refeições rápidas e o outro como aparador. Quando for necessário uma mesa maior, é só uni-los com travas localizadas na lateral:

O aparador marrom fica camuflado ao redor do buffet. No dia a dia a sala fica com um bom espaço de circulação. Esta foi uma solução encontrada para um apartamento de 36m². Imagens via

Abaixo, outra ideia de mesa de jantar para apartamentos compactos. Neste caso, o tampo da mesa é dobrável. Quando não está sendo utilizada, a base pode servir como apoio na sala de estar e também para armazenar objetos.

Imagens via

Achei muito bacana a invenção a seguir. À primeira vista o móvel parece um simples aparador/nicho suspenso, porém quando aberto se transforma numa boa bancada de trabalho! Os dois nichos são dobráveis, permitindo o uso para duas pessoas. O painel localizado abaixo esconde a fiação.

Imagens via

O buffet é outro exemplo de móvel que pode ter mais de uma função. Além de armazenar diversos objetos da casa, pode abrigar uma mesa dobrável.

Imagem via.

A inspiração a seguir é bacana para economizar espaço em pequenos apartamentos. Aproveitou-se o balcão da cozinha americana para criar uma bancada, a qual possui fecho do tipo “toque”, ficando camuflada quando fechada.

Imagens via

Também pode-se optar por modelos de mesas retráteis com corrediças, as quais podem ser embutidas em diferentes móveis.

Imagens via 1 | 2 

Quando o espaço é mínimo, a criatividade entra em cena. A seguir, um buffet estreitinho que guarda de tudo um pouco se transforma em mesa de trabalho/estudo e se desejar, em mesa de jantar.

Imagens via @tinyhousecreative

Essa mesma ideia pode ser utilizada em buffets com portas basculantes. Quando abertas, se transformam em mesa. Para tal, é necessário que as ferragens sejam reforçadas, já que terão que sustentar um certo peso. E que tal a mesinha à direita que se esconde no buffet?

Imagens via Pinterest

Imagem via Pinterest

Essa é uma boa opção para fazer um pequeno home office na sala de estar. Depois de utilizá-lo é só guardar tudo no próprio buffet, nada de bagunça à vista. Olha que discreto o espaço de trabalho criado ao lado do sofá:

Imagens via Pinterest

Cômodas, armários ou estantes também podem ter uma mesa escondida. O móvel abaixo, à esquerda, ainda abriga um monitor.

Imagens via 1 | 2 (Pinterest)

Imagens via 1 (Pinterest) | 2

As portas dos móveis são realmente muito úteis!

Imagens via 1 (Pinterest) | 2

Assim como o tampo e as laterais! 🙂

Imagens via Pinterest

Abaixo, uma ideia de móveis 3 em 1. Os armários compactos viram mesa, guardam objetos e decoram. Quando fechados, podem exibir um quadro, lousa, espelho ou ainda funcionar como um organizador, como na imagem à esquerda, podendo ser utilizados em diversos ambientes. Você encontra esse tipo de móvel em várias lojas, como Tok&Stok, Magazine Luiza etc. Se preferir colocar a mão na massa e fazer com medidas específicas para o seu espaço, clique aqui para ver um tutorial.

Imagens via Pinterest

Uma lousa que vira mesinha e organiza os materiais de pintura das crianças:

Imagem via (Esta mesinha é um “faça você mesmo”, clique no link para ver o tutorial).

Essas mesinhas também podem ser utilizadas como penteadeira:

Imagem via

Clique aqui para ver mais ideias de mesas dobráveis

QUADRO/ESPELHO QUE VIRAM MESAS


Às vezes precisamos de uma mesa extra que não ocupe espaço na hora de guardar. Uma solução é deixá-la decorando a parede! A ideia da mesinha abaixo é semelhante a que mostrei anteriormente, porém sem o armário.

Imagem via

O modelo a seguir pode ser levado para qualquer ambiente:

Imagem via Pinterest

Uma outra sugestão é personalizar o tampo de mesinhas dobráveis e utilizá-las como quadros no dia a dia:

Imagem via

Olha as mesinhas ali na parede, à esquerda:

Imagem via

Nós utilizamos esse modelo de mesa quando vamos acampar, a nossa é da marca Quechua e compramos na Decathlon. Às vezes uso em casa também, gostei da ideia de transformá-la em quadro! 🙂

PRATELEIRAS FLUTUANTES COM GAVETAS


As prateleiras são muito utilizadas para decorar e organizar diversos ambientes. E que tal adicionar mais uma função a ela? No mercado existem modelos de prateleiras com gavetas, uma boa ideia para aproveitá-las da melhor forma possível.

Quando fechadas nem parece que têm gavetas, né? Podem ser instaladas na entrada de casa e esconder a baguncinha do dia a dia como correspondências, relógios, chaves, carteira etc. Também funcionam como mesinha de cabeceira, penteadeira…

Vi aqui e aqui para comprar.

Imagens via Pinterest

E organizam o home office! As gavetas nela embutidas podem guardar documentos entre outros itens. Essas abaixo são um projeto de “faça você mesmo”.

Imagens via

CAMAS, CABECEIRAS E CRIADOS-MUDOS


Camas box com baú são grandes aliadas para apartamentos pequenos, funcionando como um armário horizontal. Também existem modelos com gavetas e nichos.

Imagens via 1 | 2 (Pinterest)

O modelo abaixo possui até uma mesinha lateral retrátil, ótima para quem não tem espaço para criado-mudo:

Imagem via

A cama de solteiro abaixo pode ser uma boa solução para quartos dos filhos, por exemplo. Além de poder ser usada como aparador, quando fechada se transforma em mesa. Adorei a ideia!

Imagem via Pinterest

Também existem modelos que dobram para cima, como o exemplo a seguir, um super projeto de “faça você mesmo”! No caso, essa cama dobrável foi instalada no home office/quarto de visita.

Imagens via

As cabeceiras também podem armazenar muitas coisas em diferentes compartimentos  com repartições para guardar travesseiros, edredons, lençóis, entre outros. O modelo abaixo possui um espaço para organizar livros.

Imagem via

Imagens via Pinterest

Imagens via 1 (Pinterest) | 2

Também há opções estofadas. Os modelos abaixo são de sites do exterior, mas você pode encontrar cabeceiras semelhantes aqui e aqui, por exemplo.

Imagens via 1 (Pinterest) | 2

Os criados-mudos normalmente servem de apoio para luminárias e outros objetos, mas se necessário podem funcionar como penteadeira, mesa de estudo/trabalho e até como caminha para seu bichinho!

O móvel da esquerda possui um gaveteiro que possibilita organizar muitos itens como bijuterias, por exemplo. Na primeira gaveta foram colocadas divisórias e tampo de vidro para facilitar a visualização. Na inspiração ao lado, um charmoso garden seat fica abaixo do criado-mudo/penteadeira quando não está sendo utilizado para não atrapalhar a circulação.

Imagens via 1 | 2 (Pinterest)

Imagens via 1 (Pinterest) | 2

As penteadeiras podem ser embutidas no criado-mudo, deixando o ambiente clean e bancada livre.

Imagens via

Imagens via

Abaixo, uma ótima ideia de aproveitamento de espaço! Um gaveteiro é utilizado como banquinho, o qual fica guardado abaixo da mesinha, facilitando a circulação.

Imagem via Pinterest

Banquinhos com compartimentos no assento são outra opção para pequenos espaços:

Imagens via 1 | 2

Imagens via 1 (Pinterest) | 2

Imagens via 1 | 2 (Pinterest)

Adorei esses criados-mudos que viram mesinha! O tampo do móvel abaixo, à direita, ainda é extensível. Clique aqui para ver mais detalhes.

Imagens via 1 (Pinterest) | 2

Algumas pessoas não utilizam criado-mudo em um dos lados a fim de aumentar a mesa de trabalho/estudo.

Imagem via

Imagem via

Imagem via Pinterest

SOFÁS COM BAÚ E COMPARTIMENTOS


Assim como as camas, os sofás também podem ser aproveitados para acomodar diversos itens da casa. Para o sofá abaixo foi elaborada uma base de madeira com nichos para organizar livros e DVD’s.

Imagem via

Sofás com baú podem armazenar almofadas, mantas, cobertores, brinquedos das crianças etc. sendo encontrados em várias lojas e diferentes modelos, como os que viram camas, os retráteis, entre outros.

Imagem via Pinterest

Imagem via

MESINHAS LATERAIS E DE CENTRO


Mesinhas de centro ou laterais normalmente são utilizadas como apoio para itens decorativos ou bebidas e petiscos quando estamos no sofá, mas também é possível aproveitá-las de outras formas.

Abaixo, mesinhas com tampos retráteis se transformam em mesa de trabalho/estudo. Vi algumas opções para comprar aqui. Em seu interior ainda podem organizar diversos objetos, até uma impressora! Falando nisso, já viu o post com ideias para esconder a impressora?

Imagens via Pinterest

Imagens via Pinterest

Outras formas de compartimentos:

Imagens via Pinterest

Imagens via Pinterest

Imagem via Pinterest

Imagens via Pinterest

Mesinhas laterais com diferentes compartimentos auxiliam na organização da casa:

Imagens via Pinterest

AMBIENTES E MÓVEIS INTEGRADOS


Uma das propostas dos ambientes integrados é aliviar a metragem reduzida dos apartamentos atuais, trazendo sensação de amplitude e otimização de espaço. Nesse contexto, móveis que possam ser utilizados em dois cômodos tornam-se uma boa solução.

Um exemplo é a bancada da cozinha abaixo que se prolonga, sendo também utilizada no ambiente ao lado, funcionando como tampo para outro móvel, garantindo a unidade visual.

Imagem via

No apartamento abaixo, a mesma bancada é utilizada na cozinha como prateleira e mesinha para refeições rápidas e na sala de estar serve como rack.

Imagens via

Na inspiração abaixo, optou-se por uma mesa de jantar ao invés de bancada, a qual se prolonga até o fim do painel da sala.

Imagem via Pinterest

Na imagem à direita, o tampo da mesa de jantar segue até o buffet que serve de apoio à mesma. Uma maneira interessante de economizar espaço:

Imagens via 1 | 2

Abaixo, a bancada da cozinha foi integrada à sala de estar, sendo utilizada como prateleira para acomodar itens decorativos.

Imagem via

O uso de um único móvel com várias funções economiza espaço e possibilita um ambiente mais “limpo”. No apartamento a seguir, um móvel baixo foi elaborado para percorrer toda a parede. Na sala de jantar serve como banco e na sala de estar funciona como rack.

Imagem via

O banco ainda apresenta gavetas, nichos e adega:

Imagens via

Muitas cozinhas americanas são entregues com uma muretinha de alvenaria. Algumas pessoas a derrubam para elaborar um móvel com utilidade para dois ambientes.

Nas inspirações abaixo, foram feitos móveis até o teto. Na cozinha podem abrigar armários e voltados para a sala podem ser utilizados como barzinho e cantinho do café, por exemplo, ou então ser utilizado como painel para a televisão.

Imagem via 1 | 2 (Pinterest)

MESA QUE VIRA VARAL


Quando o espaço disponível é super reduzido, temos que pensar nas mais criativas soluções para suprir nossas necessidades. No post anterior dei algumas sugestões de varais para pequenos espaços e aí vai mais uma ideia:

Imagens via

O móvel abaixo funciona como mesa, varal e, quando fechado, como aparador:

Imagem via

Outra ideia é adicionar um tampo dobrável na parte superior do varal de parede, ganhando assim uma bancada de apoio. Essa ideia também pode ser aplicada às mesas.

Imagem via Pinterest

Para finalizar, deixo um vídeo com algumas ideias interessantes de móveis de marcenaria para pequenos espaços, confira:

6 pensou em “Móveis multifuncionais – Ideias para pequenos espaços

    • Oi Tinaaaa!!! Era vc mesmo então! rsrs 🙂
      Saudade de vc tbm, tá tudo bem?? E as pequenas, como estão??
      Fiquei feliz que gostou do blog! =)

  1. Amiga, tb acho incrível esses móveis multifuncionais, mas até pra quem tem espaço eles são ótimos! Adoro a cama embutida e varias outras ideias.
    Sabe eu comprei uma banqueta pra penteadeira que é baú, ameii, ainda não postei no blog, mas logo eu posto, e tb minha nova penteadeira.
    Ah e a base da mesa que vc falou em fazer pra pôr vinho, é ótima ideia e fica lindo!
    Bjo

    • Eu tbm adoro esse tipo de móvel, tem muita ideia bacana por aí, né? E é verdade, são úteis para todo tipo de espaço!
      Eu achei demais essas mesas com espaço para garrafas de vinho.
      Olha que legal, está de penteadeira nova, depois mostra sim no blog, vou lá conferir! 🙂
      Beijooo

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!