Cozinhas com passa-prato

Com a tendência dos ambientes integrados, muitos apartamentos têm sido entregues com cozinha americana ou passa-pratos.

O passa-prato é uma abertura na parede da cozinha que permite a comunicação com a sala de jantar e/ou estar, facilitando a passagem de itens de um ambiente ao outro.

Em alguns apartamentos, essa parede não é estrutural. Assim, o tamanho/formato do passa-prato pode ser modificado se necessário. Além disso, muitos detalhes podem ser adicionados, como bancada para refeições rápidas, diferentes tipos de acabamentos, iluminação e até “janelas” para fechar a abertura quando desejado.

Vamos às inspirações?

Passa-prato com bancada de refeições


Aproveitar o passa-pratos para fazer uma bancada de refeições rápidas é uma opção bastante utilizada. A bancada pode ser de madeira, pedra, vidro, entre outros materiais.

Imagem via

Imagem via

A bancada também pode ser feita na cozinha. Na imagem abaixo, a mesinha se estende para a sala e se transforma no tampo de um armário/buffet:

Imagens via

No projeto abaixo, à esquerda, o passa-prato se transformou numa boa mesa para refeições. A parte inferior aberta acomoda as pernas confortavelmente. Na inspiração ao lado, a bancada ganhou recorte circular, uma ótima ideia para pequenos espaços.

Imagens via 1 | 2

Imagens via 1 | 2

Imagem via

Se o passa-prato for alto e não for possível fazer mudanças, uma opção é adicionar uma bancada abaixo da abertura. Nesta sala, a mesma se prolonga por toda a parede a fim de servir de apoio para a TV.

Imagem via Pinterest

No projeto a seguir, uma bancada de vidro foi instalada em um painel de madeira:

Imagens via

Aqui, a bancada na cozinha foi colocada um pouquinho abaixo do passa-prato, que recebeu acabamento preto combinando com a decoração do apartamento. Uma vantagem do passa-prato é a possibilidade de instalar uma maior quantidade de armários do que em cozinhas americanas.

Imagens via

Passa-prato SEM bancada para refeições


Se você não deseja uma bancada para refeições, pode utilizar o espaço abaixo da abertura para acomodar um aparador, buffet, encostar a mesa de jantar na parede ou, dependendo da configuração, manter o local livre para circulação. No lado voltado para a cozinha, pode-se aproveitar o espaço com armários e/ou prateleiras.

Imagem via

Imagens via 1 | 2

Imagem via

Imagens via 1 | 2

Imagem via Pinterest

 Passa-prato estilo janela para esconder a cozinha


Na abertura do passa-prato é possível instalar um sistema de fechamento. É uma opção para evitar que a gordura de frituras se espalhe para outros ambientes e também uma forma de “esconder” a cozinha bagunçada quando chega uma visita inesperada… rs.

Na imagem abaixo, a janela tem duas folhas, as quais correm para as laterais:

Imagem via

Já nos exemplos a seguir, a janela possui apenas uma folha:

Imagens via 

O lado voltado para a cozinha deste apartamento é assim:

Imagens via 

Imagens via

O trilho com roldana aparente é uma forma de instalação mais prática e rápida, já que não exige acabamento embutido para o mesmo.

Imagem via

Uma opção bastante utilizada são as janelas que abrem e fecham verticalmente, estilo guilhotina. O passa-prato abaixo possui uma janela espelhada que quando fechada esconde a cozinha e embeleza a sala de jantar.

Imagem via

Passa-pratos com janelas de madeira. Quando fechadas se transformam em um painel.

Imagens via Pinterest

Imagem via Pinterest

Na imagem à esquerda, a parede acima do passa-prato foi revestida com chapa de madeira. Já na inspiração ao lado, a parede recebeu papel de presente com estampa de folhagem e uma chapa de compensado revestida com espelho esconde a abertura do passa-prato.

Imagens via 1 | 2

O passa-prato da cozinha abaixo recebeu janela de vidro, a qual ornou com a decoração elegante do apartamento.

Imagens via 

Para quem curte uma pegada diferente e divertida na decoração, olha só esse passa-prato estilo porta de bar:

Imagem via

Janelas que se dobram também podem ser utilizadas, mas exigem um espaço maior para acomodá-las quando o passa-prato está aberto:

Imagem via

Imagens via

Imagem via

Como decorar a parede do passa-prato (lado voltado para a sala)


Para o passa-prato não ficar “perdido” na parede da sala, pode-se adicionar elementos decorativos ao redor da abertura, revestir a parede com papel de parede ou outro material, entre variadas possibilidades.

Em alguns projetos também podemos notar o prolongamento da bancada de refeições/apoio ao longo da parede, um bonito detalhe que permite a colocação de enfeites.

Imagem via

Na inspiração abaixo, o revestimento geométrico foi colocado somente na porção inferior da parede:

Imagem via

Papel de parede e arandelas decoram a parede do passa-prato da sala abaixo:

Imagem via

Na imagem a seguir, o prolongamento da bancada foi aproveitado para formar um barzinho. Além do papel de parede e espelho que dividem os espaços, podemos notar o acabamento com moldura branca ao redor do passa-prato.

Imagem via

Abaixo, a parede do passa-prato, que também abrange a sala de estar, foi revestida com madeira freijó. A bancada foi prolongada para servir de apoio à televisão. Notem também a iluminação feita na sanca de gesso.

Imagem via

Outro exemplo de parede revestida com madeira (lâminas):

 

Imagem via Pinterest

Plantas acima do passa-prato e um cordão com luzinhas dão um toque criativo à decoração. Conforme a planta for crescendo, uma cortina natural será formada. 🙂

Imagem via 

Outros detalhes para incorporar ao passa-prato


Acima do passa-prato a seguir foi instalado um nicho com iluminação (spots embutidos). Neste local, os moradores expõem lembranças de viagens.

Imagem via

Os passa-pratos podem receber diferentes tipos de acabamentos e iluminação:

Imagens via 1 | 2

Além de nichos, uma prateleira também pode ser instalada acima da abertura. Na foto abaixo, à direita, a iluminação (fita de LED) foi colocada abaixo da bancada.

Imagens via 1 | 2

Passa-pratos com boa altura permitem a instalação de luminárias pendentes. Em alguns projetos vistos anteriormente, as luminárias foram colocadas no teto rebaixado, acima da bancada de refeições.

Imagem via

Imagem via

Para dar ainda mais utilidade ao passa-prato, dependendo do espaço e configuração é possível adicionar suportes para taças, vinhos, nichos para coleção de canecas, entre outros.

Imagem via

Imagem via

Imagens via Pinterest

Adorei essa estante/nicho para canecas:

Imagens via

Eu gosto bastante da ideia de integrar sala e cozinha e vocês?

3 pensou em “Cozinhas com passa-prato

  1. Oiê amiga, tudo bom?
    Nossa, uma mais linda que a outra, quer dizer, menos a com porta de bar, muito ousado, não curti rsrs.
    Mas de repente, pode ser um apê masculino, daí até que vai.
    Será que vc é como eu, vê essas coisa e dá uma vontade enorme de mudar tudo kkk
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    • Oieee amiga! Quanto tempo, né? Dei uma sumidinha deste blog, mas estou voltando! 🙂
      São lindas as inspirações mesmo. Se eu fico com vontade de mudar tudo? Mas é claaaaaro… hahaha. Fico viajando nas possibilidades, como sempre rsrs.
      Qto à porta de bar, eu curti hehe. Mas assim, numa decor que tenha essa pegada.
      Beijos e logo tô indo te visitar!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!