Como separar a cozinha da área de serviço

Nos apartamentos atuais é muito comum vermos a cozinha integrada à área de serviço. Algumas pessoas preferem mantê-las sem divisória para não perder a sensação de amplitude, afinal, os ambientes estão cada vez mais reduzidos. No entanto, há moradores que optam pela divisão e uma das dúvidas frequentes é como separar estas duas áreas.

Existem muitas formas de fazer essa separação, a escolha dependerá do seu objetivo. A grande maioria das cozinhas é estilo corredor e não tem janela, sendo a luz natural e ventilação provenientes da lavanderia, devendo-se levar em conta essa questão.


 SEPARAÇÃO TOTAL 


Instalar uma divisória de parede a parede para separar a cozinha da área de serviço é uma solução encontrada para quem deseja evitar odores e gorduras nas roupas estendidas, esconder a “bagunça” da lavanderia ou mesmo minimizar o barulho de máquinas de lavar roupas, de secar ou de lavar louças. É uma opção muito utilizada por quem tem cozinha americana ou que não possui porta neste ambiente.

Porta de vidro de correr

Vejo que essa é uma das escolhas preferidas. A porta de vidro ocupa pouco espaço e é clean. Pode-se optar por vidros comuns, jateados, serigrafados etc, ou aplicar adesivos ou películas que imitam essa técnica.

No sistema de portas de correr, uma folha fica fixa e a outra desliza pelo trilho instalado na parte superior.

vidro incolor e liso é uma boa solução quando a intenção é somente bloquear odores da cozinha sem perder nada de luminosidade da janela da área de serviço, além de favorecer a sensação de continuidade, já que não bloqueia a visão.

separar a cozinha area de servico lavanderia divisoria porta correr vidro incolor cozinha corredor– Imagem via

dividir cozinha lavanderia area de servico porta vidro incolor cozinha armarios grafite detalhes amarelos revestimento azulejo piso cimento queimado

– Imagem via

Se o intuito é disfarçar a lavanderia, permitindo a entrada de luz, pode-se utilizar vidros parcialmente jateados, com listras por exemplo.

No projeto abaixo, as listras foram jateadas no vidro (medem 5cm), mas existem no mercado adesivos/películas que imitam essa técnica. Recomenda-se deixar o lado jateado voltado para a área de serviço para não ficar em contato com gorduras da cozinha, facilitando a limpeza.

É uma ótima forma de esconder as roupas no varal e outros itens da lavanderia sem prejudicar a luminosidade. Em seu blog, a Fabi, dona do apê abaixo, conta em detalhes sobre a instalação da porta, clique aqui para conferir.

separacao cozinha area de servico lavanderia porta correr vidro jateado

– Imagem via

A porta de correr de vidro abaixo também recebeu listras jateadas, porém mais espaçadas. A iluminação é maior, mas a área de serviço fica visível.

separacao cozinha area de servico lavanderia porta correr vidro jateado divisoria listras

– Imagem via Pinterest

No exemplo abaixo, o vidro recebeu listras somente no meio: separacao cozinha area de servico lavanderia porta correr vidro jateado divisoria listras 2

– Imagens via Pinterest

O vidro totalmente jateado também é bastante escolhido para separar a cozinha da área de serviço, não bloqueia a luz natural e esconde bem o ambiente vizinho.

separar a cozinha da área de serviço divisoria lavanderia porta correr vidro jateado cozinha americana clean banquetas bancada pastilha espelhada– Imagem via Pinterest

separar cozinha da area de servico divisoria lavanderia porta correr vidro jateado cozinha americana clean banquetas bancada

– Imagens via 1 (Projeto de Maria Claudia Stephanes) • 2 (Pinterest)

dividir cozinha lavanderia area de servico separacao divisoria vidro jateado porta de correr cozinha bancada preta pendentes bancada

– Imagem via Pinterest

Na inspiração abaixo, foi utilizada uma porta de correr com três folhas, uma opção para quem deseja aumentar o espaço de passagem. Nesse sistema, uma folha permanece fixa e as outras duas deslizam pelo trilho superior, que normalmente exige um vão um pouco maior para instalação.

divisoria cozinha lavanderia separacao fechar area de servico porta correr tres folhas vidro jateado

– Imagem via

O vidro serigrafado é uma alternativa se o intuito é bloquear totalmente a visualização da lavanderia. Nesta técnica, o vidro recebe esmalte cerâmico e é submetido a um forno de alta temperatura, que fixa a tinta ao vidro, tornando-o temperado também.

No projeto abaixo, o vidro serigrafado branco leitoso foi utilizado na porta do armário basculante e na divisória da cozinha

separar cozinha da area de servico lavanderia dividir porta correr vidro branco leitoso serigrafado pastilhas cozinha

– Imagem via

Já a seguinte porta de correr recebeu película de adesivo vinílico branco, ficou bem parecido com o vidro serigrafado. Deixar a parte superior aberta contribui para a ventilação.

dividir separar cozinha da area de servico fechar lavanderia porta correr vidro serigrafado branco

– Imagem via

Porta de correr de alumínio e vidro

Este tipo de divisória muitas vezes já é instalado pela construtora para separar a cozinha da área de serviço. Alguns modelos permitem a entrada de ar proveniente da janela mesmo estando fechada. O que eu não curto muito é o trilho no chão, mas existem opções em que o mesmo não é necessário.

separacao cozinha lavanderia area de servico divisao porta correr aluminio vidro cozinha armario vidro preto detalhes amarelos piso imita madeira

– Imagem via Pinterest

Nos exemplos abaixo, a porta de alumínio não necessita de trilho inferior para deslizar.

divisao cozinha area de servico lavanderia separacao porta de correr aluminio vidro decoracao cozinha americana escorredor louca parede

– Imagem via Pinterest

separar cozinha da lavanderia fechar area de servico porta aluminio vidro separacao ambientes geladeira envelopada armarios cozinha tom madeira

– Imagem via

Já na imagem abaixo, a divisória é o destaque do ambiente. Para sair do comum, foi utilizada uma porta com esquadria colorida para separar a cozinha da área de serviço:

separar cozinha area de servico lavanderia dividir ambientes porta de correr aluminio vidro decoracao porta vermelha 2

– Imagem via

E nestes ambientes, foram utilizadas esquadrias de alumínio com vidro na parte inferior e superior. Notei o trilho da imagem à direita, aqui no apê seria ruim, pois não temos ralo na cozinha e certamente tropeçaria todo dia ali… rs.

separacao cozinha lavanderia area de servico divisao porta correr aluminio vidro cozinha detalhes amarelos

– Imagens via 12 

Clique aqui para ver ideias de onde colocar o cesto de roupa suja.


SEPARAÇÃO PARCIAL 


Este tipo de separação também é muito comum quando se deseja somente evitar respingos de água ou gordura nos ambientes vizinhos, sem perder a luminosidade natural e ventilação.

Como essa divisão não é total, a integração dos ambientes é favorecida, assim como a sensação de amplitude.

Divisórias com placa/chapa de vidro

divisoria vidro cozinha lavanderia como separar cozinha armario amarelo

– Imagem via

meia divisoria vidro cozinha area de servico lavanderia separacao parcial ambientes

– Imagens via 1 • 2 (Pinterest)

dividir cozinha lavanderia vidro separacao area de servico

– Imagem via Pinterest

A divisória de vidro não precisa ir até o teto:

divisoria placa vidro incolor cozinha separada area de servico armario laranja 2

– Imagem via

separacao parcial vidro cozinha area de servico chapa de vidro

– Imagem via

separacao parcial vidro cozinha area de servico placa de vidro

– Imagem via Pinterest

Adesivos podem dar um toque decorativo à chapa de vidro:

divisoria vidro cozinha lavanderia area de servico adesivo decorado separacao parcial

– Imagem via Pinterest

divisoria vidro cozinha lavanderia area de servico adesivo decorado separacao parcial (2)

– Imagem via

divisoria vidro adesivo separacao cozinha lavanderia

– Projeto do Estúdio Campetti

separar cozinha da area de servico chapa de vidro

– Projeto do Estúdio Campetti

Algumas pessoas optam por colocar o vidro sobre uma placa de pedra ou sobre uma mureta, a qual muitas vezes já é entregue pela construtora.

Na imagem abaixo, o mesmo granito da bancada da pia também foi utilizado para fazer a divisória, apoiando o vidro.

separacao divisoria cozinha area de servico lavanderia pedra granito vidro pastilha azul cozinha bancada preta

– Imagem via

separar cozinha lavanderia area de servico vidro sobre mureta divisoria parcial cozinha iluminacao spot abaixo armario

– Imagem via Pinterest

separar cozinha lavanderia area de servico vidro sobre mureta divisoria parcial cozinha

– Imagem via

Quando a bancada da cozinha prolonga-se até a área de serviço, pode-se instalar o vidro sobre a própria pedra para separar os ambientes.

vidro incolor divisoria cozinha lavanderia area de servico bancada

– Imagem via Pinterest

separacao cozinha area de servico vidro sobre bancada divisao parcial

– Imagem via Pinterest

separar cozinha area de servico vidro sobre bancada divisao parcial

– Imagem via 

separar cozinha area de servico vidro sobre bancada divisao parcial 2

– Imagem via Pinterest

No projeto abaixo, uma “muretinha” foi adicionada para posicionar o vidro:

separar cozinha area de servico vidro sobre bancada divisao parcial 3

– Imagem via Pinterest

Divisória com cobogós

Os cobogós são blocos vazados utilizados em fachadas e para separar ambientes internos sem prejudicar a iluminação natural e ventilação. São brasileiríssimos, foram criados na década de 20, em Pernambuco, e seu nome deriva dos sobrenomes de seus três criadores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is. Fizeram muito sucesso na década de 50 e voltaram, ganhando espaço na decoração atual com novos tamanhos, modelos e cores.

Podem ser instalados do chão até o teto ou sobre muretas. Para quem procura uma solução estilosa, os cobogós se apresentam como uma bela alternativa.

separacao cozinha lavanderia cobogo

– Imagem via

separacao cozinha lavanderia cobogo sobre mureta

– Imagens via 1 • 2 

Tijolinhos / blocos de vidro

Os blocos ou tijolos de vidro também são utilizados na arquitetura já faz bons anos. Estes elementos favorecem a passagem de luz e também decoram o ambiente.

separacao cozinha lavanderia area de servico tijolos blocos de vidro

separacao cozinha lavanderia area de servico tijolos blocos de vidro divisoria

– Imagens via

separacao cozinha lavanderia area de servico tijolos blocos de vidro mureta– Imagens via 

Por aqui ficamos um tempão em dúvida e acabamos decidindo por não separar a cozinha da área de serviço, nem colocar divisória parcial. E vocês que moram em apê nesse estilo, optaram por alguma divisória?

 Clique aqui para ver ideias e soluções para lavanderias.

6 pensou em “Como separar a cozinha da área de serviço

  1. Olá, o que eu faço caso a divisória entre a cozinha e a lavanderia seja uma parede que vai o cano do gás, como pode modular para colocar uma porta de correr, tendo em vista que não posso demolir esta coluna.

    • Olá, Ticiane!
      O ideal é conversar com alguma vidraçaria para analisar seu espaço e ver o que pode ser feito. Deve existir alguma forma de contornar a situação.

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!