Ponto Cruz na parede, nos móveis, nas luminárias…

O ponto cruz é um bordado que consiste em passar um fio de linha de bordar sobre o outro formando uma cruz, repetindo continuamente o movimento até formar um desenho.

Há registros de que este tipo de bordado remonta à pré-história, a técnica era utilizada para costurar as vestimentas feitas de pele de animais com o auxílio de agulhas de osso e linhas feitas de tripas de animais ou fibras vegetais.

O ponto cruz continuou sendo empregado durante várias épocas, passando de geração a geração, até chegar ao bordado que nós conhecemos. Eu acho o trabalho lindo!

Hoje trouxe algumas ideias diferentes de como o bordado em ponto cruz pode ser incorporado à decoração. Em algumas inspirações você verá que nem precisa saber bordar de fato e o efeito fica super bacana!

A ideia é simular o bordado, fazendo várias cruzinhas em grande escala. Olha só o resultado em uma parede:

bordado-ponto-cruz-parede-pintura-decoracao-parede

bordado-ponto-cruz-decoracao-parede-decoracao-delicada-feminina

Parece que ela está mesmo bordada, não é?! Esta rosa é criação da designer holandesa Eline Pellinkhof que utilizou tinta e pincel para simular o ponto cruz gigante na parede. Ela fez os traços à mão e no “olhômetro” mesmo, mas você pode se basear em um gráfico de ponto cruz para facilitar. Há vários desenhos disponíveis na internet.

Como fazer o bordado na parede:

1. Risque de leve com régua e lápis uma área quadriculada na parede. O tamanho e quantidade dos quadrados vai depender do seu desenho e a área em que pretende fazer a arte.

2. Fixe o gráfico de ponto cruz que vai pintar ao lado de sua “tela” quadriculada para poder consultá-la mais facilmente. Antes de começar, teste em um papel, desenhe alguns “X” para ver o que acha do traçado com o pincel.

3. Se tudo estiver ok, é só começar a pintar os “X” dentro de cada quadrado com a cor correspondente ao gráfico. Para se localizar mais facilmente, encontre o ponto central do desenho na parede e comece a pintar a partir daí.

4. Após terminar, deixe secar completamente a tinta e apague as linhas desenhadas no início com uma borracha.

Aí vai outra linda inspiração com flores, mais colorida:

bordado-ponto-cruz-parede-diy-faca-voce-mesmo

A autora desta arte disse que utilizou pincéis Condor nº 424 e tinta para tecido, alertando que a mesma não pode estar muito grossa, caso contrário, o “X” não ficará bom. Em seu blog, ela deu mais detalhes do processo e também disponibilizou o gráfico utilizado, clique aqui para conferir.

E se você não quiser fazer um “X” de cada vez, pode improvisar um carimbo. Achei essa ideia o máximo:

ponto-cruz-parede-carimbo-decoracao

A autora deste projeto fez o carimbo com espuma (e parece ter colado o molde em um pedaço de cortiça) e também elaborou o gráfico utilizado. Clique aqui para ver mais detalhes. Pelo que percebi, a rosa de Eline Pellinkhof serviu de inspiração para pessoas ao redor de todo o mundo.

Solte a criatividade e use essa técnica de bordado pintado para fazer quadros para a sua casa, olha uma inspiração para a famosa cabeça de alce que vemos em diversos ambientes por aí:

cabeca-alce-ponto-cruz-bordado-pintado-ideia-criativa-quadro

Imagem via. Veja como foi feito aqui.

Seguindo essa mesma ideia, você pode usar canetas como Sharpie/Posca/etc ao invés de tinta e pincel:

bordado-ponto-cruz-caneta-decoracao-ceramica

Imagem via

Se você gostou da ideia do bordado, mas tem receio de mexer com tinta, pode fazer com fitas adesivas como washi tape (ou similares), fita isolante, contact etc.

As washi tapes são ótimas, contam com uma ampla variedade de cores e estampas. Se você errar, pode retirar e colar novamente.

Algumas inspirações:

Reparem que o efeito visual é diferente nos projetos abaixo. Na foto à esquerda, a autora utilizou fita washi tape mais grossa e com menor espaçamento entre cada “X”, já a da direita usou fita mais fina e maior espaçamento.

ponto-cruz-washi-tape-bordado-adesivo-parede-decorada

Imagens via 12

Dois corações na parede obtidos de formas diferentes. Adorei a ideia da “moldura” que dá o formato de ♥:

ponto-cruz-washi-tape-decoracao-parede-coracao

Imagens via 1 • 2

E esse mapa mundi? Assim que vi esta inspiração logo pensei na possibilidade de marcar os lugares visitados com “X” de outra cor.

mapa-mundi-parede-washi-tape-ponto-cruz-bordado-decoracao-criativa

Imagem via Pinterest

Mais duas inspirações: uma divertida utilizando washi tape e outra estilizada, feita com adesivo (ex. contact) cortado em quadradinhos:

bordado-parede-ideias-parede-criatividade-washi-tape-adesivo

Imagens via 1 • 2

A criatividade permite bordar nos locais mais inusitados possíveis! 🙂

Um material que acho super bacana é a chapa perfurada/pegboard. De metal ou de madeira, com ela podemos criar painéis organizadores, cabideiros, porta colares, ferramentas etc. Seus furinhos logo remetem ao tecido etamine utilizado no ponto cruz, então que tal bordar a chapa?

O projeto à esquerda foi feito com linhas (veja um tutorial em português aqui ou outro em inglês aqui) e o segundo foi feito com fitas, vê só que legal:

bordado-ponto-cruz-painel-perfurado-pegboard-decoracao-ideias

 

Imagens via 1 • 2

Já as rosas do painel abaixo foram pintadas, a autora usou tinta para simular a linha. O bacana é que com essa ideia não é necessário traçar o quadriculado, utiliza-se os furinhos como guia. Reparem que ela deu continuidade ao desenho na parede lateral.

bordado-ponto-cruz-chapa-perfurada-decoracao-ideias

Imagens via

As telas de pintura também não poderiam faltar! Você pode pintar os “X” simulando as linhas do ponto cruz ou realmente bordar:

bordado-ponto-cruz-tela-de-pintura-ideias-criatividade

Imagens via 1 • 2

ponto-cruz-tela-pintura-bordado-diy-faca-voce-mesmo

Imagem via

A ideia pode ser aplicada para customizar vários objetos da casa.

Na inspiração à esquerda, o bordado na cúpula foi simulado usando tinta (veja os detalhes aqui). O projeto ao lado é de autoria de Vivianne Pontes, do Dcoracao.com. Ela aplicou o ponto cruz com linha na luminária de tecido. Clique na referência, abaixo da foto, para ver o tutorial.

ponto-cruz-bordado-luminaria-lustre

Imagens via 1 • 2

Depois das paredes, os bordados que eu mais gosto são nas madeiras e móveis. É possível personalizar peças simples tornando-as únicas!

Olha que lindo o detalhe no cabideiro:

cabideiro-madeira-bordado-ponto-cruz

Imagem via Pinterest

E essa cabeceira?

ideias-cabeceira-madeira-bordada-ponto-cruz

Imagem via Etsy

A autora do coração abaixo disponibilizou o gráfico em seu site. Clique na referência para conferir. E o detalhe da mesinha ao lado?

ponto-cruz-bordado-moveis-madeira-decoracao-parede

Imagens via 1 • 2

As cadeiras também podem entrar na dança. Olha o que pode ser feito com os assentos e/ou encostos de palhinhas. Tão lindo, dá até dó de sentar… rs.

bordado-ponto-cruz-cadeira-moveis-decoracao-criativa

Imagens via 1 • 2

A cadeira da esquerda foi inspirada no jogo Tetris! 🙂 E ao lado, uma cadeira antiguinha foi totalmente repaginada, ganhando um ar moderno e detalhes em ponto cruz.

bordado-ponto-cruz-cadeira-moveis-decoracao-criativa-customizacao-moveis-2

Imagens via 1 • 2

bordado-ponto-cruz-banco-moveis-decoracao-criativa

Imagens via

O móvel à esquerda recebeu um bordado feito com caneta dourada.  Já o da direita, além do bordado com linhas, teve uma transformação total.

bordado-ponto-cruz-moveis-madeira-customizacao-ideias-criativas-2

Imagens via 1 • 2

E olha o trabalho de ponto cruz na maletinha abaixo. Que delicadeza!

maleta-bordada-ponto-cruz

Imagens via

O bordado em ponto cruz é realmente uma inspiração para muitos artistas, como para a lituana, Severija Incirauskaite, que utiliza a técnica para bordar objetos feitos de metal. Peças do cotidiano tornam-se verdadeiras obras de arte em suas mão, clique aqui para ver.

Um outro exemplo se encontra no restaurante Patria, localizado em Toronto, no Canadá. As paredes do estabelecimento possuem um belíssimo trabalho em ponto cruz, criado por Laura Carwardine que teve auxílio de outros designers para realizar o projeto. Ao todo são 21 painéis e 17 mil pontos do bordado!

restaurante-patria-toronto4

restaurante-patria-toronto3

restaurante-patria-toronto2

Fotos por Henry Salonen via

E para finalizar, que tal o ponto cruz como arte de rua? Os franceses Vanessa e Stéphane, criadores do projeto Urban X Stitch, aproveitaram os cercados para fazer seus desenhos em ponto cruz, trazendo um ar divertido e colorido à cidade de Lyon.

bordado-ponto-cruz-grade-portao-cerca-criatividade

ponto-cruz-gigante-arte-de-rua

ponto-cruz-gigante-arte-de-rua-2 ponto-cruz-cerca-arte-de-rua

Não disse que o ponto cruz poderia ser aplicado nos locais mais inusitados possíveis?!  🙂

4 ideias sobre “Ponto Cruz na parede, nos móveis, nas luminárias…

  1. Amigaaa
    Qdo acho que já vi de tudo.
    Meu Deus! Que lindooo
    Eu travei na rosa na parede kkkk
    E o painel no restaurante, boquiaberta, isso sim é arte! Haja linha rsrs
    Nossa a ideia do carimbo é bem legal.
    Ameiiii
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    • Oi amiga!
      Vc viu que coisa mais linda? Eu tbm fiquei de queixo caído, achei a ideia genial!
      Nossa, o painel é maravilhoso mesmo, pura arte!
      Fiquei feliz que gostou do post! 🙂
      Beijooo

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!