Decoração sentimental

Eu acredito que uma das coisas que torna um lar especial, além é claro das pessoas com quem moramos, é a presença de itens com valor sentimental. Ter algo que nos conecte à pessoas queridas ou algum momento inesquecível fazendo parte da decoração sempre nos traz aconchego e boas lembranças.

Existem muitas formas de incorporar nossas valiosas memórias à decoração. Vamos conferir algumas inspirações?

Casamento. Nada como ter em casa recordações de um dia tão especial, não é?! Uma forma bacana de trazer momentos desta data para a decoração, é emoldurar alguns itens como o convite de casamento, o buquê desidratado e/ou a rolha do primeiro brinde e fazer uma composição com outros quadros.

Version 2

Imagem via

lembrancas-casamento-decoracao-buque-rolha

Imagens via 1 • 2 (Mike Carreiro Photography)

Uma ideia que achei super legal também é fazer um quadro com a música tocada no casamento ou mesmo alguma música que faça parte de sua história. Pode ser um verso, um trecho ou mesmo a partitura.

O trecho da música na placa de madeira abaixo foi feito com tinta e estêncil, mas você pode “estampar” suas frases utilizando uma outra técnica, assista aqui.

decoracao-lembrancas-casamento-ideias

Imagem via

Para o aspecto envelhecido do papel das partituras, você pode utilizar a técnica do chá preto ou imprimir a partitura em um fundo que imite o papel amarelado, neste site há algumas opções free para baixar. E veja aqui alguns sites para baixar partituras gratuitamente.

musica-partitura-quadro-moldura-parede-decoracao

Imagens via 1 • 2

Adorei as letras pintadas com a cor da parede. Elas são de madeira, mas você pode fazer com isopor, folha de cortiça, papel paraná etc. A inspiração ao lado também achei bem legal.

letra-musica-parede-decoracao

Imagens via 1 • This Humble Home

E depois do casamento, o que todos perguntam? “Quando vem o bebê?” rs. Olha uma ideia linda de quadrinho que pode fazer parte da decoração:

ultrassom-bebe-filho-decoracao

“There is no foot too small that it cannot leave an imprint on this world”. Imagem via Etsy

E depois que os filhotes nascem a vontade é de deixar registrado cada momento, não é?! O primeiro sapatinho, primeira roupinha, primeiras sapatilhas de balé, primeiro ursinho inseparável, o tamanho das mãozinhas…

lembrancas-sapatinho-roupinha-bebe-molduras-parede-quadros-decoracao

Imagens via 1 • 2

lembrancas-filhos-parede-decoracao-sapatinhos-roupinha-vestidinho-quadros-molduras

Imagens via 1 • 2

lembrancas-recordacoes-na-parede-sapatinho-bale-ursinho-pelucia-3

Imagens via Pinterest • 2

maozinhas-pezinhos-filhos-decoracao-parede

Imagens via 1 • 2

E aí eles crescem e novas ideias surgem. Que tal expôr as obras de arte dos filhotes nas paredes? Eu simplesmente adoro essa ideia!

Você pode emoldurar as pinturas ou fixar molduras vazias na parede para ir trocando os desenhos, afinal a produção artística é quase diária, não é?! 🙂

expor-desenhos-criancas-filhos-galeria-decoracao-2

Imagens via Centsational Girl • The Sawdust Diaries

galeria-arte-desenhos-filhos-criancas-decoracao

Imagem via

expor-desenhos-criancas-filhos-molduras-decoracao

Imagens via 

Uma ideia baratinha e fácil  é pendurar os desenhos em varais. Na imagem ao lado, as molduras foram feitas com contact:

galeria-arte-desenhos-filhos-criancas

Imagens via 12 

E quem aí tem peças especiais, heranças de família? Deixá-las à vista é uma forma de ter sempre em mente as boas lembranças. Se você não tem muito espaço e claro, dependendo do item em questão, uma opção é expor na parede.

objetos-valor-sentimental-heranca-familia-decoracao-parede-pratos-bandejas-parede

Imagens via 1 • 2

Se as peças foram delicadas, você pode emoldurá-las.

itens-de-familia-emoldurados-ideias-decoracao

Imagens via 1 • 2

pratos-parede-pratos-moldura-decoracao

Imagem via

Alguém aí tem toalhinhas de crochê feitas pelas avós? Adorei essa ideia de transformá-las em quadros!

croche-quadro-moldura-parede

Imagens via 12 

E aquelas receitas que são passadas de geração para geração? Olha essa ideia de escrever a receita em porcelana! Muito bacana para deixá-la sempre exposta, uma singela homenagem às alegres refeições feitas em família. Veja aqui dicas para escrever/pintar e queimar a porcelana em casa.

A amiga Mag, do blog Renovando a Casa Sempre, teve a ideia de enquadrar duas receitas escritas pela mãe dela, uma linda inspiração também! Clique aqui para ver.

escrever-porcelana-ideias

escrever-porcelana

Imagens via Etsy 

Por vezes, moramos em mais de uma casa ao longo da vida e em cada uma delas ficam somente as lembranças dos momentos ali vividos. Que tal emoldurar as chaves de cada lugar que fez parte de sua história? Notem que abaixo de cada chave há o endereço dos antigos lares.

chaves-lugares-que-morei-decoracao-lembrancas

Imagem via

Há uma frase que diz que “fotografia é um instante de vida capturado para a eternidade” e eu, particularmente, adoro ter esses instantes espalhados pela casa. Não importa quantas vezes eu olhe para as fotos, em todas me vêm muitas lembranças.

Além dos tradicionais porta retratos e molduras, você pode expôr suas fotos de maneiras super criativas, como em frascos de vidro. Utilize potes ou copos de diferentes tamanhos para tornar a composição mais interessante.

fotos-potes-vidro-criatividade-decoracao

Imagem via

fotos-frascos-potes-expor-fotos-forma-criativa

E que tal reunir as fotos preferidas das viagens em um divertido mapa? Esse logo abaixo é feito de aço, mas você pode elaborá-lo também com pregos/tachinhas e linhas. Se não quiser fazer diretamente na parede, pode utilizar uma chapa de madeira ou folha de cortiça.

mapa-mundi-parede-fotos-decoracao

Imagem via

Essas foram apenas algumas ideias para incorporar as boas lembranças à decoração de nossos lares.

E vocês, têm algum objeto de valor sentimental em algum ambiente da casa?

2 ideias sobre “Decoração sentimental

  1. Olá amiga!!
    Ah realmente é lindo deixar lembranças à mostra.
    A do convite de casamento…amei, ainda tenho o meu e olha que em janeiro completamos 23 anos de casados!!
    Bom, das crianças, que agora são maiores que eu rsrs, pensei numa sandálinha, num quadro vitrine ficaria legal né, aff as ideias borbulham, tb com tantas inspirações, não tem como não pirar rsrs.
    Ah obrigada, por lembrar dos quadrinhos da minha mãe, realmente são uma lembrança e tanto, e sabe no que pensei vendo seu post, meus pais vão fazer bodas de ouro em 2018, à partir do ano que vem, quero bolar algumas coisas especiais, pra uma pequena comemoração e seria legal vasculhar as coisas deles pra ver se encontro algo do casamento, e pôr num quadro vitrine né.
    Nossa esse post, me fez voltar no tempo rsrs
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    • Oi amiga!
      Que legal que vc ainda tem seu convite! E olha, daqui a pouco são bodas de prata! 🙂
      Sandalinha tbm ficaria legal, acho uma fofura o tamanhinho rs.
      Qto aos quadrinhos que vc fez, eu amei a ideia, foi uma linda homenagem!
      Uau, bodas de ouro! Uma comemoração super especial, com certeza seria emocionante encontrar algo do casamento deles para compor a decoração!
      Bons e velhos tempos, né?! 🙂
      Beijos

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!