Plantas dentro de casa: nossa zamioculca!

Quem aí gosta de um verdinho dentro de casa? Nós aqui adoramos, acho que já deu para perceber, não é?! Moramos em apê, não temos muito espaço, mas no final sempre damos um jeitinho… rs.

Infelizmente, nem todas as nossas plantinhas vão para a frente. Foi o caso de uma orquídea que ganhamos da minha sogra. Apesar de todos os cuidados, ela não estava indo muito bem, achávamos que o vaso em que se encontrava era muito pequeno. Compramos um maior e um cachepô para acomodá-la, mas não deu certo… :(. Ficamos super tristes quando perdemos alguma planta.

Com o cachepô vazio, ficou a dúvida de que planta colocar. Então, me lembrei de uma que, além de sobreviver em ambientes fechados, é fácil de cuidar: a zamioculca!

É engraçado dizer isso, mas muito antes de nós termos nosso lar eu havia salvo uma foto dessa planta pensando em um dia tê-la em nossa sala, acho as folhagens lindas! Fomos em um garden para ver se encontrávamos e sim, avistamos vários vasos em promoção! Então, claro que trouxemos um para casa! 🙂

Isso foi no final de 2014, desde então ela deu uma boa crescida, nasceram brotos e está firme e forte!

Olha ela aí:

zamioculca plantas dentro de casa
As fotos são do mês passado, mas não houve muitas mudanças.

O vaso coube certinho nesse cachepô. Colocamos argila expandida na superfície para esconder o vaso e ficar mais bonitinho. Posicionamos ao lado do rack para que receba a claridade da janela da sala.

Olhem que lindas as folhas, são espessas, super verdinhas e brilhantes!

Como ela não necessita de regas constantes (gosta de solo ligeiramente úmido), nem sol direto, tem sido ótimo para nós, podemos viajar despreocupados. Temos outros vasos menores que necessitam de água quase todos os dias, estes temos que deixar na casa dos meus pais quando a viagem é mais longa.

Recentemente, li que a zamioculca é tóxica! Então, deve-se ter muito cuidado com crianças pequenas e animais de estimação, pois todas as partes da planta são venenosas.

Abaixo, segue a foto que eu vi anos atrás e me apaixonei!

Imagem via Pinterest

Será que a nossa ficará deste tamanho? Eu gostaria! rs. Talvez tenhamos que colocá-la em um vaso maior para que cresça mais…

E vocês já conheciam a zamioculca? Cultivam alguma planta também?

 

42 pensou em “Plantas dentro de casa: nossa zamioculca!

  1. Oii amiga, nossa que linda !!
    Eu já conhecia essa planta, e é linda mesmo. Ah com certeza a sua vai crescer bastante, sempre digo que quando nascem novas folhas é porque elas já estão se acostumando com o ambiente.
    E que vaso lindo, ameiii.
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

      • Ah com certeza!! Seu piso é lindo!! É porcelanato? Curiosa!!
        Se for, é gelado mesmo? Porque me disseram que porcelanato gela o ambiente, daí a pessoa aki friorenta do jeito que é, iria virar picolé rsrs.
        Bjo

        • Oi amiga!! É porcelanato sim! Tbm fiquei receosa qto a isso, já que na casa dos meus pais é taco, mas não acho que gela o ambiente não. Não sei se é pq em casa bate sol quase o dia todo, mas lá nos meus pais é frio quase sempre… rs

          Beijoo

    • Oi Debb!!
      É mto ruim qdo elas não vão pra frente, né?! Algumas tivemos que levar pra casa dos meus pais e dos meus sogros pq não se adaptaram tbm…
      Essa planta é bem decorativa mesmo!
      Beijão!

  2. Que linda, vizinha!
    Eu não conhecia… Aliás, sou leiga nesse mundo das plantas.
    Gostei do nome, se eu tiver uma cachorra, vou chamar ela de zamioculca, rs… E gostei mais ainda do fato de não pedir muita rega.
    E que lindo esse cachepô!!! Vocês capricham demais nos detalhes, tudo orna muito bem.
    Beijos!

    • Hahahaah só vc mesmo, vizinha!! Mas é um nome bem diferente mesmo… rsrs.
      Ela é super simples de cuidar! Uma vez ficamos uns 10 dias fora e qdo voltamos, estava a mesma!
      Ah obrigada!!! Esse cachepô caiu como uma luva no apê rs… às vezes temos sorte de encontrar algo bem do jeito desejado! 🙂
      Beijooo

  3. Oi Moça, tá lindinha mesmo sua planta, como você já sabe também adoro plantinhas … E quando arrumar uma muda de avenca bem bonita te levo … se você quiser claro!! rsrrs

    Beijoos

  4. Oieeee… Zamioculca é linda, né? Eu tinha uma no escritório e estava linda, mas quando saí da empresa e a trouxe prá casa, acho que ela estranhou e foi morrendo, morrendo… tentei salvar mas não deu! Acho demais essas folhas firmes, verdinhas e brilhantes! beijinhos e boa semana! 😉

  5. Já tive uma dessas e não sabia que era tóxica! Aliás, não sabia nem que poderia ficar dentro de casa. Ela fica linda!!!! Essa sua é grande, mas acho que já vi menor na Florália! Tb adoro plantas dentro de casa. Um verdinho nunca é demais! Atualmente só tenho orquídeas na minha varanda e elas florescem o ano inteiro! São muito fofas! Mas estou pensando em algo para dentro de casa. Como tenho animal de estimação, alguma que não seja tóxica e não dê trabalho, pois tb tenho criança e sabe como é, né? Afazeres de mãe… Muito bom o seu blog. Achei por acaso e já estou me inspirando… só me falta tempo $$$$$
    ABr
    Tania

    • Eu tbm não sabia que era tóxica, só depois de pesquisas que soube…
      Eu gostaria muuuito de ter orquídeas, acho lindíssimas, mas elas não se adaptam (ou não sabemos cuidar, né… rs). Quem sabe na varanda gostem mais!
      Nós tbm adoramos um verdinho e concordo que nunca é demais!! rsrs Dá uma sensação ótima de aconchego, não é?!
      Vc já tentou a Palmeira-ráfis (Raphis excelsa)?
      Fiquei mto feliz que gostou do blog!! 🙂
      Abraços e um ótimo fim de semana!!
      Angélica

  6. Olá Angélica.
    Essa planta tem um nome muito estranho, nunca tinha ouvido….. Mas a tua está linda, será que vai crescer muito e ficar tipo árvore ??
    Eu não tenho jeito para plantas, fico com pena de as ver morrer, eu só tenho 2 suculentas porque até são fáceis de cuidar. 🙂
    Beijos.
    Ana Silva.

    • Olá, Ana!!
      hahahaa é diferente mesmo!
      Eu espero que ela cresça, que fique alta, mas parece que ela deu uma estagnada… vamos ver!
      Ah é verdade, suculentas são ótimas opções, lindas e fáceis de cuidar!!
      Beijos!!

  7. Oi Angélica!
    Também tenho esse problema de matar todas as minhas plantinhas, fico arrasada com isso, acho que não compreendi muito bem como cuidá-las.
    Adorei essas planta, já tinha visto ela por aí mas não sabia o nome dela, ela está lindona! =) Tomara que fique como na foto, enorme! Rs…
    Beijos querida! Thamyrez

    • Oi Thamyres!!
      Poxa, que triste… algumas plantas exigem um cuidado específico mesmo, pode ser isso!
      Minha sogra nos presenteou, já faz um bom tempo, com uma violeta que todos dizem ser uma das mais fáceis de cuidar. E não é que quase a perdemos? Só agora que peguei o jeito e está ficando bonita novamente.
      Qto à zamioculca, tbm espero que fique enooorme! rsrs

      Beijos!!

    • Oi amiga!!! Tô sumida, né?!
      Ando meio sem novidades no apê, mas estou com uma ideia, vamos ver se vai dar certo!!
      Eu volto simmmm, podexá!! 😀
      Aliás, estou pensando num post enqto não coloco a ideia em prática… rsrs
      Obrigada por vir me chamar, tenho mesmo que tirar as teias do blog!! 😀

      Beijooo

  8. Oi Angélica amei seu blog, estou reformando e decorando meu apê e adorei o que vi no blog! Falando no porcelanato, você tem dificuldade para limpar, coloquei no meu banheiro esse porcelanato imitando madeira e ele fica meio opaco queria que ele ficasse mais brilhosinho! Bjos sucesso com o blog.

    • Oi Janaina!! Fiquei muito feliz que gostou do blog!!
      Não tenho dificuldade para limpar, aliás, acho super prático! Mas o nosso é opaco mesmo, queríamos sem brilho… De repente exista algum produto para deixar o seu mais brilhoso! Vou dar uma pesquisada, se encontrar algo sobre volto para te contar! rs
      Beijos e obrigada pela visita!!

  9. Oi amiga!!! Que saudade tbm!!
    Voltarei sim!! rsrs Pretendia voltar antes, mas lembra que meu note estava péssimo? Chegou um momento que não dava mais, travava a todo momento, isso me desanimou um pouco, mas esses dias chegou um zero bala! 😀
    Logo mais apareço no seu bloguito, quero ver o que andou aprontando… rs
    Beijos e obrigada pelo carinho de sempre!!!

    • Olá, Rose!
      A zamioculca é linda mesmo, nós tbm adoramos a nossa! Sem contar que é uma ótima planta para se cultivar dentro de casa, né?
      Esse vaso nós compramos no Shopping Garden (www.shopgarden.com.br).
      Beijos e obrigada pela mensagem! 🙂

  10. Olá, boa tarde!

    Tenho uma Zamioculca no escritório, todavia, ela esta com as pontinhas das folhas secas. O que pode ser ? Tenho molhado ela uma vez a cada dez dias.

    Obrigado !

    • Olá, Paulo. Bom dia!
      Pelo que já li, as folhas ficam com as pontas secas devido à baixa umidade do ar. Em algumas plantas basta borrifar água nas folhas, mas no caso da zamioculca creio que a solução seja aumentar a umidade do ambiente.

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!