Sobre nossa varanda e mais inspirações!

Já postei aqui algumas inspirações de varandas, mas como estamos planejando envidraçar a nossa, tornei a procurar mais imagens.

Falando em envidraçar a sacada, esse assunto já está virando lenda aqui no apê (e espero muito que não se torne uma novela). Esse espaço ficou “para depois”, pois além de ser algo caríssimo, achamos uma etapa muito difícil! Difícil em relação às empresas prestadoras de serviço. Muitos moradores do prédio fizeram o fechamento com uma determinada empresa e não recomendam por diversas questões. Alguns vizinhos contrataram uma outra empresa conhecida e disseram que até o momento não tiveram problemas, mas entrei no “Reclame Aqui” e pela quantidade e conteúdo das reclamações, desistimos.

Temos vários panfletos desde a época da reforma, mas temos muito receio de contratar “no escuro”. Já ouvimos casos de folhas de vidro que “simplesmente” caíram das sacadas e espatifaram no chão (graças a Deus não havia ninguém no térreo). Tenho pavor só de pensar, como uma coisa dessas pode acontecer?

Enfim, tentaremos colher mais avaliações, opiniões e, assim que possível, faremos o fechamento. Moramos no ABC – SP, se alguém tiver alguma indicação, por favor, nos dê uma luz! 🙂

Queremos resolver essa questão primeiro para depois partir para a decoração, pois além de morarmos num andar alto e ventar bastante, preencheremos o espaço com algumas coisas que não podem tomar chuva, como por exemplo, um pergolado de ferro. Sim, acreditem, ele já se encontra no apê há mais de um ano (está desmontado no 3° quarto – “num guento” mais vê-lo lá).

A trepadeira que gostaria de colocar no pergolado é a “Jade”, vocês conhecem? Depois que vi a primeira foto, me apaixonei! Já a procuramos em diversos gardens e encontramos uma muda (pequenina) em somente um, porém muuuuuito cara. Não lembro exatamente o preço, mas custava mais de cem reais.

jade vermelha trepadeira pergoladojade vermelha trepadeira pergoladojade vermelha trepadeiraEsta é a jade vermelha. Um espetáculo, né?!

jade azul trepadeira pergolado

jade azul trepadeira

E a jade azul? *.*

Com esse precinho camarada, desisti. Comentei com minha sogra que também ama plantas e tem muitos conhecidos na área, mas ela procurou e não achou. Então, ela nos presenteou com outra trepadeira, “Lágrima de Cristo”, que também acho maravilhosa! Por enquanto, a planta se encontra na casa dos meus sogros.

lagrima de cristo lagrima de cristo trepadeira Lágrima de Cristo

Também estamos pensando em mudar ou “esconder” o piso da varanda, mas ainda não decidimos como. Marido adora os mini decks de madeira (sempre damos uma olhada na Leroy Merlin, no site tem vários modelos), a ideia inicial era colocá-los juntamente com pedrinhas, nesse estilo:

deck madeira varanda pedras

Mas agora estou com a ideia de colocar pisos que imitam ladrilho hidráulico (oi para você marido, que nem tá sabendo disso! rs). Acho tão lindo!

ladrilho hidraulico varanda sacada ladrilho hidraulico varanda sacada 2Mas, como eu disse, são somente ideias.

Enquanto isso vamos buscando inspirações! Um dos ambientes que eu mais gosto de ver por aí é a varanda. Antes mesmo de ter nosso querido lar, já tinha várias inspirações salvas e numa dessas buscas encontrei o blog da paisagista, jardinista e designer de exteriores Ivani Kubo. Eu simplesmente adoro suas criações, fico babando nas varandas de apartamento que ela decora, parecem verdadeiros jardins. E os das casas, coberturas, então?! *.*

Vamos conferir?

decoraçao varanda sacada camuflando escondendo condensadores de ar ivani kubo 2Que aconchegante! Essa varanda estava num post em que ela mostrou como camuflou as condensadoras de ar-condicionado. Veja mais Aqui.

estante vasos cactos suculentas varandaEsta é uma pequena varanda. Adorei a estante com os vasinhos de cactos e suculentas. Mais fotos e informações Aqui.

jardim lago decoraçao cobertura ivani kuboJardim com lago numa cobertura. Aqui

decoraçao varanda sacada plantas fonte apartamento ivani kuboLindo, né?! Mais fotos dessa varanda, Aqui.

plantas suspensas apartamento sacada varanda ivani kuboOrquidário suspenso. Morri! O post é sobre plantas na parede, suspensas (amo!). Para mais inspirações, Aqui.

churrasqueira transformada em estante para plantasAqui, a churrasqueira que não era utilizada, foi transformada em um tipo de jardim vertical

fonte varanda apartamento ivani kuboRenovação em outra varanda do mesmo apartamento. Mais fotos e informações, Aqui.

varanda decorada plantas ivani kuboQuem não gostaria de relaxar nesse cantinho, hein?! Aqui

casa espelho d'agua

Um dos jardins tropicais que ela projetou e executou! Mais Aqui.

Ela mantém o blog desde 2009, então imaginem a quantidade de projetos e fotos! Para quem não conhece, acho que vale a visita! Minha varanda certamente não ficará como as que ela executa, mas espero que também seja um “cantinho no paraíso!”.

“Todo jardim começa com uma história de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles”.
Rubem Alves

8 ideias sobre “Sobre nossa varanda e mais inspirações!

  1. Oiii amiga tô de volta, era pra subir amanhã mas desde ontem à tarde tava literalmente “Ubachuva”, ontem à noite depois do temporal não pudemos nem tirar o carro da garagem pra jantar, fomos à pé num restaurante perto do apê mesmo. Hj o tempo tava fechadíssimo, daí deu os 5 minutos: arrumei td e viemos embora, mas ainda bem que deu pra aproveitar bastante antes da chuva chegar, nossa valeu.
    Agora… q inspiracões né, acho lindo deck com pedras, ia pôr no jardim de inverno, aliás ainda penso em pôr rsrs. Os ladrilhos acho bonito tb mas tenho medo de usar e sair de moda rápido, já que é um item q não se troca fácil, mas se vc não tem essa preocupação com certeza é uma ótima opção!!! Ah e quto a envidraçar fica ótimo né pq fica uma extensão da casa. Agora o pergolado com a planta com certeza vai ficar lindo. Adorooo. Bjo
    Renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    • Oi amiga!! Saudades de vc!!
      Nossa, então choveu forte lá?? Mas ainda bem que deu para vcs aproveitarem!! Nós pegamos tb uma manhã de chuva, nossa, choveu muuuito e depois lá pelas 13hs parou, o sol voltou com tudo e não choveu mais…
      Lindo mesmo deck com pedras, vejo bastante por aí!!
      Qto aos ladrilhos, não tenho essa preocupação… rsrs Mas se for colocar, será em tons terrosos, mais discretos, mesmo pq acho que combinará mais com o ambiente, né?! Hoje mesmo mostrei alguns pro marido, pois ele nunca tinha visto “ao vivo” (e nem sabia o que era… rs) e para minha surpresa, ele curtiu!
      Vamos ver o que será resolvido!
      Ah espero que fiquei legal mesmo o pergolado, viu… rsrs

      Beijoo

    • Oi Lívia!! Lindas, né?!
      Hoje em dia tem tanta opção e o pior é que eu gosto… rsrs Difícil escolher!! Eu achava que o marido não ia gostar dos ladrilhos, agora estamos bem divididos msm… rs
      Beijos

  2. Lindas inspirações.
    Uma varanda fechada dá muito jeito, a nossa casa já tinha a varanda fechada quando a comprámos, mas as janelas estão muito estragadas, algumas já nem sequer trancam, mas ainda não houve dinheiro para mudar, por isso não te preocupes com a tua novela, não tarda nada já consegues fazer mais essa obra. 🙂
    Beijos.
    Ana Silva.

  3. Essa jade azul foi arrebatadora. Que coisa mais maravilhosa! Preciso de uma aqui em casa (meu marido chama meu jardim de “central do pólen”, porque não paro de trazer flores diferentes. Como conto que vou trazer mais uma?

    • Realmente, Debora, essa jade azul é de cair o queixo!
      Se vc encontrar alguma muda, me avise, por favor! 🙂
      Hahaha “central do pólen” foi ótima!! Se eu tivesse um jardim, creio que tb seria assim chamado… rs
      Não conte, apenas leve! hahaha. Depois mostre as fotos, acho que ele não iria negar uma preciosidade dessas! 🙂
      Beijos

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!