Tsuru voando no apê! :)

O pássaro grou (tsuru) é um símbolo tradicional do Japão. Os japoneses acreditam que é uma ave sagrada e que simboliza paz e longevidade. Também simboliza o amor conjugal e a fidelidade. Uma vez que o casal de tsuru se une, não mais se separa.

grou tsuru

Esses são os tsuru!

Li que em casamentos, amigos e parentes costumam dobrar mil dobraduras de papel (origami) de tsuru dourados para dar sorte e vida longa ao casal.

Após a Segunda Guerra Mundial, os tsuru passaram também a simbolizar, além da paz, a esperança. Já comentei sobre isso no post que fiz sobre nossa viagem ao Japão, especificamente, quando visitamos Hiroshima.

Falando em origami, eu adorava fazer quando criança. Encontrei outro dia na casa dos meus pais o livro que eu seguia para fazer minhas dobraduras e trouxe para casa:

livro origamiTão velhinho! Foi muito utilizado! 🙂

Estava lá saudosa, folheando o livro quando vi o passo a passo do tsuru. Gosto tanto desse origami que decidi incorporá-lo na decoração do apê. Marido disse que gosta e que já fez bastante dobraduras de tsuru quando criança também! =)

Fiz com sulfite branca, só tive que cortar quadrados (fiz de diferentes tamanhos).

Após terminar o origami, decidi pintar os pássaros com tinta spray dourada para combinar com os quadrinhos do corredor. Pronto, já contei onde foram parar voar! rs

Ficaram assim!

Depois passei fio de nylon com auxílio de uma agulha (por dentro da dobradura):

Na ponta que fica presa no tsuru, além de vários nós, coloquei um pedacinho de durex para segurá-lo bem.

Feito isso, foi só pendurá-los! Colei no teto com durex mesmo.

Decoração com Origami – Tsuru

Pássaros já voando! 🙂 Achei que combinaram com os quadrinhos do Japão e com as árvores! E claro, com a gente, com o nosso tipo de decoração… rsrs

Mais de pertinho!

Outro ângulo! rs. Me desculpem, é que eu gostei muito! O mais legal é que quando bate um ventinho eles parecem mesmo voar! Ah, o tsuru maior eu não coloquei, pois achei que ficou muito grande. Estou pensando em deixá-lo na minha estante de livros.

Para quem quiser tentar fazer o pássaro, tem um vídeo aula aqui!

Esse corredor anda cheio das novidades, né?! rs O que acharam desta última? Logo trago mais imagens de origami e decoração!

12 ideias sobre “Tsuru voando no apê! :)

  1. Eu tenho esse livrinho de origami!!!!!!! Quer dizer, deve estar perdido em algum lugar na casa dos meus pais kkkkk
    Mas eu também quando era pequena adorava fazer origami. Eu tinha uns papeizinhos de origami próprios para fazer tsuru perdido aqui em casa (tudo colorido), da época que ia la na liberdade comprar cacarecos rs, e acabei colocando alguns tsurus na entrada de casa para trazer mais sorte 🙂
    Acho que toda família descendente de japonês deve já algum dia na vida ter decorado a casa com tsuru rs
    E seus tsurus ficaram uma graça, realmente parecem estar voando!

    Bjssss

    • Nossa, que legal que vc tb tem esse livrinho!!! rs
      Ahhh disse tudo qto aos tsurus nas casas de descendentes! rsrs
      Obrigada, Lisa! Fico tão feliz vendo-os ali preenchendo aquele espaço! 🙂
      Beijos

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!