Gelatinas divertidas!

Da série “Viajando na cozinha…”

O post de hoje será sobre algo que fico fazendo enquanto espero marido voltar da pós: inventando moda. Não é sempre, mas outro dia estava com várias frutas maduras e resolvi fazer várias coisas com elas.

Tudo começou quando vi um post da Lisa, do blog Casados e agora? sobre um jeito diferente de fazer gelatina! Ela colocou a gelatina em uma taça de vinho, esperou endurecer e depois colocou iogurte grego por cima, ficou muito legal! Clique aqui para ver e aproveite para conhecer os variados benefícios da gelatina!

É lógico que eu fiquei com vontade de fazer, né?! Eu adoro gelatina e aproveitei que tinha muitas frutas e resolvi incorporá-las na receita.

frutas receita gelatinaEnquanto fico na cozinha, aproveito para espiar os programas que ele não curte muito! rs

No post da Lisa tinha uma foto de inspiração em que a gelatina foi endurecida na diagonal, achei legal e quis tentar (e também porque fiquei com medo de quebrar nossas taças, já que é feita de um vidro beeeem fininho).

gelatinas na geladeira gelatina divertida diferenteAs gelatinas em copos inclinados com morangos. Em alguns coloquei pedaços de morangos em outros usei morangos inteiros. Também fiz alguns com kiwi e em um misturei abacaxi, kiwi e morango, praticamente uma salada de fruta dentro da gelatina. Ah, observem que eu aproveitei a casca de laranja também, mas o suco eu tomei, não usei na receita =).

gelatina diferente divertida inclinadaE depois de endurecidas, olha que bacana ficam as inclinadas!

Agora tenho que contar minha experiência com o kiwi e o abacaxi… kkkk… Gente, a gelatina em que eu coloquei estas frutas não endureceu! Saca só como ficou:

gelatina com frutas failEra para ela ficar inclinada como as outras, mas… falhou!!! rs

gelatina kiwi failOlha que lindo!!! Mas… líquido… cuéin cuéin cuéin

A outra gelatina em que coloquei somente uma fatia de kiwi ficou meio molenga, mas endureceu um pouquinho.

Aí que eu, pensando sobre o assunto (fiquei encucada, pois as outras gelatinas deram certo, né?!) tive um plim! De repente, me lembrei das minhas aulas de Enzimologia e Bromatologia e tudo fez sentido. Como eu pude me esquecer da enzima presente no abacaxi? Sabe aquela história das avós que abacaxi e mamão amaciam a carne? É verdade e tudo acontece por causa das enzimas presentes nestas frutas,  no caso a bromelina e a papaína, respectivamente.

Resumidamente e grosseiramente falando, estas enzimas digerem as proteínas da carne, ou seja, as proteínas que formam as fibras musculares são partidas. Mas e que raios isso tem a ver com a gelatina?

A gelatina é rica em colágeno, que nada mais é do que uma proteína! Assim, quando a gelatina entra em contato com o abacaxi, mantém-se amolecida, já que a cadeia de aminoácidos (que em conjunto formam a proteína) é quebrada.

O figo também tem esse tipo de enzima que amacia a carne, a ficina. O kiwi eu não sabia (ou não lembrava) que também tem, então claro que fui pesquisar. A enzima é denominada actinidina.

Depois que me lembrei fiquei com a maior cara de tacho… se meus professores lessem esse post ficariam extremamente decepcionados, eu fiquei por ter esquecido. rs

Mas voltando ao assunto, olha que coisas divertidas dá para fazer com gelatina:

gelatina divertida diferenteAqui eu coloquei iogurte grego e iogurte de morango, ficou muito bom!

gelatina na casca de laranjaE as gelatinas na casca de laranja ficaram super legais! Já postei uma foto inspiração aqui, lembram? Marido adorou também. Cheguei à conclusão de que não vamos crescer nunca… rs

Eu também fiz outras sobremesas com as frutas, mas mostro outro dia!

Este post deveria se chamar “Ciência na cozinha”, não é?! rs

17 ideias sobre “Gelatinas divertidas!

  1. kkkk’ Com certeza deveria ser chamado de ciência na cozinha, só assim descobri o motivo da carne amolecer com o abacaxi.
    As gelatinas pelo jeito não ficaram só lindas, como também gostosas.

    Parabéns’ adorei o post!

    http;//tudoaosdezoito.wordpress.com

  2. Gostei das gelatinas inclinadas. Eu gosto muito de gelatina, é uma sobremesa MUITO DIFÍCIL de fazer, mas sabe muito bem, e tem a vantagem de não engordar….. 🙂
    E também gosto muito de fazer gomas, não sei se aí no Brasil se chamam assim.
    Beijos.
    Ana Silva.

  3. Angélica! Adorei o post!!!!!!
    Fiquei super feliz de ter inspirado você na cozinha! 🙂
    Tive uma aula extra agora sobre essas tais de enzimas, eu devo ter aprendido sobre elas tb mas com certeza não iria lembrar delas nessa altura do campeonato kkkkkk
    Sua gelatinas ficaram lindas! Eu ia fazer a gelatina com morango inclinado no copo, mas a minha paciência não cooperou no dia kkkkkk ficou super legal! E essas laranja coloridas? Adorei!

    Bjsssssss

    • Oi Lisa, vc viu o que seu post rendeu??
      Haha como a gente esquece das coisas, né…
      E eu quase não fiz essas gelatinas inclinadas, pois não tinha mto espaço, mas aí fui empilhando os potes e deu. Marido tomou um susto qdo abriu a geladeira… rsrs

      Beijoo

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!