Tipos de suporte de TV

O post de hoje é sobre o suporte das nossas TVs, especialmente o da sala, que é o que mais usamos e que gerou algumas dúvidas, tanto em relação ao painel, quanto no momento da compra.

Nosso marceneiro nos informou que o nosso painel de MDF aguentaria o suporte para TV, mas como queríamos um articulado e marido queria uma televisão grande (47”), achamos melhor fixar o suporte na parede e ele também concordou, pois movimentaríamos bastante a TV. Para isso, foi feito um recorte no painel que mostrarei mais adiante.

Ao fixar um suporte, deve-se ter atenção à estrutura da parede, pois algumas como as paredes de drywall, por exemplo, são menos resistentes. Se este é o seu caso, vi algumas dicas aqui.

 E se você tem dúvidas sobre qual tamanho de televisor escolher, existe uma distância recomendada entre o sofá e a TV:

 Fontedistancia_tv_sofa

Também é bom salientar que a TV deve estar na altura dos olhos, quando estamos sentados no sofá para evitar dores no pescoço e outros males relacionados.

Escolhemos o suporte articulado para aproveitar as vantagens dos ambientes integrados. Assim, da cozinha e da sala de jantar, podemos dar aquela espiada em nossos programas de TV favoritos (se bem que na hora do jantar preferimos desligar o aparelho e ficar batendo papo, muitas vezes terminamos de comer e continuamos por um tempão na mesa conversando, eu adoro!).

suporte articulado TV painelÉ bom também quando recebemos o pessoal em casa para jogar videogame ou assistir filmes e jogos, sempre damos uma viradinha na tela para todo mundo poder enxergar, já que, infelizmente, não cabem todos no sofá.

suporte articulado TV painel 2

Já para o quarto, escolhemos um suporte com inclinação vertical, uma vez que o aparelho ficou acima da altura dos olhos e não havia necessidade de articulação. Então, deixamos a TV inclinada para baixo, tornando mais confortável a visualização da cama e evitando reflexos na tela.

 suporte inclinaçao vertical

No mercado, existe uma infinidade de suportes, a escolha pode depender de alguns fatores:

 1) Tamanho/Peso da TV: os suportes para TVs de LED, LCD e Plasma são dimensionados de acordo com o tamanho/peso do televisor. Nem todos os suportes aguentavam a nossa TV de 47”.

2) Fixação: geralmente na descrição do suporte vem informado o padrão de fixação, que nada mais é que a “furação” na parte traseira da televisão. Os suportes são parafusados atrás das TVs, em sua maioria, através de 4 furos já existentes. Contudo, o distanciamento destes furos (ex: 200x200mm) varia de acordo com cada fabricante ou seguem um padrão internacional chamado VESA (Video Eletronics Standards Association). Este padrão define um distanciamento maior dos furos conforme o peso da TV for mais significativo. Ficamos em dúvida quando vimos na embalagem esse tal de VESA.

Padrao Vesa furação TV suporteFonte

Assim, antes de escolher o suporte, verifique qual o padrão VESA da sua TV, medindo as distâncias entre os furos na parte de trás do televisor e certifique-se de comprar um suporte que possua o mesmo padrão de fixação. Cuidado, pois já vi alguns casos por aí em que o suporte não era compatível com a TV. E o pior é que não são muito baratos.

3) Sua necessidade ou desejo:

Tipo de suportes

 – Suporte fixo: se a sua intenção não é movimentar/articular a TV, apenas fixá-la na parede, este seria o suporte ideal. Existem alguns modelos deste tipo e aqui tem um esquema de como fixá-lo.

Suporte articulado: geralmente permite movimentação da TV para cima ou para baixo e para os lados. Cada suporte confere determinado grau de inclinação e rotação, normalmente está especificado. É bom para quem deseja visualizar a tela em outros ambientes. O braço articulado permite o distanciamento da parede para maior flexibilidade. Totalmente esticado, o nosso se distancia cerca de 70cm da parede. E é importante lembrar também que este suporte exige uma certa distância da parede e dependendo do modelo, pode ficar um pouco aparente quando visualizado de perfil.

  • Eu fiz um recorte no painel no tamanho necessário para a fixação do suporte e encaixe do braço quando fechado. Embora o painel tenha certa espessura, não foi suficiente para esconder totalmente o suporte. Na verdade, isso não nos incomoda, mas se você preferir e se for possível, pode bolar um tipo de enquadramento para escondê-lo ou mesmo um painel de maior espessura.

suporte articulado TV painel perfilcorte recorte painel fixaçao suporteOlha quanto fio!

 suporte articulado TV painel 3

Parece que vai virar um Transformer… rsrs

suporte com inclinação: a TV pode ser movimentada para cima ou para baixo (foi a que colocamos no quarto).

 – suporte para teto: é fixado ao teto e há a possibilidade de suportes fixos ou articulados. Existem também suportes com trilho deslizante, que pode ser aparente ou embutido no gesso.

Fontesuporte-de-teto-para-tv-ambiente-pequenosuporte-de-teto-tv

suporte tv teto com trilhoEste tipo de suporte para teto é bom quando não se tem lugar para fixar a TV, mas deve-se sempre verificar se é possível (estrutura) e para esconder os fios torna-se necessário um rebaixamento de gesso.

suporte giratório: pode ser fixado em móveis ou no teto e chão. Os fios se encontram dentro do tubo e uma chapa esconde a fiação. Geralmente utilizado para visualização em mais de um ambiente.

suporte fixo no teto e rackSuporte TV para dois ambientes 2FonteSuporte TV giratorio

 Geralmente, a dúvida paira não somente nos suportes, mas no local de inserção da TV num determinado cômodo.

Acredito que muitos quartos de casal tenham o ponto de TV em frente à cama, bem na parede onde deve ficar o guarda-roupa, como foi o nosso caso. E, dependendo da configuração do quarto, não existe outra forma de posicionar o aparelho.

Se este for o caso, é possível planejar um nicho para a TV dentro do armário ou um nicho aberto. Apesar de perder aquele espaço, acho que é a forma mais econômica.

tv dentro do armarioFonte

tv dentro do armario (2)Fonte

 nicho tv armario guarda roupa

Outra forma que já tinha visto há algum tempo é embutir a TV na porta do armário, evitando perder área útil dentro do guarda-roupa:

tv fixada na porta do armario guarda roupa“Neste projeto, foi necessário camuflar uma mola perto do teto capaz de tracionar os cabos quando a porta corre, impedindo que a fiação enrole. Uma tomada também foi deslocada para cima. A porta central sustenta a TV. Um recorte na madeira atrás dela liga os fios até uma canaleta vertical presa na face interna. É essa canaleta que leva a fiação até o rodateto, onde está a mola. Quando a porta corre, a mola traciona os cabos, impedindo que se enrosquem dentro do fechamento superior do armário, finalizado com um rodateto.” Fonte. Eu acho esta ideia muito bacana, mas nunca vi ao vivo.

 Na imagem abaixo, a TV também foi embutida na porta, mas com um recorte, de forma a emoldurar o aparelho. Nestes casos, segundo o site pesquisado, a espessura da porta deve ser um pouco maior para possibilitar o encaixe do televisor e deixá-lo rente à mesma.

tv embutida armario guarda roupaFonte

E creio que uma das últimas novidades é a TV fixada atrás da porta do armário, no qual utiliza-se um tipo de vidro especial e a mesma só é visível quando o aparelho é ligado.

tv fixada na porta vidro especialFonte

Após ver algumas imagens desse tipo de instalação, fiquei me perguntando como seria feita para abrir e fechar a porta normalmente, já que a TV encontra-se fixa na parte de trás da porta. Imaginei que deveria ser um sistema parecido ao da TV fixada na frente da porta:

“A fiação passa por dentro do armário com sistemas de regulagens e molas de movimento para que não se danifique a mesma, é claro que essa fiação terá de ser adaptada, pois os cabos têm curto alcance, mas uma instalação correta evita problemas futuros. O inconveniente encontrado nesta solução é que o som da TV fica abafado pelas portas, tendo que ser aumentado para ser audível, mas este problema também pode ser corrigido ao se instalar um sistema de caixas acústicas, porém, esta opção acaba onerando a solução.” Fonte

Se você está em fase de reforma e pretende fixar a TV na parede sem painel para esconder os fios, encontrei uma forma interessante. Nós também fizemos isso, mas com conduites, pois na época da reforma ainda não tínhamos decidido o que fazer, mas este site mostra uma outra opção com tubos de água. Achei muito legal, principalmente para quem faz uso de muitos aparelhos e, consequentemente, tem muitos cabos para esconder!

E se você já está com sua TV instalada, mas o problema são esses benditos fios aparentes, encontrei umas soluções bem legais aqui e aqui.

E para finalizar, deixo algumas formas de integrar a TV à decoração:

emoldurando a tvemoldurando a tv 2Que tal emoldurar a TV? Achei bem criativo! Fonte

tv fazendo parte da composiçao de quadrosNão gostou? Olha que bacana, então. A TV pode fazer parte da composição de quadros! Veja mais ideias aqui!

Não ainda? Essa eu acho que você vai gostar então! Já conhece a TV OLED Gallery, da LG?

lgoledgalleryA TV possui uma moldura e quando acionada no “Modo Gallery” (no stand by), surgem imagens de pinturas.  Ou seja, nada daquela tela preta e sem graça quando a TV está desligada.

lgoledgallerylateralDetalhe da moldura

Eu simplesmente adorei a ideia e vc? Gostou, mas quer preservar os seus olhos no seu rostinho assim como eu, né?! rs. Se quiser passar vontade ver mais detalhes, tem aqui.

.

.

.

Ok, não aguentei. Uma 3D de 55″ custa R$ 8.999,10. Vi aqui. #prontofalei.

Nem queria mesmo…

rsrsrs

30 pensou em “Tipos de suporte de TV

  1. Olá, menina legal o seu suporte, aki as tvs estão instaladas em suportes fixos pq não tinha a necessidade de outro, mas acho lindo o giratório, queria muito pôr um mas não tenho a menor idéia onde colocaria rsrs. Mas enfim, qta evolução temos de uns anos atras né, aquelas tvs de tubo ocupavam a casa inteira rsrs, hj podemos ter várias e com tantas opções de colocá-la que é demais, adoroooo. Muito bom. Bjo. Ah Já postei minha traquinagem tá!!!
    Renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    • Oi Mag, mto legal aquele giratório, mas aqui tb… nenhum lugar para colocar… rsrs
      Nossa, aquelas TVs ocupavam um espação mesmo!!! Por sorte as coisas estão evoluindo, pois os apês tendem a diminuir cada vez mais… rs
      Quais serão as próximas invenções, hein?!
      Obaaaa, vou lá ver!!
      Beijoo

  2. Gostei muito das suas escolhas, ache que ficaram ótimas nos seus móveis!
    Eu já fiz projetos para TVs ficarem emolduradas. Aqui em casa, fica escondida (tenho só na sala de tv, porque assistimos muito pouco). Fiz um móvel para colocar todos os eletrônicos e os fios (horror, horror). Tem tanta opção que a gente se perde!

    • Oi Debora!! Obrigada!
      Uma TV escondida na sala, gostei da ideia!
      Me dá calafrios esse monte de fios de hoje! Quanta evolução desde a simples TV de tubo e o video cassete (e olhe lá, né?!) rs.
      Beijos

  3. Angélica, cheguei nesta sua postagem porque estava pesquisando a respeito da TV OLED Gallery. Perdi o interesse pela tv, mas o meu interesse pelo seu blog só aumenta! Adoro ler suas postagens! Vc lembra qual foi a marca do seu suporte de tv e onde comprou?

  4. Compramos um suporte articulado e nossa TV também é de 47″. O medo: o painel não suportar o peso da TV.
    Meu namorido estava pensando em furar o painel, mas eu tava meio em dúvida e com medo. Aí ele pesquisou na internet e achou o teu post. Ele: Olha esse post amor, tira tuas dúvidas e aproveita e faz um post no blog sobre isso. Eu: hahahaa eu já acompanho esse blog. =D
    Então, depois deste post eu não estou mais com tanto receito, só vou ter que ver certinho a profundidade do painel, pra ver se o suporte não vai acabar ficando curto, já que compramos um com o braço não tão grande (pelo valor dele mesmo).

    beijos flor, obrigada pelo post. Estava procurando por isso rsrs
    http://moraradois.blogspot.com.br

    • Oi Cris!!!
      Hahahaha que coincidência, hein?!
      Fiquei super feliz que o post te ajudou! Como os professores sempre dizem: a sua dúvida pode ser a dúvida de muitos outros, resolvi escrever sobre o assunto, pois rolaram muitas dúvidas por aqui também… rs
      Espero que tenha dado tudo certo!!!
      Beijos!!!

  5. Oi Angélica adorei o post, muito obrigada pelas dicas. Uma pergunta, por favor, quando você vira a TV como fica para mudar os canais? Seu controle é no decoder ou na própria TV? Obrigada desde já!

    • Olá! Fiquei muito contente que gostou das dicas, obrigada!
      É via decoder, mas é tranquilo mudar de canal, quando estamos em nossa cozinha ou mesa de jantar, pois a luz infravermelha do controle reflete nas paredes, por exemplo, direcionando-a até o aparelho.
      Espero ter ajudado!
      Angélica

  6. Olá Angélica!
    Onde encontro o suporte para fixar a TV na porta de vidro espelhado no armário do quarto? Não encontrei nenhum que se encaixe corretamente. Existe algo para esse tipo de fixação da TV na porta de vidro ou é feito adaptação?

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!