Viajando… ao Japão!

Da série “Viajando por aí…“, trago fotos de nossa viagem ao Japão. Eu adoro os programas de TV sobre viagens e um deles é o “Lugar Incomum”, apresentado pela Didi Wagner no canal Multishow. Na 12ª temporada ela foi à Tóquio e, assistindo a reexibição esses dias, fiquei com muitas saudades de lá e resolvi compartilhar um pouquinho das nossas aventuras na terra do sol nascente!

Se você quiser viajar comigo, vambora que a viagem é longa!!!! 🙂

Fomos em nossas férias deste ano, numa época especialmente bela no Japão, a florada das cerejeiras (sakura, em japonês)! Após o rigoroso inverno, no final de março/início de abril, as delicadas flores começam a desabrochar, tornando as ruas, parques e jardins um verdadeiro espetáculo de cores e beleza! O cenário é deslumbrante!

sakura_japão_cerejeirasakura_cerejeira sakura_cerejeira_japão

flor_cerejeira_sakuraflor_cerejeira_sakura_2Existem várias espécies de sakura. Todas são lindas e delicadas!

caminho_do_filósofo_Japão_philosopher's path_Japan_sakura_cerejeirastemplo_Heian_shrine_sakura_kyotoÉ uma época muito aguardada pelos japoneses (e turistas! rs). Para poder aproveitar bem de pertinho, existe uma tradição: o hanami, que é a contemplação da beleza das flores. É realmente uma festa! Logo cedo, antes de ir ao trabalho, os japoneses vão aos parques e já estendem suas lonas e tapetes no chão, reservando um cantinho no paraíso! Na hora do almoço ou após o trabalho, amigos e familiares se reúnem no local e compartilham suas refeições embaixo das árvores floridas.

Shinjuku Gyoen_Tokyo_parque_hanamiShinjuku Gyoen_Tokyo_parquePassear na primavera por lá é um encantamento sem fim, porém as sakuras guardam uma beleza efêmera. É preciso aproveitar ao máximo, uma vez que a temporada dura cerca de duas semanas apenas, às vezes até menos, dependendo do clima!

No finalzinho da temporada, quando o vento sopra, surge uma chuva de pétalas e o chão fica branquinho como a neve que foi derretida com a chegada da primavera…

sakura_cerejeira_petalasDiz a lenda que quem consegue pegar uma pétala no ar tem um pedido realizado. Marido e eu garantimos nossa pétala! =)

Nós visitamos diversos templos, castelos e santuários que nos deixaram de queixo caído tamanha beleza e riqueza de detalhes!

Templo_de_ouro_Kinkakuji_Golden_Pavilion_KyotoTemplo de Ouro – Kinkakuji, Kyoto. Presente em diversos calendários, você já viu?

Templo_de_prata_Ginkakuji_Silver_Pavilion_KyotoTemplo de Prata – Ginkakuji, Kyoto

Castelo_de_Osaka_Castle (2)Castelo de Osaka

Templo Todai-ji _NaraTemplo Todai-ji, que abriga o maior Buddha do Japão.

Karamon Gate_Nijo_Castle_KyotoDetalhe da entrada do Castelo Nijo

Torii_miyajimaEste é um famoso portal (Torii, em japonês) localizado em um Santuário, em Miyajima. É também conhecido como “Portal Flutuante”, pois na maré alta ele realmente parece flutuar!

E quantos detalhes!!!

Nikko_Japão (2)Pagoda em Nikko

entalhes_madeiraMarido e eu somos doidos por madeira. Era arte por todos os cantos!

lanternas_NaraLanternas em um templo de Nara

lanternas de pedra_NaraLanternas de pedra. Eu amo lanternas e lá é o que mais tem! o/

lanterna_Miyajimalanterna_templo_Kyoto

lanternas_kamakuraLinhas paralelas se encontram no infinito!

Passeamos por parques e jardins tão bem cuidados que era difícil ir embora!

Shinjuku Gyoen_Tokyo_parque_escada_jardim_japãoNa maioria dos parques, as cercas e “tampas” de bueiros são feitos com bambu.

jardim_Nara_JapãoEsse jardim encontramos por acaso quando andávamos perdidos em Nara. Ainda bem que nos perdemos! =)

MiyajimaTodos os córregos que vimos eram limpos, seja no interior ou em pleno centro urbano. Alguns eram repletos de carpas, inclusive!

E claro que estando no Japão, vimos muito Buddha…

Buddha Vairocana_templo todaiji_NaraBuddha Vairocana, fica no Templo Todai-ji e é o maior do Japão.

Buddha_KamakuraEste é o Daibutsu, o Grande Buddha, localizado em Kamakura (o segundo maior). Antigamente, ficava no interior de um templo budista, mas o mesmo foi destruído por um tsunami em 1498. Então, agora fica ao ar livre. E dá para entrar nele!

buddha_kamakura (2)

E estatuetas Jizo, também vimos muitas na cidade, campo, cemitérios… São essas estátuas simpáticas, sem cabelo:

jizo_kamakuraestatuetas_jizo_NaraJizo é uma divindade budista que protege a alma das crianças que viveram por pouco tempo, amenizando o sofrimento das almas infantis. Vimos muitas estátuas enfeitadas com lenços vermelhos, gorros e babadores, em sinal de agradecimento pela proteção cedida a todas as crianças.

estatuetas_jizo_kamakura

Tudo era novidade e sempre nos surpreendíamos com alguma coisa andando pelas ruas. Reparem na limpeza!

bicicletas_sem trava_floreira_tulipas_KyotoOlha que canteiro de tulipas mais lindo nesta calçada! E o pessoal deixa a bicicleta sem trava mesmo. Que sonho, né?!

floreira_casa_KyotoEstávamos indo a um templo e na subida me deparo com uma imagem dessas, tinha que registrar! =)

escultura_LOVE_TokyoA famosa escultura também está presente em Tóquio!

japonesas_kimonoJaponesas com vestimenta tradicional indo embora após uma bela tarde no parque.

trem_dois andaresOlha que legal esse trem!

loja_TokyoE essa fachada fofa! 🙂

placa em português no JapãoEstávamos num táxi quando leio “Agora, a Vida vive você!”. Muuuuito estranho ver algo em português do outro lado do mundo! Não faz sentido… rs

arvores_cidade_tokyoPasseando pelas ruas movimentadas de Tóquio nos deparamos com essa árvore carregada de frutas! E esta linda cerejeira?

arquitetura_edifícios_JapãoAlém da natureza, admiramos também a arquitetura!

Tokyo Sky TreeTokyo Sky Tree, com 634 metros é a mais alta torre de comunicação do mundo. É possível subir até o topo e nós fomos, à noite. A vista é deslumbrante!

galeria_Hiroshima_teto_muda_de_corAté uma simples galeria tinha seus encantos para nós. O teto mudava de cor! =)

Além dos habituais meios de transporte, andamos de:

trem_bala_shinkansenTrem bala – shinkansen, em japonês.

navio_pirata_hakoneDe navio pirata… rs

decoração_navio_pirataE mais! O navio era decorado! rs

pedalinho_pato_TokyoAndamos de pato-pedalinho!

caminho para arashiyama_torokkoAndamos também num trem cênico. Paisagem de tirar o fôlego!

bonde_suspenso_ropeway_MiyajimaE de bonde suspenso também!

Falando nisso, também tivemos altas aventuras e altas emoções!

Topo_Monte_Misen_vista_submarino (2)Fomos ao topo do Monte Misen, em Miyajima, e avistamos um submarino!

submarino_Japao

Hakone_atividade_vulcanicaTambém fomos a uma região montanhosa (Hakone) para observar as atividades vulcânicas. Lá vendem ovos cozidos nas águas sulfurosas e reza a lenda que se uma pessoa comer este ovo preto (ele fica preto, mas só a casca! rs) prolongará sua vida por mais 7 anos. Bem, eu sou uma draguinha ambulante e comi 3, será que… Ah!!! Agora aquela frase em português “Agora, a Vida vive você!” da placa fez todo o sentido para mim! Yes! Vida longa! rs

Nikko_Japão_JapanE que tal passar um friozinho em outra região montanhosa? Tinha neve derretendo nas calçadas!

roda_gigante_OdaibaTambém fomos às alturas numa roda gigante de 115 metros, naquela cabine cujo piso é transparente! Marido morre de medo de altura, pensa se não tremeu na base?!?! rs

Vista_noturna_Tokyo_Sky_TreeE para terminar um dia de passeio intenso, seguimos para o alto da Tokyo Sky Tree para relaxar com esse visual! Que ótima maneira de terminar o dia, não?!

Curtimos uma tarde em um museu a céu aberto:

Open Air Museum_HakoneOpen Air Museum_Hakone_2Open Air Museum_Hakone_3Mira! Miró! =)

Open Air Museum_Hakone_PicassoEste era fechado e claro que entramos!  🙂

Open Air Museum_Hakone (2)Como eu queria ser criança novamente! Olha a menininha lá no alto! E sabe do que é feito esse brinquedo? De crochet!

Open Air Museum_Hakone_Estatua_cansadaMarido quando viu disse: “Se a estátua tá cansada, imagina como eu tô depois de andar o Japão inteiro…” rsrs

Além de flores, vimos muitos animais!

veados_Nara ParkQuanto bambi!!! Os veados ficam soltos e andavam entre nós em um parque (Nara). Um deles quase comeu meu mapa! =)

urso polar_polar bear_Ueno ZooGiant_panda_Ueno_ZooUrso Polar tomando um sol e Panda Gigante sorridente! Ueno Zoo, Tóquio.

aquario_OsakaAquário Kaiyukan, em Osaka

fosso_castelo_Nijo_carpasFosso do Castelo Nijo, cheio de carpas!

Hachiko_ShibuyaAlguém assistiu o filme “Hachiko”? Olha ele aí, em Shibuya! Eu assisti tanto a versão americana como a japonesa.

Nos divertimos com coisas que “só no Japão mesmo”… rs

mictorio_videogame_japaoEssa marido tinha que registrar! Um mictório videogame. kkkk… Tinha que mirar o pipi em um determinado ponto para ganhar. Cada uma… rsrs

Não achei a foto que tirei do vaso dos hotéis, mas eles eram assim:

japan-toiletOlhem os desenhos e imaginem… rs Quanto botão! Dava para esquentar o assento, fazer isso, aquilo… ah, além de tudo isso, dava para fazer as necessidades também, viu?! rsrs

Gundam_robô_OdaibaÉ claro que tinha que ter um robô por aí, né… rs

maquina de bebidas_japãoEssa máquina de bebidas tinha em todo lugar imaginável! Sério! Tem em cada esquina, na cidade, no campo, na praia, na montanha, nas estações de trem/metrô, no corredor dos hotéis. E tinha todo tipo de bebida, sucos (eram uma delícia!!!), refrigerantes, chás e cafés (quente e frio), água, enfim… nem preciso dizer que é uma mão na roda, né?!

Também fizemos passeios densos e cheios de reflexão:

HiroshimaHiroshima

monumento_SadakoMonumento em homenagem à menina Sadako, umas das vítimas da radiação da bomba atômica. Sadako só tinha 2 anos quando Hiroshima foi atingida e dez anos depois descobriu que tinha leucemia. Ela ficou conhecida pelos “mil pássaros de papel”, os tsuru, e a história é tão triste que só de lembrar começo a chorar… se quiser saber mais, clique aqui.

A gente passeava o dia i-n-t-e-i-r-o, até escurecer. E gente, não tem preço poder andar super tranquilo, sem agarrar a bolsa, com o celular na mão e câmera no pescoço… tinha dias que voltávamos quase meia noite, sem preocupação nenhuma.

Jpegruas_noite_ToquioAkihabaraEm nossa primeira noite em Tóquio, fomos conhecer Akihabara, o paraíso dos games, animes, mangás, eletrônicos e afins… Marido que pensava que era tipo a Santa Ifigênia de Sampa, parecia criança em loja de brinquedo, não sabia para onde olhar, ri muito! rs

rua_shinjukuToda vez que via esse panda voltando dos passeios ficava feliz, pois sabia que o hotel estava perto. rs Tinha uma loja de conveniência (são chamadas “kombini” por lá e funcionam 24 horas) ao lado. Então, antes de ir pro hotel, passávamos lá e comprávamos a janta, os maravilhosos sucos e o café da manhã. Ah, claro, a sobremesa também. Alguns eram tipo os vídeos que têm no Youtube do povo provando os doces da Liberdade, sabe? rs Outros eram “wow, que delíciiiaaaaaaa”!!!

E por último, mas não menos importante:

Monte_FujiO Monte Fuji!!! Devo dizer que essa foto conseguimos tirar do trem bala. E foi muita sorte, pois o Monte Fuji é fujão, gente! Nós fomos em um local especialmente bom para visualizá-lo (em Hakone), mas não é que o danado se escondeu por entre as nuvens? Então, ficamos MUITO felizes por ter conseguido esta foto!!!

Enfim, foi uma viagem surreal! É um país extraordinário, exótico e apaixonante!

Por lá, as estações do ano são bem definidas e sei que o outono também é maravilhoso! As árvores (Momiji) tornam-se vermelhinhas e com tons laranja e amarelados também. Penso em algum dia (beeem mais pra frente) voltar nesta época…

japanese-garen-autumnOlha, que cores! Fantástico, né?! Eu acho que eu fui neste parque…

Ah, outra coisa: os shampoos e condicionadores dos hotéis eram Shiseido. Fiquei de boca aberta quando vi. 😮 Coisa normal para eles, né?! rs

E como andam bem vestidos! A mulherada vai passear no parque cheio de subidas, degraus e pedrinhas de salto alto, minha gente! E é muito difícil ver alguma de calça, usam saia mesmo no frio de bater os dentes. Os homens também andam super estilosos com coletes, chapéu, terno bem alinhado… Eu me sentia a própria mulambenta de tênis, calça jeans e mochila nas costas (e farofando no trem bala). Mas era a mulambenta mais feliz do mundo, pode ter certeza! rsrs

E pra quem não curte comida japonesa: agora é a hora que o marido levanta a mão o/.

Na verdade, marido também não come quase nenhum tipo de carne, se não fosse pelo presunto que raramente come e linguiça defumada e bacon (isso o danado adora), certamente seria um vegetariano. Pensem na preocupação que ele estava. E o sufoco que eu passei para perguntar se tal prato tinha carne!!! Tenho algumas histórias divertidas sobre isso. rs

Mas gente, impossível passar fome. Tinha uns lanches naturais nas lojas de conveniência (que também estão presentes por todos os lados) deliciosos, muito bons mesmo. Também comemos um espaguete à carbonara muito gostoso num restaurante italiano. Até Mc Donalds que ele detesta, foi bom para ele! rs Tinha um embaixo do hotel em Tóquio, então foi praticamente inevitável. Eu comi um Big Mac (o sabor é igual) e marido comeu um com bacon. As batatas são incrivelmente crocantes e sequinhas e achei a Sprite bem menos doce, adorei! Ah, e lá também tem um lanche do Mc com hambúrguer de camarão!

Eu como de tudo e adoro provar pratos locais e coisas diferentes. Me esbaldei! Marido acabou emagrecendo e eu claro, engordei.

Quando resolvemos ir pra lá, muitos nos olhavam com pontos de interrogação tipo “Japão??? Por que?”. rs

E por mais que pareça loucura estar do outro lado do mundo, em um país com uma língua e escrita totalmente diferente é muito fácil fazer turismo por lá. É claro que para poder aproveitar bem é preciso dar uma pesquisada antes, mas o Japão é um país que funciona, sabe? Tudo é muito organizado e bem sinalizado (sim, muitas placas são escritas em inglês também, principalmente em locais turísticos), em várias linhas de metrô/trem/ônibus os alto faltantes dão informações em japonês, inglês e chinês e o transporte público é incrivelmente pontual, tanto que muitas vezes nos baseávamos pelo horário para saber qual metrô/trem deveríamos pegar.

Sem contar o povo extremamente gentil, prestativo, educado e alegre!

Quando voltamos, minha mãe me perguntou sobre o que mais gostei. Impossível escolher uma coisa só! =)

São tantos detalhes, lugares, fotos e histórias engraçadas que passamos por lá que acho que farei um outro blog relatando essa e outras viagens. Marido e mamis querem muito que eu faça para registrar as lembranças e ajudar outros viajantes, pois assim como os blogs de reforma e decoração, também obtive muita ajuda com outros blogs sobre o assunto.

Para quem quer um gostinho de Japão, em São Paulo, no Parque do Carmo entre julho e agosto, ocorre a florada de 4.000 cerejeiras vindas do Japão. Eu fui este ano para matar um pouco da saudade! Para ver fotos e saber mais, clique aqui.

Sei que em Itapecerica da Serra, São Paulo, existe uma réplica do Kinkaku-ji (o Templo de Ouro), mas nunca fui. Dei uma pesquisada e achei um blog de uma moça que foi e contou o que viu, veja aqui.

E vocês, gostariam de conhecer o Japão? Tem algum outro lugar que me indicariam, tanto no Brasil como exterior? Amamos viajar e adoro dicas e opiniões!

Espero que tenham curtido essa viagem! =)

“Viajar é mudar a roupa da alma”

Mário Quintana

15 pensou em “Viajando… ao Japão!

  1. Nossa Angélica, que demais!!!! Mesmo!!!! Adoreiiii, viajei lendo. Eu não consigo dizer o que é mais bonito e legal, imagina vcs!! Mas um não posso deixar de citar: o canteiro de tulipas, amoooo, vou até mostrar esse seu post pro marido quem sabe ele se anima!!! Curiô: vcs foram por alguma agência, ou com a cara e a coragem? Adoraria saber detalhes sim, e como sua mãe disse ajuda outros viajantes. Ameiiii. Valeu compartilhar sua experiência, tb adoro viajar, mas aki pelo Brasil mesmo, pq nosso país é lindo tb, nunca fui pro exterior, mas quem sabe, começo
    Renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    • Oi Mag!!!
      Vc viu que lindo o canteiro!!! Ai, fiquei apaixonada tb, tive que registrar!! rs
      Menina, nós fomos com a cara e a coragem mesmo!!! rs Mas eu pesquisei muuuuito antes para ficarmos um pouco mais seguros, fiz um roteiro e tal, tudo planejado para aproveitar o máximo possível.
      Logo dou início aos relatos bem detalhadamente e conto as dicas, aguarde! =)
      Eu adoroooo viajar pelo Brasil, tenho vontade de conhecer o país todo, pena que não tenho muito tempo ($$$) disponível… rsrs
      Agora estamos planejando uma acampada numa praia, por perto mesmo, vamos ver se rola!
      Mas e aí, amiga, me conta por onde já se aventurou, amo dicas de viagem!!!
      Beijo

  2. Angélica, que fotos lindas. Deve ter sido realmente maravilhosa essa viagem.
    Confesso que nunca pensei em viajar para o japão, não por agora. Porque namorado e eu gostamos de destinos mais aventureiros.
    Foi uma viagem muito cara?

    Beeijos!!

    • Oi Ju!!
      Não foi uma viagem barata, não vou mentir. A começar pelas passagens, né, apesar de nós termos conseguido uma ótima promoção!
      Mas tb não é algo tão distante como pensávamos, deve-se planejar ($$) antes, claro… no final depende do perfil de cada um e que lugares pretendem visitar!
      Como nós queríamos visitar lugares um pouco distantes entre si, acabou pesando aí (trem bala e tal). Quanto a isso (passeios de trem, navio pirata rs entrada de áquario, museu etc) não economizamos…
      Hotel/hostel têm de todos os tipos e diárias… nós não nos importamos com hotel (afinal, só vamos p/ dormir), então pegamos o mais barato em relação custo/benefício. Não achamos tão caros assim, se não fosse pela alta temporada, creio que os preços seriam equivalentes à São Paulo.
      Comida tb não gastamos muito, não fomos a restaurantes chiques. Comemos mais na rua e lojas de conveniência.
      E tb não fomos com a intenção de fazer compras. As únicas coisas que queríamos muito eram o playstation 4 e uma câmera fotográfica que, apesar de caros, nem se comparam aos preços daqui!
      Pretendo, no blog que vou criar sobre o assunto, colocar tudo na ponta do lápis.
      Mas resumindo: é caro, mas é possível fazer uma viagem mais econômica (já vi mtos relatos assim). Nós é que não nos privamos mesmo, afinal, sabe-se lá quando (e se) poderemos voltar algum dia, né?! rs

      Mas me conta, que lugares já visitou e me recomenda? Ah, eu acho que vi no seu blog uma viagem a Bonito, tô enganada? Esse destino está super na minha wishlist! rs

      Beijão

    • Oi Cris!! Nossa, foi um sonho mesmo! rs
      Tem mtas coisas estranhas e diferentes sim, foi bem divertido!! rs
      Que bom que gostou!! Fiquei mto feliz!!
      E se vcs puderem, vão sim, vale muuuuito a pena!!! =)
      Beijoo

  3. Adorei viajar pelas tuas fotos. 🙂 por acaso era um pais que gostava de visita, tem paisagens lindas, uma cultura totalmente diferente e a somar a isto uma arquitectura muito particular. 😀 Sabe sempre bem ver, mesmo sendo apenas por imagens.
    Beijocas*

  4. Nossa que lindo! Viajei agora sem sair de casa rs. Sou suspeita em dizer que gostaria de conhecer o Japão já que sou neta de japoneses! Ainda não tiver oportunidade de ir pra la $$$$ mas tenho família morando lá, então já facilita um pouco rsrsrs.
    Os japoneses são muito educados é a cultura deles. Deve ser muito estranho vc sair a noite com celular na mão e não se preocupar se tem alguém te seguindo ou querendo te assaltar rs. É outro mundo!

    Bjssssss

    • Haha Lisa, eu tb sou neta de japoneses, apesar de todo mundo falar que sou uma “japa do Paraguai”… rs Não sei falar nada, só o básico, do básico, do básico… tb tenho parentes morando lá, mas não vi ninguém, pois ficamos em outras cidades e foi tudo muuuito corrido!
      E vou te falar: apesar de amar a cultura, o Japão não encabeçava a minha wishlist de viagens. A “culpa” foi dos meus pais que foram para lá ano passado e, após ouvir os relatos e ver as fotos, já era… começamos a nos programar um ano antes. rs
      E é bem como vc disse: outro mundo!
      Beijoss

  5. Que coisa mais maravilhosa! Uma foto mais linda que a outra! (Vocês são fotógrafos profissionais?).
    Confesso que nunca pensei em viajar pro Japão. O país que eu mais quero conhecer é a Nova Zelândia. Mas depois de ver essas fotos fiquei encantada! Muito lindo e interessante.

    Vem cá… tem muitos otakus e gente esquisita na rua? hauahuahu. Parece que lá o pessoal dá bastante valor a aparência né e se vestem de maneira bem alegre, usam peruca e tudo mais e o resto das pessoas não tão nem aí. É isso mesmo?
    Aqui se você sai na rua um pouco diferente todo mundo fica te olhando.

    Ps: essa privada video game foi demais ahuahuahua
    Adorei o post.
    Beijos!

    • Haha fotógrafos profissionais? rs Que nada… o cenário que contribuiu!! hehe
      Putz, Nova Zelândia tb gostaria mto de conhecer!!

      kkkkkkkk Então, tem sim, viu Thaís! Mas mais no fds e em Tóquio, numa rua chamada Takeshita… Lá é beeem o que a gente vê nas reportagens por aqui… gente BEM doida e alegre mesmo! rs Eu ia pôr foto, mas esqueci…
      É isso mesmo, é normal… eu tinha lido que o pessoal lá não liga nem um pouco em como os outros se vestem, apesar de gostarem de se vestir bem no dia-a-dia… eu tava toda mulamba (para os padrões deles, né rs) e não levei nenhuma “medida”, “encarada”, sabe…
      E posso dizer que é fato mesmo!

      Cara, demais msm, né… kkkkkk
      Beijos, que bom que curtiu!!!

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!